Por Felipe Holanda
Em pouco tempo no Náutico, o técnico Elano já tenta dar sua cara ao elenco alvirrubro. Tanto que trouxe três peças de confiança, que foram seus atletas nos tempos de Ferroviária. São eles: o zagueiro Arthur Henrique, o meio-campista Thomaz, e o extremo Júlio Vitor. Conheça um pouco de cada um.
ARTHUR HENRIQUE
Com 23 anos recém completados, o zagueiro ainda busca viver dias melhores na carreira. Teve início promissor, chegando a atuar no futebol europeu, mas acabou declinando desde então. Vinculado ao Cruzeiro, chegou a acertar com o Goiás na atual temporada. No entanto, foi descartado pelo Esmeraldino após testes físicos.
Tecnicamente, Arthur já mostrou bom posicionamento defendendo o Brasil-RS, no ano passado, apesar do rebaixamento xavante à Série C. Também tem potencial para executar lançamentos e ser útil na bola longa no esquema de Elano, além de certa habilidade com a posse.
🐭🔴⚪️| Arthur Henrique é um zagueiro que se posiciona bem, habilidoso, e também se destaca nos passes longos. Vem pra melhorar a saída de bola do Timbu. pic.twitter.com/Fs4beGUXhW
— Felipe Holanda (@holandafelipee) July 27, 2022
Estilo Elano: treino do Náutico nos Aflitos e sem mistério
THOMAZ
Thomaz é quem mais se destacou pela Ferroviária dos três reforços, geralmente saindo bem para o jogo e com precisão nos passes longos. Faz bem a função de meia, também podendo aparecer na bola parada ofensiva. No Náutico, vai sofrer com a concorrência de Jean Carlos, Souza e Jobson, pelo menos.
A princípio, Thomaz seria o substituto imediato de Richard Franco, que vem apresentando desgaste nos últimos jogos. Também pode atuar como segundo volante, auxiliando na saída de bola alvirrubra. É outro que tem a confiança de Elano e foi titular na Locomotiva por duas temporadas seguidas.
🐭🔴⚪️| Thomaz é um volante que sai bem para o jogo, tendo o passe longo como um de seus principais trunfos na passagem pela Ferroviária.
Thomaz: gol, passes e cruzamentospic.twitter.com/176aJjc1tw
— Felipe Holanda (@holandafelipee) July 27, 2022
“É hora de organizar e ter força”, diz Elano após estreia com derrota no Náutico
JÚLIO VITOR
A velocidade pelos lados é a principal característica do terceiro contratado, Júlio Vitor. No início da carreira — foi revelado pela Ponte Preta —, chegou a ser chamado de “o novo Neymar”, mas acabou não emplacando em Campinas, até se transferir para a Araraquara.
No Náutico, deve ter poucas oportunidades. Isso porque o esquema de Elano utiliza pouco os extremos, concentrando a maioria de suas jogadas pelo meio e tendo a chegada dos laterais no setor ofensivo.
🔴⚪️🐭| Terceiro recém-contratado, Júlio Vitor é o cara da profundidade e velocidade. No entanto, deve ter poucas oportunidades, já que o esquema de Elano utiliza pouco os extremos. pic.twitter.com/ncBxeCHL0G
— Felipe Holanda (@holandafelipee) July 27, 2022