Em um de suas piores apresentações na temporada, o Náutico perdeu por 1×0 para o River na noite desta terça-feira (5/3), nos Aflitos, na abertura da 5ª rodada da Copa do Nordeste. O gol foi marcado por Felipe Pará, de pênalti, aos 24 minutos do segundo tempo.
A derrota deixa o Timbu na quarta colocação do Grupo B, bem ameaçado de deixar o G4 no complemento da rodada. Foi o terceiro jogo nos Aflitos do Náutico neste Nordestão e nenhuma vitória: duas derrotas e um empate. Já o River assumiu a liderança do Grupo A, com nove pontos.
VITÓRIA DO GALOOOO! 🇾🇪🐔
Com gol de Felipe Pará o Galo venceu o Náutico pela quinta rodada da @copanordestecbf #RiverACOficial #Copadonordeste pic.twitter.com/AMD8hZkShk
— River Atlético Clube (@riveracoficial) March 6, 2024
O JOGO
O técnico Allan Aaal se rendeu aos pedidos de maior parte da torcida alvirrubra e escalou pela primeira vez como titular o garoto Thalissinho ao lado de Paulo Sérgio e Júlio César no ataque. No River, vários jogadores conhecidos do futebol pernambucano, como o zagueiro Leandro Amaro, o lateral Izaldo e o atacante Crislan (todos ex-Náutico), além do volante Guilherme Escuro (ex-Salgueiro). Sem falar do técnico Dico Woolley, vice-campeão estadual pelo Retrô em 2022.
A presença de Thallissinho fez o time ter mais correria, mas o Náutico repetiu a sua principal característica no ano: rodar a bola, mas sem criar chance de gol. O Timbu chegou a ter 60% de posse de bola, mas foram raras as oportunidades de balançar a rede. Um chute de Allan Patrick por cima, já aos 37 minutos, foi o único arremate na barra.
Já os piauienses foram se soltando aos poucos. Aos 34, Vágner saiu da área e cortou de cabeça. A bola sobrou para Ronald, que tentou por cobertura, mas para a sorte do time alvirrubro, a bola foi por cima. Aos 41, a melhor chance do jogo foi do River. Escuro cruzou falta da intermediária na cabeça do zagueiro Mingoti. Vágner fez uma defesa espetacular.
SEGUNDO TEMPO
O Náutico voltou para o segundo tempo com uma modificação. Luiz Paulo entrou no lugar de Diego Matos na ala esquerda. No River, Iago Felipe substituiu Leandro Amaro. Mas as alterações não mudaram muito o rumo do jogo. E antes dos 10 minutos, Allan Aaal sacou Júlio César e colocou o colombiano Ray Vanegas. E no primeiro toque na bola, o atacante perdeu a melhor chance do Náutico, chutando em cima do goleiro Joanderson, após belo passe de Patrick Allan.
A resposta do River foi muito perigosa. Guilherme Escuro chutou da intermediária e a bola explodiu no travessão de Vágner. Mas aos 24, não teve jeito. Lorran puxou Gil Alagoano dentro da área. Pênalti. Felipe Pará bateu bem: 1×0 pro River.
O Náutico começou a se desesperar e errar ainda mais na parte ofensiva. Em cobrança de falta, Vanegas quase empatou. Mas ficou mesmo no 1×0 para os piauienses.
Final de jogo nos Aflitos. Pela 5ª rodada da Copa do Nordeste, o Náutico é derrotado por 1×0 pelo River-PI. pic.twitter.com/yWeTEScLZY
— Náutico (@nauticope) March 6, 2024
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Vagner; Arnaldo, Guilherme Matos (Robson), Rafael Vaz e Diego Matos (Luiz Paulo); Marco Antônio, Lorran (Marcos Júnior) e Patrick Allan; Thalissinho (Fernandinho), Júlio César (Ray Vanegas) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
RIVER-PI: Joanderson; Vivico, Mingoti, Leandro Amaro (Iago Felipe) e Izaldo; Darlan Bispo, Guilherme Escuro (Dedé), Doda e Ronald; Felipe Pará e Crislan (Ju Alagoano). Técnico: Dico Woolley.
Gol: Felipe Pará (24’2T)
Cartões Amarelos: Vagner, Diego Matos e Thalissinho (NAU); Iago Felipe, Vivico e Dedé (RIV)
Árbitro: Wiomar Santana de Oliveira (AL)
Assistentes: Wellington Thiago de Almeida e Aldrin Freire Costa Matias (ambos de AL)
Local: Aflitos (Recife/PE)
Público: 5.319
Renda: R$ 80.278,00