Por Edson Junior
A seleção croata está pela terceira vez no caminho da seleção brasileira em uma Copa do Mundo. No ano de 2006, perdeu para o Brasil por 1×0. Em 2014, o Brasil venceu a Croácia por 3×1.
Os croatas passaram em segundo lugar do Grupo F e empataram com o Japão por 1×1 nas oitavas de final, avançando nos pênaltis. Na fase de grupos, empatou em 0x0 com o Marrocos, venceu o Canadá por 4×1 e empatou com a Bélgica novamente por 0x0. Ao todo, 5 gols marcados e 2 gols sofridos.
Os destaques da equipe são os jogadores de meio campo, Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic e Luka Modric, além do atacante Ivan Perisic. O zagueiro Josko Gvardiol vem se destacando nesta Copa do Mundo com boas atuações.
Pontos Fortes
Meio-Campo
O meio-campo da seleção croata é uma das principais virtudes da equipe. Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic e Luka Modric são os caras que fazem o jogo croata fluir. Com marcação e passes precisos, além de manter a posse de bola nas partidas como a equipe croata gosta de jogar, cadenciando o jogo.
Defesa
A defesa tem sofrido poucos gols na competição. Apenas dois gols foram tomados nesta Copa do Mundo. O goleiro Livakovic ganhou destaque principalmente após as cobranças de pênalti contra o Japão, quando fez três defesas e ajudou a garantir a classificação para as quartas de final.
Torcida Hits na Copa reuniu Kuki e Almir Rouche na loja da Claro do Riomar
Brasil garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo
Pontos Fracos
Chances cedidas
A seleção croata apesar de sofrer poucos gols tem cedido oportunidades para os adversários. O jogo contra a Bélgica é um bom exemplo, quando no segundo tempo, Lukaku teve pelo menos quatro boas chances de marcar. Uma inclusive com o gol aberto e conseguiu acertar a trave.
Aproveitamento baixo no ataque
A equipe também tem aproveitado pouco as chances a favor para converter em gols, Kramaric tem apenas dois gols na competição, e Perisic tem um gol marcado no último jogo contra o Japão.
Defesa lenta
Um fator que pode ajudar a seleção brasileira é que a defesa croata não é muito rápida, o que pode favorecer bastante o jogo dos pontas, Vinícius Jr e Raphinha.
Aliado a isso, a questão física também pode jogar a favor dos brasileiros, já que a tendência é que a Croácia chegue mais cansada, por conta de ter jogado 120 minutos contra o Japão gerando um desgaste maior, enquanto a seleção brasileira além de ter descansado o time contra Camarões, jogou apenas 90 minutos contra a Coréia do Sul e praticamente definindo a partida no primeiro tempo.