Mudança repentina no regulamento do Campeonato Estadual. O Campeonato Pernambucano terá uma alteração no número de rebaixados. Agora serão três clubes que irão para a Série A2.
Isso foi definido após uma reunião entre a Federação Pernambucana e os representantes dos 10 clubes que irão disputar a competição. A princípio, ficou definido no Conselho Arbitral realizado em outubro que o Campeonato teria o mesmo formato de disputa deste ano. Com o rebaixamento de três equipes, o número de clubes que sobem para a Série A1 também será reduzido de dois para apenas um.
Com isso, o Estadual teria oito participantes na elite do futebol estadual em 2026. O motivo é que a FPF busca se adequar as demandas da CBF que pretende enxugar datas dos campeonatos estaduais.
Fórmula de disputa
O torneio contará com as 10 equipes (Afogados, Central, Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Petrolina, Retrô, Santa Cruz e Sport) se enfrentando em turno único na primeira fase. Os dois melhores colocados avançam direto para as semifinais.
As equipes do 3° ao 6° lugar disputarão as quartas de final em partida única com os melhores classificados tendo direito ao mando de campo. Os três piores colocados serão rebaixados para a Série A2.
As semifinais da competição serão realizadas em jogos de ida e volta, a decisão também será realizada em dois jogos.