Por Edson Junior
Sport e Santa Cruz entraram em campo na tarde deste sábado (20) pela 3° rodada do Campeonato Pernambucano. O Leão buscando manter o tabu de três anos sem perder o confronto e buscando a reabilitação após a derrota pesada para o Retrô, enquanto o Santa Cruz buscava manter a invencibilidade na competição após vencer Maguary e Flamengo/PE. Gustavo Coutinho e Fábio Matheus marcaram para o Sport, enquanto Thiaguinho descontou para o time tricolor.
Com o resultado, o Sport está na 5° colocação com seis pontos, mesma pontuação do Santa Cruz que está na 4° colocação por conta do saldo de gols. O Sport volta a campo na próxima quinta-feira (25), às 20h para enfrentar o Maguary no estádio dos Aflitos. O Santa Cruz volta a campo na quarta-feira (24), às 21h para enfrentar o Retrô, no Arruda.
Primeiro Tempo
A partida começou equilibrada com os times se estudando e chegadas com pouco perigo de ambos os lados no campo de ataque.
O primeiro chute da partida foi do Sport. Aos 2 minutos, Romarinho dominou por dentro e mandou o chute de fora da área. A bola foi por cima do gol. O Santa Cruz respondeu um minuto depois. Matheus Melo avançou para dentro da área, mas finalizou fraco. Caíque França fez defesa tranquila.
Aos 5 minutos, Felipinho desceu bem pela esquerda e fez o cruzamento, mas a defesa coral afastou o perigo. Dois minutos depois o Santa foi ao ataque. Matheus Melo bateu de fora da área, mas o chute foi para fora.
Aos 11 minutos, Arthur Caíke cruzou pela direita mas Rafael Pereira afastou para o Santa Cruz. Aos 15 minutos, o time coral foi ao ataque. Matheus Melo roubou a bola de Romarinho, driblou e mandou de fora da área. A bola passou a esquerda do gol. Três minutos depois, o Santa chegou novamente. João Diogo girou e finalizou dentro da área, mas Caíque França fez defesa com segurança.
Falta para o Sport aos 30 minutos. Romarinho foi derrubado por Wellisson. Na cobrança, Arthur Caíke colocou muita força e a bola passou sem perigo para fora. Aos 32 minutos, o Santa respondeu. Toty fez o cruzamento pela direita e Lucas Siqueira cabeceou por cima do gol.
Aos 39 minutos, o Sport abre o placar na Arena de Pernambuco. Após cruzamento de escanteio de Alan Ruiz, Gustavo Coutinho de cabeça colocou para o fundo das redes, fazendo a festa da torcida rubro negra. 1×0.
GUSTAVO COUTINHO ABRE O PLACAR NO CLÁSSICO! 𝑽𝑨𝑨𝑨𝑨𝑨𝑨𝑨𝑨𝑴𝑶𝑶𝑶𝑶! pic.twitter.com/aQV4UNV57O
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 20, 2024
Aos 45 minutos de novo o Sport chegou com perigo na bola parada. Após nova cobrança de escanteio de Alan Ruiz, Rafael Thyere cabeceou e a bola passou com perigo por cima da meta de André Luiz.
Segundo Tempo
O início da segunda etapa teve o Sport buscando controlar mais a bola, deixando o jogo morno. A primeira finalização foi do Sport aos 7 minutos. Fabricio Domínguez que entrou no intervalo, recebeu pela direita, driblou o marcador, invadiu a área e bateu de canhota. A bola passou perto.
Aos 10 minutos, o gol de empate do Santa Cruz. Pedro Bortoluzo arriscou de fora da área e Caíque França fez a defesa. No rebote, Thiaguinho finalizou para o fundo das redes empatando a partida e fazendo a festa da galera coral. 1×1.
#Pernambucano – Bortoluzo chutou de fora da área, o goleiro deu rebote e Thiaguinho colocou para dentro. É GOL CORAL! https://t.co/OIOX4NgCdW pic.twitter.com/msROv8N5kw
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 20, 2024
Fábio Matheus invadiu a área do Santa Cruz aos 19 minutos e finalizou travado, sem levar perigo ao goleiro André Luiz. Aos 26 minutos, em cobrança de escanteio, Luciano Castán cabeceou mas a bola passou por cima do gol.
Um minuto depois, de novo o Sport. Fabricio Domínguez fez fila pela direita, entrou na área e bateu para o gol, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
O Santa Cruz tentou duas chegadas com Lucas Siqueira e Matheus Melo aos 28 e 29 minutos respectivamente, porém finalizaram muito mal, sem perigo.
Aos 34 minutos, o Sport foi ao ataque. Fabricio Domínguez rolou para Zé Roberto que bateu para o meio da área e a zaga tricolor afastou o perigo. Porém, um minuto depois, o Sport voltou a frente do marcador. O Santa Cruz errou na saída de bola com Luis Felipe, Fabricio Domínguez roubou a bola, entrou na área e finalizou para o gol. André Luiz fez a defesa e no rebote, Fábio Matheus chutou forte para o fundo do gol. Festa rubro negra na Arena. 2×1.
É GOOOOOOOOOL, É DE FÁBIO MATHEUS! 🔥 pic.twitter.com/7AsB4FXk38
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 20, 2024
Aos 44 minutos, falta próximo à área para o Santa Cruz. Na cobrança, Lucas Bessa mandou direto para o gol e Caíque França fez boa defesa. Nos minutos finais, o Santa Cruz tentou partir pra cima, porém nos acréscimos Thiaguinho tomou o segundo cartão amarelo deixando a equipe coral com um a menos no confronto.
VITÓRIA RUBRO-NEGRA! É O LEÃOOOO!
Com gols de Gustavo Coutinho e Fábio Matheus, o Sport vence o Santa Cruz por 2×1, na Arena de Pernambuco, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano!#ClássicoDasMultidões #LeãoNoEstadual pic.twitter.com/rogcpqOvrc
— Sport Club do Recife (@sportrecife) January 20, 2024
Ficha Técnica
Sport
Caíque França; Roberto Rosales, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho; Fabinho (Fábio Matheus), Felipe (Ítalo) e Alan Ruiz (Fabricio Domínguez); Arthur Caíke (Pablo Dyego), Romarinho e Gustavo Coutinho (Zé Roberto).
Santa Cruz
André Luiz; Wellisson (Thiaguinho), Paulo César, Rafael Pereira (Luis Felipe) e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira, Caio Mello (Gabriel Cardoso) e Matheus Melo; Toty, João Diogo e Pedro Bortoluzo (Lucas Bessa).
Gols: Gustavo Coutinho 39/1°T (SPO); Thiaguinho 10/2°T (STA); Fábio Matheus 35/2°T (SPO)
Cartões Amarelos: Felipe, Fábio Matheus, Ítalo (SPO); Pedro Bortoluzo, Thiaguinho (STA)
Cartão Vermelho: Thiaguinho (STA)
Público: 20.860
Renda: R$ 633.715,00
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Pereira
Árbitro Assistente Nº1: Francisco Chaves
Árbitro Assistente Nº2: Karla Santana
Quarto árbitro: Michelangelo Almeida