Com uma grande apresentação, o Sport venceu o Ceará por 2×0 na noite deste domingo (2/7) na Ilha do Retiro pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Ronaldo Henrique (pênalti) e Luciano Juba, ambos no primeiro tempo.
Na etapa final, Ronaldo ainda desperdiçou uma penalidade. Mas não fez falta para o resultado final. O Leão pulou para 31 pontos e assumiu a liderança, com um gol de saldo a mais do que o Vila Nova. No entanto, ainda é preciso secar o Novorizontino, que tem 29 pontos e ainda joga neste domingo diante da Ponte Preta. O Leão volta a campo na próxima quarta-feira (5/7), no Rei Pelé, contra o CRB.
Na Ilha do Retiro, Sport vence o Ceará por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro! Gols rubro-negros foram marcados por Ronaldo e Luciano Juba! 🦁🔥 #SPTxCEA #LeãoNoBrasileirão pic.twitter.com/bf5DogEHdE
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023
O JOGO
O torcedor do Sport ficou aliviado pela metade quando saiu a confirmação da escalação. Se Vágner Love ficou fora mais uma vez, Luciano Juba entrou em campo, formando o trio de ataque com Edinho e Fabrício Daniel. No Ceará, a novidade foi a estreia do técnico Guto Ferreira, com história de sucesso nos dois clubes.
O jogo começou com muita intensidade, com choques mais ríspidos, reflexo também do estado ruim do gramado, prejudicado pela intensa chuva do fim de semana no Recife.
Com uma atitude totalmente diferente da passividade do empate da semana passada, contra a Chapecoense, o Sport abriu o placar aos 29 minutos. Fabrício Daniel deu lindo passe para Jorginho, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Bruno. Pênalti! Ronaldo Henrique bateu com classe: 1×0.
𝐏𝐎𝐒𝐓𝐔𝐑𝐀𝐃𝐎 𝐄 𝐂𝐀𝐋𝐌𝐎 🥶 pic.twitter.com/aOzFz8d2cy
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023
O Ceará tentou pressionar em busca do empate, mas levou outro golpe fatal aos 49. Ronaldo Henrique encontrou Juba por trás da zaga. Ele driblou Bruno e fez um bonito gol: 2×0.
Ele é muito apaixonado: a família de Luciano Juba tá aumentando! 👶🙏 pic.twitter.com/S4lbnqm1P1
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023
Para o segundo tempo, nem Enderson Moreira nem Guto Ferreira mexeram nas equipes. O que não mudou foi o ritmo do Sport, que voltou em cima do adversário. Bruno, antes do primeiro minuto, fez grande defesa em chute de Cariús. E o Leão desperdiçou uma ótima chance de aumentar aos nove minutos, mas Ronaldo Henrique cobrou um pênalti para fora.
A perda da penalidade animou mais o Vozão, que lutou até o final para voltar para o jogo. A melhor oportunidade veio aos 44, em cabeçada na trave de Nicolas. Mas ficou mesmo no 2×0 para o Sport.
👶♥️ pic.twitter.com/NXJQ9JK80D
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 2, 2023
FICHA DA PARTIDA
SPORT: Renan; Ewerthon (Eduardo), Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Igor Cariús; Fábio Matheus, Ronaldo Henrique e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Juan Xavier), Fabrício Daniel (Felipinho) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira
CEARÁ: Bruno Ferreira; Michel Macedo (Warley), Léo Santos (David Ricardo), Tiago Pagnussat e Willian Formiga; Caíque Gonçalves (Richardson), Zé Ricardo e Jean Carlos; Erick, Vitor Gabriel (Nicolas) e Janderson (Erick Pulga). Técnico: Guto Ferreira.
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gol: Ronaldo Henrique, 29/1T e Luciano Juba, 49/1T (S)
Cartões amarelos: Ronaldo e Fábio Matheus (S); Léo Santos, Bruno Ferreira e Zé Ricardo (C)