Por Marcos Leandro
Diante de 40 mil torcedores, o Santa Cruz não conseguiu abrir vantagem no duelo contra o Tocantinópolis pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O tricolor ficou no 0x0 com o Verdão do Norte neste domingo (7/8) no estádio do Arruda.
Os corais perderam várias chances no segundo tempo e ainda tomaram um susto nos acréscimos, quando Hiltinho balançou a rede de Jefferson, mas estava impedido e o lance foi anulado. O volante Daniel Pereira foi expulso na reta final do segundo tempo.
O jogo da volta, que vai decidir quem segue vivo na competição, será no próximo domingo (14/8), no estádio João Ribeiro, em Tocantinópolis.
Vice-Presidente do Tocantinópolis afirma que é um sonho eliminar o Santa Cruz
Arruda tem capacidade ampliada para jogo contra o Tocantinópolis
SURPRESA
Sem poder contar com Wescley (lesionado) e Artur Santos (expulso contra o Retrô), Marcelo Martelotte apostou no garoto João Erick no meio de campo, ao lado de Daniel Pereira e Anderson Ceará. Na frente, Matheuzinho voltou a ser acionado de frente, junto a Rafael Macena e Hugo Cabral.
ESCALADO! BOOORA!
👊🏻⚫️⚪️🔴 pic.twitter.com/5wTu8AlbA6
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) August 7, 2022
ESTAMOS ESCALADOS!
Vamos Verdão do Norte, em busca da Vitória.
💪🟢⚪@_SerieD_BR@BrasilSerieD#EpossivelSim#VamosTec#PraCimaVerdao pic.twitter.com/4FzLQI66DZ— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 7, 2022
ABAFA CORAL
Empurrado pela torcida, o Santa Cruz começou pressionando o Tocantinópolis no começo da partida. Os corais forçavam bastante o jogo pelo lado esquerdo do seu ataque, com a dobradinha entre Hugo Cabral e Ítalo Silva. Aos oito minutos, por exemplo, o lateral cruzou e Mathuezinho chutou para fora, desperdiçando boa oportunidade. Até os 15 minutos, o Santa tinha 68% de posse de bola.
RETRANCA
O Tocantinópolis foi, aos poucos, ajustando a marcação e evitando que o tricolor criasse perigo à meta do goleiro Jeferson. Já em termos ofensivos, o Verdão do Norte foi praticamente inofensivo. O primeiro escanteio só foi obtido aos 45 minutos, por exemplo.
👊🇳🇬#SC0x0TEC pic.twitter.com/vg05FqekaF
— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 7, 2022
MEXIDA
Insatisfeito com o que viu no etapa inicial, Martelotte mexeu no meio de campo para o segundo tempo. O garoto João Erick deixou o gramado para entrada do experiente Chiquinho. O Tocantinópolis voltou com a mesma formação.
CHANCES DE OURO
Melhor em campo da equipe de Tocantins, o zagueiro Betão cortou um cruzamento e se machucou. O jogo foi reiniciado sem o defensor do Verdão, que precisou de atendimento fora do gramado, e quase o Santa abriu o placar após o escanteio. Matheuzinho perdeu gol feito aos 10 minutos. Logo depois, Raphael Macena teve boa chance, mas chutou em cima de Jeferson.
INACREDITÁVEL
O Santa Cruz voltou a perder um gol incrível aos 25 minutos. Chiquinho abriu para Hugo Cabral e recebeu de volta. Ele bateu, a bola desviou na zaga e sobrou limpa para Matheuzinho, que sem goleiro, bateu fraco e para fora.
EXPULSO
Além de não conseguir abrir o placar, o Santa Cruz perdeu o volante Daniel Pereira, que foi expulso aos 42 minutos após falta violenta no zagueiro Betão.
SUSTO
Os nove minutos de acréscimos concedidos pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein quase se transformaram em pânico para o Santa Cruz. Isso porque o lateral Marcinho acertou uma bomba da intermediária, obrigando o goleiro Jefferson a fazer grande defesa. A bola bateu na trave e Hiltinho empurrou para o gol no rebote. Entretanto, a arbitragem assinalou impedimento.
Agora é em casa.
Torcedor, venha para o Ribeirão e ajude o Verdão a conseguir a classificação para as quartas de final do @_SerieD_BR .
👊🟢⚪ pic.twitter.com/PFWNMbtAj5— Tocantinópolis Esporte Clube (@tocantinopolis_) August 7, 2022
FICHA DO JOGO
SANTA CRUZ: Jefferson; Jeferson Feijão, Luan Bueno, Alemão e Ítalo Silva (Dudu Mandai); Daniel Pereira, João Erick (Chiquinho) e Anderson Ceará (Elyeser); Matheuzinho (Lucas Silva), Hugo Cabral e Raphael Macena (Rafael Furtado). Técnico: Marcelo Martelotte.
TOCANTINÓPOLIS: Jeferson; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala; Gustavo Gomes, Alan Maia (Azul), Thiago Bagagem (Bidely) e Hiltinho; Bambelo (Jheimy) e Everson Bilau. Técnico: Jairo Nascimento.
LOCAL: Estádio do Arruda.
ÁRBITRO: Rafael Rodrigo Klein (RS)
ASSISTENTES: Tiago Augusto Kappes Diel e Mateus Olivério Rocha (ambos do RS)
AMARELOS: João Erick, Jefferson Feijão, Alemão, Daniel Pereira (Santa); Marcinho, Jeferson, Alan Maia, Everson Bilau (Tocantinópolis).
VERMELHO: Daniel Pereira (Santa).
PÚBLICO: 40.496.
RENDA: R$ 1.214,645.