O Sport venceu mais um clássico na temporada, desta vez diante do Santa Cruz. No primeiro embate entre os dois times na temporada, o Leão bateu a Cobra Coral por 2×0 neste sábado (11/3) na Ilha do Retiro, pela 11ª rodada do Campeonato Pernambucano. Com as duas torcidas liberadas, 21.708 pessoas compareceram ao estádio.
O rubro-negro abriu o placar com Jorginho aos 14 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, Luciano Juba mandou para o fundo da rede aos 16.
Com a vitória, o Sport se consolida na liderança isolada do Estadual, com 27 pontos em 11 partidas. São nove de diferença para o Retrô, segundo colocado, com 18. Mais um ponto e o Leão assegura matematicamente a primeira colocação – ou então se a Fênix tropeçar em uma das suas três partidas. O Sport já está nas semifinais.
Já o Santa Cruz caiu para a nona posição, com apenas 12 pontos – foi ultrapassado pelo Porto, que foi a 13 após vitória por 2×1 sobre o Íbis também neste sábado. No momento, os corais estão fora das quartas de final, mas ainda tem três jogos a disputar.
MAIS TRÊS PRA CONTA! VITÓRIA DO LEÃO NO CLÁSSICO DAS MULTIDÕES!
Com gols de Jorginho e Luciano Juba, o Sport vence o Santa Cruz por 2 a 0, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano! 🦁🔥 #SPTxSAN #LeãoNoEstadual pic.twitter.com/JWfGZN99my
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Os dois times entraram com surpresas nas escalações. No Sport, o zagueiro Rafael Thyere foi vetado pelo departamento médico por conta de uma entorse no tornozelo direito e Chico entrou no seu lugar. No ataque, Edinho ganhou a vaga de Labandeira. Já do lado tricolor, alteração de esquema tático, com a entrada de Gabriel Yanno como terceiro zagueiro ao lado de Ítalo Melo e Alemão. O atacante Maranhão foi pro banco.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxSAN #LeãoNoEstadual pic.twitter.com/AswBybDW7L
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
ESCALADO! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/kqUVhbznjC
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 11, 2023
O Sport começou em ritmo acelerado e Edinho assustou em chute de fora área. O lance gerou um escanteio, que o Leão bateu rápido e Juba levantou na área, mas Jorginho cabeceou pra fora, livre na pequena área. Mas aos 14, não deu para o tricolor evitar o gol. Ronaldo deu lindo passe, encontrando Jorginho entre a linha defensiva coral. O meia tocou com classe, sem chance para Michael: 1×0.
É O 🔟 E PRONTO E ACABOU! pic.twitter.com/dpQnyDtq2O
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
O Santa demonstrava muita dificuldade para chegar ao ataque, com Gedoz não conseguindo fazer a diferença. O Sport, por sua vez, também diminui um pouco a produção ofensiva. Mas quando chegou outra vez, levou muito perigo. Aos 29, Fabinho roubou a bola de Arthur Santos na intermediária e tocou para Fabinho, que abriu na esquerda para Vagner Love. Ele chutou forte, mas em cima do goleiro Michael.
No final do primeiro tempo, o tricolor rondou mais a área leonina, mas não conseguiu criar uma oportunidade para finalizar. Apenas dois cruzamentos mais perigosos.
Fim de primeiro tempo na Ilha do Retiro. Sport vai vencendo o Santa Cruz por 1 a 0.#SPTxSAN #LeãoNoEstadual pic.twitter.com/wWDDaRfQb7
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
SEGUNDO TEMPO
O técnico Ranielle Ribeiro voltou para o segundo tempo com duas mudanças, desfazendo o esquema com três zagueiros. Maranhão e Anderson Paulista entraram nas vagas de Gabriel Yanno e Daniel Pereira. O Sport voltou sem alteração.
As substituições fizeram o Santa Cruz ficar melhor posicionado em campo, com Lucas Silva pela ponta esquerda e Maranhão pela direita. Tanto que aos nove, Gedoz cruzou e Alemão cabeceou com perigo. A primeira chance de gol criada pelos corais na partida. Aos 12, Lucas Silva fez boa jogada e chutou cruzado, Renan espalmou para escanteio. Três minutos depois, Felipe Gedoz bateu falta da intermediária e a bola passou raspando a trave do goleiro Renan.
Para tentar fazer o rubro-negro retomar o controle, Enderson Moreira mexeu em dose dupla. Labandeira e Pedro Martins entraram nos lugares de Edinho e Ronaldo. E deu certo. Aos 16, Labandeira cruzou, Love ajeitou de cabeça para Juba, de perna direita fuzilar: 2×0.
MANDA AVISAR QUE TEM GOL E SARRADA NO AR! 🎯 pic.twitter.com/foVQRNX3xh
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
O Leão quase fez o terceiro aos 29, em linda jogada de Love, Jorginho e Juba, que terminou em bomba de Cariús na trave de Michael. Logo depois, Chiquinho reestreou com a camisa coral no lugar de Felipe Gedoz. As duas equipes diminuíram a intensidade nos 15 minutos finais, com o placar não mais sendo alterado: 2×0 para o Sport.
ILHA ILUMINADA! 🌠 pic.twitter.com/eKLgWjOQL8
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 11, 2023
FICHA DO JOGO
SPORT: Renan; Eduardo (Ewerthon), Chico, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Edinho (Labandeira), Vágner Love (Matheus Vargas) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira
SANTA CRUZ: Michael; Alemão, Ítalo Melo e Gabriel Yanno (Anderson Paulista); Jefferson Feijão (Dayvid), Arthur, Daniel Pereira (Maranhão), Felipe Gedoz e Marcus Vinicius (Ítalo Silva); Lucas Silva e Pipico. Técnico: Ranielle Ribeiro.
Local: Estádio Ilha do Retiro.
Arbitragem: Deborah Cecilia Cruz Correia (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e José Romão da Silva (PE)
Gols: Jorginho 14 do 1º tempo; Luciano Juba aos 16 do 2º tempo
Cartões amarelos: Ronaldo e Renan (SPT); Pipico, Daniel Pereira e Alemão (STA)
Público: 21.708
Renda: R$ 640.965,00