Por Edson Junior
Após os seis jogos realizados entre terça e quarta-feira (07 e 08) pela 7° rodada da Copa do Nordeste, já houve a definição de alguns classificados e moldou o cenário para as equipes que ainda buscam avançar a próxima fase da competição.
No Grupo A, os classificados estão definidos, a briga é apenas pela definição das posições entre Sport, Fortaleza, Ferroviário e CRB.
No Grupo B, as vagas estão em aberto. Ceará, Sergipe, ABC e Náutico que atualmente estão no G4, além de Santa Cruz e Bahia, os únicos que ainda tem dois jogos para disputar no grupo. CSA e Campinense já estão eliminados da competição.
Lembrando que as equipes que avançam para as quartas de finais recebem uma cota de R$ 500 mil.
A próxima fase é disputada em jogo único com as equipes do mesmo grupo, os melhores colocados têm a vantagem de atuar como mandante. (1° x 4°, 2° x 3°).
Confira o cenário das equipes na briga por posições e vagas
No Grupo A, o Sport lidera com 15 pontos e tem um jogo a menos em relação as outras equipes. É o favorito para terminar a competição como a melhor campanha geral. Basta somar quatro pontos nas duas partidas que restam contra Santa Cruz em casa e CSA fora.
Sport vence Sergipe e se classifica para as quartas de final da Copa do Nordeste
O Fortaleza é o vice líder com 15 pontos, e só encerra a primeira fase na liderança se vencer o Santa Cruz e o Sport somar apenas dois pontos nos últimos jogos (contra Santa Cruz e CSA).
O Ferroviário garantiu a classificação ao vencer o Santa Cruz e chegar aos 13 pontos. A chance de chegar às primeiras posições é mínima. Precisa vencer o Náutico na última rodada e torcer por derrotas de Sport e Fortaleza nos jogos que restam.
O CRB tem uma situação parecida com a do Ferroviário, porém além de torcer contra Sport e Fortaleza, também precisa de um tropeço do Tubarão da Barra, além de vencer seu jogo contra o Bahia fora de casa.
No Grupo B, o Ceará precisa apenas vencer seu jogo contra o já eliminado Atlético-BA para garantir a classificação. Para ser eliminado precisa ser derrotado, além de triunfos de ABC, Sergipe, Náutico, na última rodada, e do Santa Cruz em seus dois jogos.
O ABC também depende de uma vitória simples contra o Fluminense-PI, lanterna do Grupo A. O time potiguar garante a liderança em caso de vitória no seu jogo e derrota do Ceará. Só pode ser eliminado se perder seu jogo e Sergipe, Náutico e Santa Cruz vencerem todos os seus jogos.
O Sergipe depende apenas de uma vitória contra o eliminado Sampaio Corrêa em Aracaju. Caso vença e o ABC tropece, vai para a segunda colocação e joga as quartas de final como mandante. Para ser eliminado, precisa ser ultrapassado por Náutico e Santa Cruz. O Bahia tem chances mínimas de ultrapassar a equipe sergipana, porém precisa ganhar seus dois jogos e tirar uma diferença de 15 gols de saldo.
Santa Cruz sai na frente e sofre a virada contra o Ferroviário na Copa do Nordeste
O Náutico joga a última rodada em casa contra o Ferroviário. Vencendo garante a classificação. Para ser segundo colocado precisa torcer por tropeços de ABC e Sergipe. Para ser primeiro, o Ceará também precisa perder e o Timbu marcar três gols.
O Santa Cruz tem situação mais complicada. Precisa vencer seus dois jogos contra Sport fora e Fortaleza em casa. Se vencer apenas uma, tem que torcer por derrotas de Náutico ou Sergipe.
O Bahia precisa de um milagre para classificar. Além de vencer seus dois jogos (contra Fluminense-PI fora e CRB em casa), torcer por tropeços do Santa Cruz, além de derrotas de Náutico e Sergipe.