O futebol brasileiro vem sofrendo com a violência nos últimos anos. Os ataques aos ônibus das equipes vem crescendo, o último aconteceu contra a delegação do Fortaleza no trajeto de retorno ao hotel após a partida contra o Sport, na Arena de Pernambuco pela Copa do Nordeste.
Porém outros atentados ocorreram no Brasil e alguns não ocorreram punições, tampouco pessoas envolvidas no ato foram presas. No caso do atentado a delegação do Fortaleza, o STJD puniu o Sport com partidas de portões fechados e sem torcida como visitante em competições organizadas pela CBF.
Confira outros casos:
Delegação do Bahia antes do jogo contra o Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste
Em 2022, a delegação do Bahia sofreu um atentado a caminho do confronto contra o Sampaio Corrêa, na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o ônibus foi atingido por rojões e artefatos explosivos.
O goleiro Danilo Fernandes, ex-Sport, sofreu alguns ferimentos, foi hospitalizado e recebeu vinte pontos. Quase perdeu a visão. Precisou retirar alguns estilhaços de vidro do corpo por alguns meses. O lateral Matheus Bahia, que atualmente defende o Ceará, também foi ferido.
No último sábado (24), o caso completou dois anos. Não houve presos, nem existe um prazo para julgamento do ocorrido.

Ônibus do Grêmio antes do clássico contra o Internacional pelo Gauchão
Também em 2022, Grêmio e Internacional se enfrentariam pela 9° rodada do Campeonato Estadual. O ônibus do Tricolor Gaúcho foi apedrejado no caminho para o estádio. Victor Bobsin, Thiago Santos e Mathias Villasanti foram feridos. O último precisou ser levado ao hospital e sofreu traumatismo craniano, concussão cerebral, além de ferimentos no olho e no quadril. O Grêmio se recusou a entrar em campo após o ocorrido e a partida foi adiada.
O Internacional foi punido em R$ 100 mil por conta da agressão, após denúncia do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul.
Diante de agressão covarde e absurda sofrida por nossa delegação, já comunicamos à Federação Gaúcha de Futebol nossa decisão de não disputar o clássico Grenal neste sábado. + pic.twitter.com/ez2QlXXLPA
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 26, 2022
Ônibus do Fluminense antes do clássico contra o Botafogo pelo Brasileiro
Em junho de 2022, o ônibus do Fluminense que estava a caminho do estádio Nilton Santos para o clássico contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro foi apedrejado nas imediações do estádio, após passar por um bar que contava com muitos torcedores do Alvinegro carioca. Apenas o ônibus foi atingido, nenhum jogador foi ferido.
Ninguém foi identificado ou preso e o jogo aconteceu na mesma data.
O Fluminense lamenta e repudia a violência sofrida na chegada ao Estádio Nilton Santos, onde o ônibus da delegação foi apedrejado por torcedores do Botafogo. É inaceitável que fatos como esse continuem ocorrendo. pic.twitter.com/jQuI2sHpeT
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 26, 2022
Ônibus do Atlético/MG apedrejado antes de partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil
Em julho de 2022, o ônibus que transportava o time do Atlético/MG para o segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, foi apedrejado na chegada ao Maracanã. Polícia Militar e cavalaria faziam a escolta da delegação e mesmo assim ocorreu o ataque. Nenhum membro da delegação foi ferido.
Sobre o caso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entendeu que a responsabilidade era da Polícia Militar e órgãos públicos que faziam a segurança no entorno do Maracanã. Ninguém foi preso.

Ônibus do Botafogo a caminho do Aeroporto
Em 2023, o ônibus do Botafogo foi apedrejado por pessoas ligadas a torcida organizada do Fluminense. A delegação do clube alvinegro estava a caminho do aeroporto. Horas antes, havia acontecido o embarque do Fluminense para o Paraguai.
A pedra acertou a janela próxima ao atacante Carlos Alberto. O atleta foi atingido por cacos do vidro, mas não sofreu ferimentos. Ninguém foi preso.