Por Edson Junior
O Santa Cruz não está tendo vida fácil em 2023. A equipe coral perdeu para o Íbis por 3×1 na última terça-feira (28) no Arruda e perdeu a chance de garantir vaga na Série D do próximo ano.
Vexame histórico: Santa Cruz perde do Íbis e pode ficar sem divisão em 2024
Íbis festeja vitória histórica sobre o Santa Cruz
Isso porque a equipe está na 5° colocação com 15 pontos e não pode mais ultrapassar o Petrolina que está na 4° colocação com 19 pontos e Retrô que está na 2° colocação com 24 pontos que asseguraram as vagas na Série D de 2024.
Confira a situação do clube para garantir vaga em cada competição
Série D
Para não ficar fora do Brasileiro, a equipe precisa conquistar o acesso para a Série C ou torcer para que o Retrô consiga o acesso, para assim abrir mais uma vaga para Pernambuco na Série D. Para isso, precisa terminar o estadual na 5° colocação durante a primeira fase. Outra opção é em caso de desistência do Petrolina de disputar a competição do ano que vem.
Copa do Brasil
Para conseguir vaga na Copa do Brasil, a equipe precisa ser finalista do Campeonato Pernambucano.
Existe a possibilidade de garantir vaga chegando na semifinal, para isso tem que terminar o estadual na 5° colocação durante a primeira fase e torcer para o 6° colocado na primeira fase também avançar até a semifinal. No regulamento da competição, a terceira vaga na Copa do Brasil é cedida ao clube semifinalista eliminado com melhor campanha na fase de pontos corridos.
Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, o Santa Cruz só consegue vaga direta na fase de grupos se for campeão estadual. Se Sport ou Náutico conquistar o título, o Santa Cruz terá lugar na seletiva da competição via ranking da CBF. Caso outro clube que não seja do trio de ferro levantar a taça do Pernambucano, a vaga da seletiva do Nordestão fica com a equipe de melhor colocação no estadual, com exceção do campeão, do Sport (classificado através do ranking) e Náutico (garantido na seletiva). Nessa ocasião, o Santa Cruz teria que chegar até a semifinal.