Com a temporada 2023 chegando ao seu final, as competições do primeiro semestre de 2024 começam a ser moldadas. Nesta segunda-feira (13), aconteceu o arbitral do Campeonato Pernambucano do próximo ano que tem algumas mudanças.
A fórmula da competição segue mantida para a próxima edição. Porém com duas alterações. A primeira é a quantidade de clubes. Com treze equipes na disputa em 2023, apenas dez times irão disputar o certame em 2024. Outra novidade é o formato da semifinal, que anteriormente era realizada em jogo único e, desta vez, terá jogos de ida e volta.
Os dez times disputarão jogos em turno único. Os dois melhores da primeira fase garantem vaga direta na semifinal, enquanto do terceiro ao sexto colocado farão os confrontos das quartas de final em jogo único. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Série A2.
A competição tem início previsto para o dia 10 de janeiro, e os participantes já estão definidos. Além de Náutico, Santa Cruz e Sport, estão garantidos Afogados atual campeão da Série A2, Central, Maguary, Petrolina, Porto, Retrô e Salgueiro.