Por Edson Junior
Mais uma edição da Copa do Nordeste está se aproximando. Na próxima terça-feira (14), no Rio de Janeiro, irá acontecer o sorteio dos grupos da competição. Diferente das últimas edições, neste ano não haverá os clássicos estaduais na primeira fase.
Em 2025, a competição seguirá tendo dois grupos com oito equipes. Até o ano passado, as equipes do Grupo A jogavam contra os times do Grupo B. Neste ano, os enfrentamentos serão entre times do mesmo grupo, com isso, reduzindo de oito para sete partidas na primeira fase.
CBF retira vaga na terceira fase da Copa do Brasil para campeão da Copa do Nordeste 2025
As melhores equipes de cada estado no ranking da CBF não poderão estar no mesmo grupo. Com isso, os clássicos estaduais não irão acontecer durante a primeira fase.
Os potes estão divididos desta forma:
Pote 1
Fortaleza
Bahia
Ceará
Sport
Pote 2
CRB
Vitória
CSA
Sampaio Corrêa
Pote 3
Náutico
Confiança
Ferroviário
Altos
Pote 4
América/RN
Juazeirense
Moto Club
Sousa
Outra mudança importante será o período de disputa da competição. A fase de grupos inicia em 22 de janeiro e vai até 26 de março. O mata-mata começa em junho e a final da competição acontecerá em setembro.
O formato de cruzamento dos jogos para a disputa das quartas de final também mudou. Até esse ano, os confrontos eram realizados entre as equipes do mesmo grupo. Em 2025, os classificados do Grupo A enfrentam os times do Grupo B.
Cruzamento das quartas de final da Copa do Nordeste em 2025
1° do Grupo A x 4° do Grupo B
2° do Grupo B x 3° do Grupo A
1° do Grupo B x 4° do Grupo A
2° do Grupo A x 3° do Grupo B
Vale lembrar que as fases de quartas de final e semifinal serão realizadas em jogo único, nos dias 04 e 09 de junho, respectivamente. A princípio, os dois jogos da grande decisão estão agendados para os dias 03 e 07 de setembro.
A competição segue sendo realizada com 16 clubes. Pernambuco tem dois representantes na fase de grupos da competição: o Sport atual campeão estadual e o Náutico vice-campeão em 2024.
Retrô e Santa Cruz disputaram a Pré-Copa do Nordeste mas foram eliminados ainda na primeira fase da seletiva por Moto Club/MA e Treze/PB, respectivamente.
A Fênix ficou no empate por 1×1 com o clube maranhense e perdeu nos pênaltis por 6×5 na Arena de Pernambuco. Já a equipe coral perdeu no Arruda para o time paraibano por 2×1.