Nesta terça-feira (08), o Comitê de Arbitragem da CBF divulgou o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), onde confirma o erro na marcação do pênalti que garantiu a vitória do Palmeiras contra o Sport por 2×1, no último domingo (06), na Ilha do Retiro.
Luto no futebol: Morre Manga, ex-goleiro pernambucano, ídolo do Sport, aos 88 anos

O lance em questão foi assinalado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo aos 42 minutos do segundo tempo, quando Raphael Veiga caiu na área após disputa de bola com Matheus Alexandre. Na ocasião, o lateral do Sport desarma o atleta do time paulista e logo após acontece um leve contato. O árbitro de vídeo não chamou para a revisão do lance. Piquerez converteu a cobrança, gol que assegurou a vitória ao Palmeiras no confronto.
CBF divulga áudio do VAR sobre pênalti controverso marcado para o Palmeiras contra o Sport
Os especialistas Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci realizaram a análise do lance e de forma unânime concluíram que a marcação do pênalti foi equivocada.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo”, afirma o parecer técnico.
A CBF inclusive, anunciou na última segunda-feira (07), o afastamento por tempo indeterminado da equipe de arbitragem que trabalhou nesta partida. O Sport pretende entrar com uma representação formal no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para investigar a conduta de Bruno Arleu de Araújo, e do árbitro de vídeo, Rodrigo de Nunes Sá, ambos do Rio de Janeiro.