O Brasil enfrentou a Venezuela nesta quinta-feira (14), no estádio Monumental de Maturín, na Venezuela. A seleção brasileira saiu na frente com um belo gol de falta de Raphinha, mas Segovia no início do segundo tempo igualou o placar. Vinícius Jr ainda perdeu um pênalti na segunda etapa que poderia ter garantido a vitória brasileira.
Com o resultado, a seleção brasileira está na 3° colocação com 17 pontos e volta a campo na próxima terça-feira (19), para enfrentar o Uruguai, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A Venezuela está na 7° colocação com 12 pontos e volta a campo na próxima terça-feira (19), às 21h, contra o Chile, em Santiago.
Primeiro Tempo
O jogo começou com o Brasil impondo o seu ritmo. A primeira chance clara de gol do jogo foi aos oio minutos. Aramburu se complicou e perdeu a bola para Vinícius Jr. O atacante brasileiro saiu em velocidade, driblou o goleiro e rolou para Raphinha que pegou mal na bola e finalizou por cima do gol.
O Brasil teve outra chance aos 14 minutos. Vinícius Jr. deu uma belo passe para Gerson que dominou no peito e bateu com perigo por cima do gol. A Venezuela respondeu no lance seguinte. Após erro de Bruno Guimarães, Murillo recebeu com liberdade na área e finalizou, mas Ederson fechou o ângulo e fez boa defesa.
A seleção seguiu pressionando. Aos 20 minutos, Bruno Guimarães fez um belo lançamento para Raphinha que infiltrou nas costas da defesa para tentar o cabeceio, mas o goleiro Romo conseguiu antecipar e tirou o perigo de soco. Um minuto depois, Vinícius Jr. driblou dois marcadores em velocidade pela esquerda e rolou para Raphinha que acionou Savinho. O atacante deu um belo passe por cima para Vinícius Jr. que finalizou de primeira e acertou a trave, na sobra Gerson recebeu na frente da área e finalizou de canhota obrigando Romo a fazer uma grande defesa.
A Venezuela chegou com perigo aos 26 minutos após erro do Brasil na saída de bola. Ederson errou o passe e na sequência, Rondón recebeu livre na área e finalizou, o goleiro brasileiro fez boa defesa. No rebote, Savarino carimbou a defesa.
Aos 32 minutos, a Venezuela foi novamente ao ataque. Savarino deu passe para Rondón que foi travado pela defesa na entrada da área. Na sequência, Savarino recebeu na entrada da área, mas finalizou por cima.
O Brasil voltou a assustar aos 38 minutos. Vinícius Jr recebeu passe em velocidade e na corrida, Aramburu conseguiu fazer um corte importante. A bola sobrou para Savinho que tentou a finalização para o gol, mas Navarro conseguiu fazer o corte.
De tanto pressionar, saiu o gol do Brasil aos 42 minutos na bola parada. Raphinha cobrou falta na ponta esquerda da grande área e bateu direto no canto do goleiro, a bola ainda pegou na trave e balançou as redes. 1×0.
Ver essa foto no Instagram
A Venezuela tentou o empate aos 46 minutos. Após cobrança para dentro da área, Rondón dominou no peito e finalizou, mas Ederson conseguiu fazer a defesa.
Segundo Tempo
A seleção venezuelana conseguiu o empate no primeiro lance do segundo tempo. Com menos de um minuto, Segovia que havia acabado de entrar recebeu passe de Savarino na entrada da área e chutou forte sem chances para Ederson. 1×1.
O Brasil respondeu aos cinco minutos. Vinícius Jr passou por dois marcadores na esquerda e e deu um passe para Igor Jesus dentro da área, o atacante não conseguiu finalizar a jogada.
Três minutos depois, a Venezuela tentou outra investida com Savarino que recebeu com liberdade na frente da área e carimbou a defesa brasileira. Novamente a Venezuela chegando aos 12 minutos. Após boa troca de passes Martínez cruzou para a área, mas Rondón furou e não conseguiu finalizar.
Um minuto depois, pênalti para o Brasil. Romo derrubou Vinícius Jr dentro da área. A princípio, o árbitro deu falta fora da área, porém o VAR fez a correção. Na cobrança, Vini Jr bateu e Romo fez a defesa, no rebote o atacante do Brasil pegou mal de perna esquerda e a bola foi para fora.
A Venezuela veio com perigo aos 20 minutos. Savarino deu passe de primeira para Bello que finalizou e Ederson fez boa defesa.
O Brasil quase marcou o segundo gol aos 25 minutos. Vinícius Jr recebeu pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou para Raphinha na segunda trave mas Aramburu fez o corte e impediu o gol do Brasil. Três minutos depois, bom contra-ataque brasileiro. Paquetá recebeu passe de Vini Jr e rolou na direita para Luiz Henrique que dominou e tentou a finalização no cantinho, mas a zaga conseguiu desviar para escanteio. Aos 39 minutos, Lucas Paquetá deu um bom passe para Raphinha mas Romo saiu bem do gol e conseguiu afastar.
A seleção brasileira pressionou a Venezuela na reta final do jogo após a expulsão de Alexander González aos 44 minutos. Dois minutos após a expulsão, Raphinha cobrou falta na área, Martinelli fez o desvio mas a defesa conseguiu afastar. O jogo ainda foi parado aos 48 minutos após o sistema de irrigação do estádio ser ativado. Aos 51 minutos, Luiz Henrique cruzou e Vinícius Jr. cabeceou para fora.
Ver essa foto no Instagram
Ficha Técnica
Venezuela
Romo; Aramburu, Rúben Ramírez, Wilker Ángel e Miguel Navarro; Herrera (Cásseres), José Martínez (Rincón), Savarino; Eduard Bello (Alexander González), Jhon Murillo (Segovia) e Rondón (Jhonder Cádiz).
Brasil
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Estêvão); Gerson, Bruno Guimarães (Gabriel Martinelli) e Raphinha; Savinho (Luiz Henrique), Vinícius Jr. e Igor Jesus (Lucas Paquetá).
Gols: Raphinha 42/1°T (BRA); Segovia 40s/2°T (VEN)
Cartões Amarelos: Vanderson, Gabriel Martinelli (BRA); Jhon Murillo, Romo, Cásseres, Segovia (VEN)
Cartão Vermelho: Alexander González (VEN)
Arbitragem
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistente N°1: David Fuentes (COL)
Assistente N°2: Miguel Roldán (COL)
VAR: John Perdomo (COL)