Com muita emoção e polêmica de arbitragem, o Náutico venceu o Maguary por 1×0 neste sábado (18/3) no estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito, pela 12ª rodada do Campeonato Pernambucano. O gol do Timbu foi marcado por Souza no primeiro tempo, em pênalti contestado pelo Azulão marcado em Jean Mangabeira.
Na etapa final, muita confusão. O lateral-esquerdo Diego Matos foi expulso no começo do segundo tempo. Na reta final, o jogo pegou fogo, após pênalti mal marcado para o Maguary, após a bola bater na mão de Nathan fora da área. Mas Bernardo acertou a trave de Vágner, que ainda fez um milagre nos acréscimos.
O Náutico subiu para 22 pontos, abrindo quatro a mais do que o Retrô (18) na briga pela segunda colocação nesta 1ª fase. A Fênix, no entanto, tem dois jogos a menos. O Sport lidera, com 27 pontos.
Superamos o adversário, o gramado, a chuva e até a arbitragem. HOJE DEU NÁUTICO! pic.twitter.com/MShHbc6WFN
— Náutico (@nauticope) March 18, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Com o time em uma boa sequência, o técnico Dado Cavalcanti procurou repetir a mesma formação usada na vitória contra o Íbis. As ausências foram forçadas, de Victor Ferraz e Júlio, ambas por suspensão. Diego Ferreira assumiu a lateral direita, enquanto Jael seguiu no comando do ataque. No Maguary, do técnico Nilson, a aposta foi no atacante Bernardo (ex-Vasco).
Náutico escalado pelo técnico Dado Cavalcanti #CampeãoDeTerraEMar 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/THwvlDSfJf
— Náutico (@nauticope) March 18, 2023
📝 ESTAMO ESCALADOS PARA MAIS UMA BATALHA!
Vamos, Maguary! 🔵⚪️#OrgulhoDeBonito pic.twitter.com/peuTGcXo7D
— Associação Atlética Maguary Oficial (@AMaguaryPE) March 18, 2023
Mesmo jogando fora de casa, o Náutico começou em cima. Logo aos quatro minutos, Souza cruzou com força e Jael acertou bela cabeçada, mas a bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, após jogada na área, Jean Mangabeira se chocou com Wallace e o árbitro Tiago Nascimento marcou pênalti. Souza foi para a cobrança e deslocou Chapa: 1×0.
SHOOOOOOOWZAAAAA https://t.co/tEqowJBjWM pic.twitter.com/f7aa4lKRG3
— Náutico (@nauticope) March 18, 2023
Mesmo em vantagem, o Timbu seguiu procurando o ataque. Aos 17, Matheus Carvalho tentou der fora área, mas Chapa defendeu. Foi a última ação de Matheus Carvalho, que sentiu uma lesão e foi substituído por Nathan. Logo depois, o Maguary assustou pela primeira vez. Aos 24, Bernardo cobrou escanteio a bola explodiu na trave de Vágner. Quase gol olímpico! O alvirrubro respondeu com Souza, que por pouco não marcou seu segundo gol aos 28. A bola desviou no zagueiro Felipe Gabriel. O Maguary passou a ter mais a posse de bola, mas o Náutico segurou a vitória na primeira etapa.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo. Porém, logo o Timbu ficaria com um jogador a menos. Diego Matos derrubou Bruce e recebeu o segundo amarelo, consequentemente sendo expulso. O Maguary se empolgou com a vantagem numérica e foi com tudo em busca do empate. Primeiro, Paulo Miranda afastou a falta de Bernardo. Depois foi a vez de Vágner defender o chute de Alan.
Aos 20 minutos, Dado Cavalcanti mexeu duas vezes, com a saída de Souza e Villero para a entrada de Mateus Cocão e Alisson Santos. Nilson também mexeu várias vezes no Maguary.
E o Azulão teve uma grande chance de empatar no final do jogo. Aos 35, após chute de fora da área, a bola explodiu no braço de Nathan, que estava fora da área. O árbitro Tiago Nascimento marcou falta, mas o auxiliar Fernando Antônio indicou pênalti. Após muita confusão e pressão, a penalidade foi confirmada. Sete minutos depois, aos 42, Bernardo bateu, mas acertou a trave.
Esse árbitro é engraçado… primeiro não viu as quatro paradas do Central na primeira fase, mas agora viu uma bola na mão dentro da área que não foi dentro da área nem bola na mão. Tá massa, jogador 👍
— Náutico (@nauticope) March 18, 2023
Ainda deu tempo para mais emoção, pois o árbitro deu 10 minutos de acréscimos. Aos 46, Bernardo cobrou falta e Vágner espalmou. O lance seguiu e o goleiro do Náutico defendeu também o rebote, na sequência, Mateus Cocão tirou quase em cima da linha.