Com gols de Emerson Galego, Yan Oliveira e Miülen, o Santa Cruz venceu o Globo (RN) por 3×0 nesta quarta-feira (14/6), no Arruda, pela 8ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Tricolor assumiu a liderança do Grupo 3, com 17 pontos.
Os corais abriram três pontos de vantagem para o Pacajus (CE), que perdeu por 1×0 para o Nacional de Patos e estacionou nos 14. O Nacional tem 13. Com 12, o Sousa – que joga nesta quinta (15/6) contra o Iguatu – fecha o G4. Potiguar e Campinense, que ficaram no 0x0, somam 11 pontos cada. O Santa volta a campo no próximo sábado (17/6), fora de casa, contra o Pacajus (CE).
Apito final: Santa Cruz 3×0 Globo/RN, com gols de Emerson Galego, Yan Oliveira e Miullen.
ESTAMOS NA LIDERANÇA! 🐍🐍🐍🐍🐍🐍🐍🐍🐍🐍🐍 pic.twitter.com/WVmIedRGWj
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 15, 2023
O JOGO
Sem Nádson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Felipe Conceição optou por deixar Chiquinho no banco de reservas e escalar o meio de campo com Emerson Souza, Pingo e Fabrício Bigode. Na frente, o trio Lucas Silva, Pipico e Emerson Galego.
SANTA CRUZ DEFINIDO PARA A 8ª DAS 20 BATALHAS RUMO AO ACESSO! ⚫⚪🔴#AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/zC35yQJyJf
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 14, 2023
Com um gramado que ofereceu ótima condição de jogo, mesmo com a forte chuva que castigou a Região Metropolitana do Recife durante todo o dia, o Santa Cruz dominou o primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. Chance para isso não faltou.
O Tricolor começou forte. Prova disso é que, antes dos cinco minutos, Fabrício Bigode já tinha perdido dois gols, um furando após passe de Lucas Silva, e outro cabeceando em cima do goleiro. Os corais seguiram perdendo boas oportunidades. Aos 30, Emerson Galego acertou a trave. Pipico também assustou o goleiro do Globo Luiz Henrique, mas nada de bola na rede. Para ser justo, o time potiguar também acertou a trave de Michael, em falta bem cobrada aos 40 por Erick.
Para o segundo tempo, Felipe Conceição sacou Pipico e Fabrício Bigode; Chiquinho e Wagninho entraram em campo. Com o gol insistindo em não sair, o treinador do Santa abriu mais o time, sacando o volante Pingo para a entrada do atacante Miülen.
E logo depois, enfim, saiu o gol do Santa. Chiquinho começou a jogada na entrada da área e a bola escorreu para Emerson Galego fuzilar de primeira: Santa 1×0. Quarto gol do atacante na Série D, artilheiro do Santa na competição.
Miullen ➡️ Chiquinho ➡️ GaleGOL. O Santa Cruz está na frente! ⚽️🐍 pic.twitter.com/UKUjEzuOb2
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 15, 2023
O Santa preferiu administrar a vantagem mínima e levou alguns sustos no fim do jogo. Mas nos acréscimos, mais dois gols fizeram a festa da galera no Arruda. Aos 47, o zagueiro Yan Oliveira acertou um petardo de falta. Golaço! Aos 49, Miülen ainda fez mais um. Final: Santa Cruz 3×0.
Puskás que par*%! Yan Oliveira e o GOL DO ANO! pic.twitter.com/H6YoigWzZY
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) June 15, 2023
FICHA DO JOGO
SANTA CRUZ: Michael; Rhuan Rodrigues, Yan Oliveira, Eduardo Guedes e Marcus Vinícius; Emerson Souza, Ariel Pingo e Fabrício (Waguinho); Lucas Silva, Pipico (Chiquinho) e Emerson Galego. Técnico: Felipe Conceição.
GLOBO-RN: Luiz Henrique; Renê, Raniery, Alberto e Pedro; Luan, Peu e Erick; Vinícius, João Vitor e Gleydson. Técnico: André Caldas
Local: Estádio do Arruda.
Árbitro: Fernando Henrique de Medeiros Miranda (SC)
Assistentes: Victor Matheus de Lavor Paes Barreto e Dhiego Cavalcanti Pereira (Ambos de PE)
Gols: Emerson Galego, aos 9 do 2ºT; Yan Oliveira, aos 47/2ºT; Miullen, aos 50/2ºT
Cartões amarelos: Luan e Raniery (G)
Público: 11.268
Renda R$ 230.286,00