No apagar das luzes, o Sport saiu na frente do Retrô na decisão do Campeonato Pernambucano. Aos 49 minutos do segundo tempo, Vágner Love marcou o gol da vitória, 2×1, neste sábado (15/4) na Arena de Pernambuco, no primeiro jogo da decisão do Estadual. Fabinho fez o outro gol do Leão, Jonas marcou para a Fênix – ambos no primeiro tempo.
A partida teve polêmicas e muito tempo parado para a análise de dois lances chamados pelo VAR – possíveis pênaltis para o Sport e para o Retrô – o árbitro Diego Fernando manteve sua decisão de campo e não marcou as penalidades.
O último capítulo do Campeonato Pernambucano será no próximo sábado (22/4), na Ilha do Retiro. O Sport joga pelo empate para ser campeão. O Retrô vai precisar vencer para levar a taça.
VITÓRIA RUBRO-NEGRA! DEU LEÃO NO PRIMEIRO JOGO!
Fabinho marca, Vagner Love decide no fim e o Sport vence o Retrô por 2 a 1, na Arena de Pernambuco, pela ida da final do Campeonato Pernambucano! 🦁🫶#EmBuscaDo43º #RETxSPT pic.twitter.com/8HStaZOHdK
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 15, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Ausente na semifinal contra o Salgueiro, o experiente atacante Fernandinho foi escalado pelo técnico Dico Woolley. No Sport, Enderson Moreira, optou por Edinho na direita no lugar de Labandeira.
Time azulino escalado para a primeira partida da final. 📋#AvanteRetrô 🇺🇦⚽️ pic.twitter.com/QJSvBAvN0D
— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) April 15, 2023
LEÃO ESCALADO PARA A FINAL! 🏆🦁#EmBuscaDo43º #RETxSPT pic.twitter.com/o4W613rN5t
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 15, 2023
O Sport teve de cara duas grandes chances de abrir o placar. Aos sete, após lambança do goleiro Jean, Jorginho bateu para o gol e o zagueiro Guilherme Paraíba salvou de cabeça. Na sequência, após escanteio, Sabino cabeceou a bola foi na trave.
Aos 16, Jorginho tocou para Vágner Love, que mandou para o gol de perna esquerda, mas o lance foi invalidado de forma correta por impedimento do atacante rubro-negro. O Sport seguiu melhor e, aos 30, Sabino pediu pênalti de Jonas em choque dentro da área. O árbitro de vídeo Tiago Nascimento chamou o árbitro Diego Fernando para analisar o lance, mas ele manteve sua decisão e não marcou a penalidade.
De tanto insistir, o Leão abriu o placar aos 40 minutos. Jorginho cruzou, Vágner Love cabeceou, Jean defendeu e, no rebote, Fabinho fez 1×0.
LEÃO ABRE O PLACAR NA FINAL DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO! Meu 7️⃣: Fabinho! #EmBuscaDo43º pic.twitter.com/XAvNsbdfxw
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 15, 2023
Em uma das poucas investidas ofensivas, o Retrô chegou ao empate, já nos acréscimos. Fernandinho cruzou, Sabino cortou para a entrada da área. Jonas dominou e chutou não tão forte, mas Renan pulou atrasado e a bola entrou no cantinho: 1×1.
1T | 45’
GOOOOOOOOOOOOOL DO RETRÔ!!!! Jonas acerta chute de fora da área e deixa tudo igual na Arena. #AvanteRetrô#Final#RetrôXSport #PE2023 pic.twitter.com/jAswvR67tJ
— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) April 15, 2023
E ainda teria mais polêmica no primeiro tempo. Aos 50 minutos, Fernandinho disputou uma bola com Fabinho e Ronaldo e caiu na área. Mais uma vez o árbitro de vídeo chamou para a revisão e outra vez Diego Fernando não assinalou pênalti.
SEGUNDO TEMPO
Mesmo chegando ao empate no fim do primeiro tempo, o técnico Dico Woolley voltou para a etapa final com uma mudança: Luisinho no lugar de Gustavo Ermel. O Sport voltou com a mesma formação. E foi da Fênix a primeira boa chegada. Radsley bateu falta com veneno, Renan espalmou.
Com 12 minutos, Enderson mexeu na equipe, com Ewerthon e Labandeira substituindo Eduardo e Edinho, respectivamente. No Retrô, Yuri Bigode entrou no lugar de Renan Dutra.
O jogo ficou mais nervoso e com menos chances de gol criadas pelas duas equipes. O Sport tentava ter a bola para fazer o gol, mas ficava vulnerável às investidas rápidas do representante de Camaragibe. O Retrô teve ótima chance, mas Luisinho errou o passe para Matheus Serafim. Já o Sport quase chegou ao segundo gol com Jorginho, mas Jean defendeu.
Aos 43, o Sport desperdiçou uma chance incrível. Vágner Love roubou a bola de Bigode e tentou desviar para o gol, mas Jean defendeu. No rebote, Jorginho chutou para fora. Porém, no último lance do jogo, Vágner Love aproveitou a jogada e decretou o 2×1 para o Leão!
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLL!!!!!!!!#EmBuscaDo43º #RETxSPT pic.twitter.com/3xjn30g1ni
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 15, 2023
Primeiro jogo da final teve um primeiro tempo movimentado, porém essa arbitragem pernambucano deixa muito a desejar. O lance mesmo que ficou na dúvida de ser ou não pênalti para o Sport além da demora as imagens não ajudavam. Precisa melhorar muito para sair de ruim para bom.