O Santa Cruz começou com vitória sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando no Arruda, diante de 13 mil pessoas, nesta segunda-feira (8/5), o Tricolor derrotou o Iguatu (CE) por 1×0, pela 1ª rodada do Grupo 3 da competição. O gol solitário foi de Pipico, aos oito minutos do segundo tempo.
A Cobra Coral se juntou a Nacional de Patos e Sousa, que também venceram na largada. Os quatro primeiros avançam para a segunda fase. O próximo desafio será o Potiguar de Mossoró, domingo (13/5), às 17h.
Acaaabaaa no Arruda: com gol de Pipico, o Santa Cruz vence o Iguatu/CE por 1×0 e soma os três primeiros pontos no Campeonato Brasileiro ➕3️⃣
Agora restam 19 batalhas! #AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/1JEHKVy2Q8
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 9, 2023
PRIMEIRO TEMPO
A primeira escalação do Santa Cruz na Série D 2023 teve o novato Nadson como grande novidade. O quarteto ofensivo também teve Chiquinho, Pipico e Lucas Silva. No meio de campo, Fabrício Bigode foi mais um estreante. No Iguatu, destaque para a dupla ofensiva Zé Love (ex-Sport e Santos) e Caxito (ex-América).
É com essa escalação que o Time do Povo inicia sua caminhada rumo ao acesso 📝
SANTA CRUZ DEFINIDO! 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/KdgDnwzcIJ
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 8, 2023
AZULÃO ESCALADO!
Esse será nosso time que irá enfrentar a equipe do Santa Cruz daqui a pouco no estádio do Arruda.
Jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série D 2023.
Vamos, Azulão! 💙🤍#ADI #Azulão #VamosAzulão #Iguatu pic.twitter.com/4L7X2n39dX
— A.D Iguatu (@ADIguatuCE) May 8, 2023
O novo Santa Cruz teve boa intensidade no começo do jogo. As duas melhores chances vieram com Chiquinho, aos 20 e 22 minutos, mas o goleiro Marcelo apareceu bem e evitou que as bolas do camisa 10 balançassem a rede do time cearense. O Tricolor teve outra boa oportunidade de abrir o placar aos 35, mas a bola de Pipico explodiu na zaga do Iguatu.
Na reta final do primeiro tempo, entretanto, o Azulão levou muito perigo em duas jogadas. Aos 40, Caxito recebeu em boas condições de finalizar, mas arrematou longe do gol. Já aos 45, Luis Soares dominou livre e bateu mal.
SEGUNDO TEMPO
O técnico Felipe Conceição não mexeu para a segunda etapa. Já o Iguatu voltou com uma modificação: Caxito deixou o gramado para a entrada de Araçoiaba. Fabrício Bigode arriscou de fora, mas foi de Zé Love a chance mais perigosa aos cinco, mas o goleiro Michael defendeu cabeçada à queima-roupa.
E finalmente saiu o esperado gol Tricolor. Aos oito minutos, Lucas Silva fez boa jogada e cruzou para Pipico mergulhar e fazer de cabeça: 1×0. Oitavo tento do atacante na temporada.
PIPIIIICOOO! O OPORTUNISMO DE SEMPRE ABRINDO O PLACAR NO ARRUDA! VIBRA, TRICOLOR! pic.twitter.com/Gx4CnkGpCG
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 9, 2023
Aos poucos, o treinador Felipe Conceição foi renovando o fôlego da equipe. Pingo, outro estreante, saiu para a entrada do repatriado Ítalo Henrique. Depois, Marcelinho e Anderson Paulista substituíram Nadson e Leo Fernandes, respectivamente.
O Santa Cruz conseguiu segurar o placar mínimo até o final e, mesmo com o time perdendo algumas chances de ampliar e o Iguatu assustando nos acréscimos, o torcedor deixou o Arruda comemorando os primeiros três pontos na Série D.
Numa segunda-feira à noite, 13 mil pessoas fazendo a festa que só a gente sabe fazer em Pernambuco. Obrigado por tudo, Nação Coral! ❤️ pic.twitter.com/JwQtfUwxQr
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 9, 2023
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Michael; Léo Fernandes (Anderson Paulista), Ítalo Melo, Guedes e Marcos Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício (Jadson) e Chiquinho; Lucas Silva (Emerson Galego), Nadson (Marcelinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição.
Iguatu: Marcelo; Talisson Calcinha, Regineldo, Max Oliveira e Murilo; Jr Prego (Lalim), Caxito (Araçoiaba), Gleidson (Dico Quixadá) e Tiaguinho (Júlio Nascimento); Zé Love (Leonardo Reis) e Luís Soares. Técnico: Washington Luiz.
Estádio: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Julian Negreiros de Castro (AC)
Assistentes: José Daniel Torres de Araújo e Dhiego Cavalcanti Pereira (ambos de PE)
Gol: Pipico, aos 8′ do 2T (STA)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Ítalo Henrique (STA); Marcelo (IGU)
Público: 13.026 torcedores
Renda: R$ 226.728,00