Por Edson Junior
A seleção brasileira realizou o primeiro amistoso dos dois programados na data Fifa neste sábado (17), no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol, em Barcelona. A partida marcou a estreia do pernambucano Joelinton, revelado na base do Sport e atualmente defende o Newcastle da Inglaterra.
Os gols da partida foram marcados pelo próprio Joelinton, Rodrygo, Éder Militão e Vinícius Jr. Guirassy marcou para a seleção de Guiné. O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (20), às 16h (horário de Brasília) contra a seleção de Senegal, em mais um amistoso no estádio José Alvalade, casa do Sporting em Lisboa.
A seleção entrou no primeiro tempo com um uniforme preto, como símbolo do combate ao racismo, como no caso recente que Vinícius Jr foi insultado por torcedores do Valência atuando pelo Real Madrid em partida do Campeonato Espanhol.
Primeiro Tempo
O Brasil começou buscando impor seu ritmo de jogo. Aos 5 minutos, Vinícius Jr arrancou e rolou para Paquetá. O meia soltou próximo à área para Ayrton Lucas, porém Koné saiu bem do gol e evitou a finalização do lateral brasileiro.
Aos 7 minutos, a primeira finalização do jogo foi de Guiné. Keita viu Guirassy livre no meio e lançou. O atacante arriscou de fora da área, mas a bola subiu demais.
Três minutos depois, o Brasil respondeu. Em contra ataque, Rodrygo infiltrou na área, balançou na frente da marcação e chutou ao gol. A bola desviou na marcação e foi para escanteio. Na cobrança, Joelinton escorou de cabeça e a bola foi para fora.
Aos 26 minutos, o Brasil abriu o placar. Rodrygo sofreu falta de Kamano próximo a bandeirinha de escanteio. Na cobrança de falta, Richarlison desviou de cabeça e Koné fez a defesa. No rebote, Joelinton empurrou para as redes. 1×0 para o Brasil.
Brasil 1×0 Guiné
⚽️ Joelinton
🏆 Amistoso pic.twitter.com/ywi7wK1HGO
— Apito Final (@ApitoFinal_Br) June 17, 2023
Joelinton pela Seleção Brasileira
Jogos: 1
Gols: 1Que início!
📸: Joilson Marconne/CBF pic.twitter.com/fqB4cTXXHM
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 17, 2023
Aos 29, o Brasil ampliou o placar. Rodrygo roubou a bola, entrou na área e bateu sem chances para Koné. 2×0.
Brasil 2×0 Guiné
⚽️ Rodrygo
🏆 Amistoso pic.twitter.com/Uq0Gj0Lgi9
— Apito Final (@ApitoFinal_Br) June 17, 2023
Rodrygo! Joga muito!
Autor do segundo gol da Seleção Brasileira
📸: Joilson Marconne/CBF pic.twitter.com/g3UgfECMUs
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 17, 2023
O Brasil chegou mais uma vez aos 33 minutos. Vinícius Jr recebeu passe dentro da área e chutou colocado, a bola passou perto do gol.
Dois minutos depois, a seleção de Guiné diminuiu o placar. Em jogada pela esquerda, Issiaga Sylla fez o cruzamento e Guirassy que levou a melhor entre Marquinhos e Ayrton Lucas, de cabeça colocou para o fundo das redes, diminuindo o placar. 2×1.
Brasil 2×1 Guiné
⚽️ Serhou Guirassy
🏆 Amistoso pic.twitter.com/AyAO5dlElu
— Apito Final (@ApitoFinal_Br) June 17, 2023
Gol de Guiné
Brasil 2×1 Guiné
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 17, 2023
Segundo Tempo
O Brasil iniciou a segunda etapa marcando mais um gol. Com 1 minuto, falta para a seleção brasileira. Na cobrança, Lucas Paquetá levantou para a área e Éder Militão desviou de cabeça para o fundo do gol. 3×1.
Brasil 3×1 Guiné
⚽️ Militão
👞 Lucas Paquetá🏆 Amistoso pic.twitter.com/hcfSF5OJya
— Apito Final (@ApitoFinal_Br) June 17, 2023
O time brasileiro continuava trabalhando a bola e procurando espaços no campo da seleção africana, que marcava e buscava roubar a bola, visando o contra ataque.
A seleção brasileira novamente chegou com perigo aos 12 minutos. Vinícius Jr tentou o drible no meio de dois e caiu na área, o árbitro mandou o brasileiro levantar. Na sobra, Richarlison chutou forte e Koné fez a defesa. Um minuto depois, Rodrygo recebeu na entrada da área, dominou e chutou para fora.
Aos 30 minutos, em cobrança de falta para o Brasil, Raphael Veiga cobrou na segunda trave e Éder Militão esticou o pé, porém não alcançou a bola.
Um minuto depois, contra ataque de Guiné. Sylla chutou no gol e Ederson fez a defesa. No rebote, Kanté chutou no gol e Ederson novamente com o pé esquerdo fez grande defesa.
O Brasil respondeu aos 33 minutos. Vinícius Jr deu um belo passe e deixou Richarlison com o campo vazio à frente. O atacante travou dentro da área, tirou o zagueiro, porém Koné tirou com o pé. No rebote, Bruno Guimarães apareceu e rolou para Richarlison, porém o atacante estava em posição de impedimento.
Aos 38 minutos, de novo o Brasil. Vinícius Jr fez a finta, entrou na área passando no meio de dois marcadores e bateu forte. A bola passou à esquerda da meta de Koné.
Dois minutos depois, Malcom entrou na área e foi puxado por Issiaga Sylla dentro da área. Pênalti marcado. Na cobrança, Vinícius Jr bateu no canto direito e converteu. O goleiro Koné chegou a tocar na bola. 4×1.
Lance do Pênalti pic.twitter.com/pV9RJE2o1Z
— Apito Final (@ApitoFinal_Br) June 17, 2023
Aos 44, Guiné foi ao ataque. Diaby chutou de fora da área e Ederson fez a defesa. Um minuto depois, o Brasil deu a resposta. Pedro recebeu dentro da área, se virou no meio de três e chutou mascado para a defesa de Koné.
Com racismo não tem jogo!
Vencemos dentro de campo. E vamos vencer fora de campo essa dura batalha contra o racismo
Brasil 4×1 Guiné pic.twitter.com/c6GtVllo2g
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 17, 2023
Ficha Técnica
Brasil
Ederson; Danilo (Vanderson), Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Raphael Veiga); Vinícius Jr. (Rony), Rodrygo (Malcom) e Richarlison (Pedro)
Guiné
Ibrahim Koné; Antoine Conté (Dembo Sylla), Sow, Mouctar Diakhaby e Issiaga Sylla; Diawara, Kamano (Diaby) Moriba (Aguibou Camara), Guilavogui (Morlaye Sylla) e Naby Keita (Cissé); e Guirassy (Kanté)
Cartões Amarelos: Lucas Paquetá, Casemiro (BRA); Issiaga Sylla (GUI)
Gols: Joelinton (26/1°T), Rodrygo (29/1°T), Éder Militão (01/2°T), Vinícius Jr (42/2°T) (BRA); Guirassy (35/1°T) (GUI)