Por Marcos Leandro
Com uma atuação absoluta, sobretudo no segundo tempo, o Brasil começou muito bem a caminhada na Copa do Mundo do Catar. Com dois gols de Richarlison, o segundo em lindo voleio, a seleção brasileira venceu a boa equipe da Sérvia por 2×0, nesta quinta-feira (24/11), no Lusail Stadium, pela 1ª rodada do Grupo G do Mundial.
A Canarinho lidera a chave com três pontos e dois gols de saldo, um tento a mais do que a Suíça, que bateu Camarões por 1×0 e também largou com vitória. Na próxima rodada, segunda-feira (28/11), brasileiros e suíços se enfrentam às 13h no estádio 974.
FIM DE JOGO!!!
Com duas bicadas do @richarlison97, a Seleção Brasileira venceu a Sérvia por 2 a 0. 🐦🐦
Vamos, Brasil!!!! 🇧🇷💛 pic.twitter.com/Dao23C5nih
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 24, 2022
O Brasil fez um jogo de muita segurança defensiva e procurou explorar a velocidade de Raphinha, aberto pelo direita, e de Vinícius Junior, pelo lado esquerdo. Neymar atuou por dentro, com liberdade para trocar de posição com Richarlison. Mas o primeiro tempo foi pobre em termos de chances de gol.
Veja os memes após derrota da Alemanha para o Japão na estreia da Copa do Mundo
Veja os memes após a derrota da Argentina na estreia da Copa do Mundo
SEGUNDO TEMPO
Já na etapa final, a seleção brasileira deu um show de bola. Abafando a Sérvia, que já não tinha mais o fôlego para acompanhar em cima todas as jogadas, o gol era questão de tempo. E ele saiu aos 16 minutos, após boa jogada de Neymar, completada por Vinícius Junior. O goleiro Vanja deu rebote e o “Pombo” estufou a rede.
O segundo gol foi uma pintura, já candidato aos mais bonitos da Copa. Aos 27, Vinícius Junior cruzou, Richarlison dominou e acertou um lindo voleio: golaço.
A Sérvia foi se entregando aos poucos e o Brasil ainda poderia ter aumentado a vantagem. A nota triste foi a saída de Neymar, com o tornozelo inchado após uma disputa de bola.
🐦🐦🐦🐦🐦🐦🐦🐦🐦
📷: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/U66WdAO64H
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 24, 2022
FICHA DO JOGO
BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Neymar (Antony), Raphinha (Gabriel Martinelli), Vinícius Júnior (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.
SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Sergej Milinkovic-Savic, Miadenovic (Vlahovic) e Lukic (Lazovic); Tadic e Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojkovic.
Local: Estádio Lusail, no Catar
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
VAR: Abdulla Al-Marri (Catar)
Cartões amarelos: Pavlovic, Gudelj (S).