Em jogo muito difícil, no qual o goleiro Michael fez grandes defesas, o Santa Cruz conseguiu uma grande vitória por 3×1 diante do Sampaio Corrêa neste domingo (5/3) no estádio do Arruda pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Felipe Gedoz marcou dois gols, de falta e de cabeça, e Maranhão fez o outro do Santa. Matheus Martins descontou para os maranhenses, diante de 15 mil pessoas no estádio do Arruda.
Com a vitória, o Tricolor segue vivo na luta pela classificação às quartas de final. Com oito pontos, o Santa está em quinto lugar no Grupo B. O Ceará lidera com 13 pontos. O ABC tem 11. Sergipe e Náutico, ambos com 10 pontos, fecham o G4. Já o Sampaio segue em quinto no Grupo A, com sete.
#CopaDoNordeste – ACABOU | Santa Cruz 3×1 Sampaio Corrêa. Vitória coral com dois gols de Gedoz e um de Maranhão. +3
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/AVl5CqtGho
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 5, 2023
PRIMEIRO TEMPO
O técnico Ranielle Ribeiro surpreendeu e escalou pela primeira no time titular os meias Felipe Gedoz e Anderson Ceará, sacando Maranhão e deixando apenas Lucas Silva e Pipico no ataque. Na parte defensiva, recuperado de lesão, Daniel Pereira voltou à cabeça de área no lugar de João Erick. No Sampaio Corrêa, Felipe Conceição deixou Rafael Furtado (ex-Santa) no banco. No ataque, destaque para o veloz Pimentinha.
ESCALADO! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/vrOqXIBwWw
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 5, 2023
📋O Tricolor de São Pantaleão tá escalado para o duelo com o Santa Cruz. #CentenárioSCFC#sampaiocorrea#boliviaquerida pic.twitter.com/PCZ5W8IMUJ
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) March 5, 2023
Foi do Santa Cruz a primeira boa chance. Aos cinco minutos, após escanteio, Daniel Pereira se antecipou e acertou bonita cabeçada, obrigando o goleiro Luiz Daniel a fazer boa defesa. Já o Sampaio Corrêa até conseguia trabalhar bem a bola, mas preferiu arriscar muitos chutes se direção de fora da área.
Na primeira vez em que penetrou na defesa coral, aos 19, Vinícius Alves só não abriu o placar após grande passe de Pimentinha porque Michael fez boa defesa. O arqueiro do Santa apareceu outra vez de forma formidável aos 23, após belo chute de fora da área de Rafael Vila.
O Tricolor, confuso no meio de campo, voltou a assustar aos 26, após escanteio de Gedoz, que Pipico não aproveitou a saída errada do goleiro Luiz Daniel e cabeceou para fora. Aos 31, Gedoz recebeu bom passe dentro da área, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro do Sampaio. A resposta da Bolívia Querida foi com Pimentinha, que em sua jogada característica, passou entre Daniel Pereira e Marcus Vinicius e soltou a bomba: Michael espalmou de forma espetacular.
E quando tudo caminhava para o empate até o fim do primeiro tempo, o Santa abriu o placar aos 43. Felipe Gedoz sofreu falta na intermediária. Ele mesmo bateu, a bola desviou na barreira e matou o goleiro Luiz Daniel: Santa 1×0.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! FELIPE GEDOZ!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 5, 2023
SEGUNDO TEMPO
Mesmo com a vitória parcial, o técnico Ranielle Ribeiro mexeu na equipe, pois o time não fez um bom primeiro tempo. Perdido em campo, Anderson Ceará foi substituído pelo atacante Maranhão. E logo no primeiro tempo, ele só não aumentou a vantagem coral porque o goleiro Luiz Daniel fez boa defesa. Porém, dois minutos depois, o Santa fez a festa da sua torcida. Em rápido contra-ataque, Arthur tocou para Lucas Silva, que abriu para Marcus Vinicius. O lateral cruzou na cabeça de Gedoz: 2×0.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! GEDEUS!!!!!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 5, 2023
O Sampaio esteve perto de diminuir, mas a bola de Matheus Martins explodiu na trave aos 13. Porém, cinco minutos depois, o mesmo Matheus Martins recebeu na área e balançou a rede do Santa: 2×1.
Para aliviar mais um pouco a pressão, o Santa chegou ao terceiro gol. Aos 32, Jefferson Feijão cruzou e Maranhão fez o terceiro: 3×1.
Fim de jogo no Arruda. SAN 3×1 SAM. Tricolor volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Campinense, no Castelão, às 19h, pela Copa do Nordeste #VumboraSampaio🇲🇱📸 Marlon Costa pic.twitter.com/o8wDbDZCWy
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) March 5, 2023
FICHA DO JOGO
SANTA CRUZ: Michael; Jefferson Feijão (Jadson), Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius; Daniel Pereira, Arthur, Felipe Gedoz (Marcelinho) e Anderson Ceará (Maranhão); Lucas Silva (Italo Silva) e Pipico (Gabriel Cardoso). Técnico: Ranielle Ribeiro.
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Matheus Ludke, Allan Godói, Joécio e Vitinho; Emerson Souza (Luiz Otávio), Rafael Vila e Maurício; Pimentinha, Matheus Martins e Vinícius Alves (Rafael Furtado). Técnico: Felipe Conceição.
Estádio: Arruda.
Árbitro: Adriano Barros (CE)
Assistentes: Jose Moracy e Camila Ferreira (ambos CE)
Gols: Felipe Gedoz aos 43 do 1º tempo; Felipe Gedoz aos 3, Matheus Martins aos 21 e Maranhão aos 29 do 2º tempo
Cartões amarelos: Alemão, Italo Silva (STA); Rafael Vila, Emerson Souza, Allan Godói, Matheus Ludke (SCO)