Por Felipe Holanda
O torcedor do Sport se pergunta até onde o time pode chegar na Série B do Campeonato Brasileiro. Exatamente no meio da tabela — 9º colocado, a sete pontos do G-4 e a sete da zona de rebaixamento —, o Rubro-negro vive fase de definições, restando 18 rodadas para o término da competição. Copo meio cheio ou meio vazio?
Sport oficializa contratação do técnico Claudinei Oliveira
Vindo de goleada sofrida para o Sampaio Corrêa na última rodada, o Sport volta a campo na próxima quinta-feira (28), diante do Guarani. Partida está marcada para as 21h30, na Ilha do Retiro. Será a estreia de Claudinei Oliveira no comando.
Tem novo técnico no Leão! 👨🏫 Seja bem-vindo de volta, Claudinei Oliveira! Que seja uma caminhada de muito sucesso. Vamos juntos: https://t.co/g1R93EwNtp pic.twitter.com/jwbn4X7pUZ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 24, 2022
COPO MEIO CHEIO
A situação do Sport certamente seria pior se não fosse pela defesa, apesar do revés para o Sampaio. Com 12 gols sofridos na Série B, sendo quatro na última sexta-feira (22), o Leão perdeu peças importantes do sistema defensivo. Em especial, Maílson, que acertou transferência para o futebol árabe e deixou o clube.
Outro desfalque — passará quatro semanas de molho — é o zagueiro Rafael Thyere, principal ícone da defesa rubro-negra. Para piorar, Fábio Alemão, o substituo imediato, foi expulso diante do Paio e também é carta fora do baralho contra o Bugre. O prata da casa Chico deve ganhar a vaga.
COPO MEIO VAZIO
Se a defesa funcionou na maioria dos jogos, o mesmo não se pode dizer do ataque. O Sport tem falhas evidentes na transição ofensiva e acumula números decepcionantes, com apenas 13 gols marcados em toda a competição. Os centroavantes Kayke e Búfalo não vêm dando conta do recado, tanto que Ray Vanegas foi utilizado na referência com Lisca e até surpreendeu positivamente.
Quem também caiu de rendimento foi o meia Luciano Juba, que não marca há dez jogos. O último foi na vitória sobre a Ponte Preta, ainda no início de junho. De lá pra cá, acumula atuações apagadas, apesar de ter dado uma assistência na derrota para o Cruzeiro, no Mineirão.
PROJEÇÕES
Atualmente com pouco mais de 7% de chances de acesso, o Sport precisa girar a chave se não quiser ver o G-4 cada vez mais longe. Quem abre a zona de acesso à Série A é o Bahia, com 34 pontos, sete a mais que o Leão. Diante dos números, o Leão enfrenta o Guarani pressionado na Ilha do Retiro, onde só interessará a vitória.