Por Marcos Leandro
Atual bicampeão, o Náutico começou mal a caminhada no Campeonato Pernambucano 2023. Neste sábado (7/1), o Timbu foi derrotado pelo Central por 2×1 no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. O jogo foi bastante equilibrado, mas a Patativa, que volta a elite após conquistar o título da Série A2, mostrou sua força jogando em seus domínios.
Destaque para o atacante Leandro Costa, que marcou o segundo gol dos centralinos, aos 23 do segundo tempo. Foi o 36º tento do jogador em 69 jogos pelo clube. Douglas Bomba tinha aberto o placar aos 16 do primeiro tempo e Matheus Carvalho fez para o Timbu aos 32 da etapa inicial.
Além do Recife: conheça os 10 clubes que também vão disputar o Pernambucano 2023
Pernambucano 2023 terá apenas quatro rebaixados; veja o regulamento da competição
O Náutico volta a campo na próxima quarta-feira (11/1), nos Aflitos, contra o Caruaru City. No mesmo dia, o Central tem o clássico contra o Porto, outra vez no Lacerdão.
Fim de jogo em Caruaru. Pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano, o Náutico perde por 2×1 para o Central. Matheus Carvalho foi o autor do gol alvirrubro.
📸 Rafael Vieira / FPF pic.twitter.com/fSvggXCZzO
— Náutico (@nauticope) January 7, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Sem poder contar com todos os reforços, que não foram regularizados para a estreia contra a Patativa, o técnico Dado Cavalcanti fez uma mescla entre os novatos, como o goleiro Vágner, o zagueiro Denilson e o volante Jean Mangabeira, com os garotos da base, como o lateral Ivan, o volante Mateus Cocão e os atacantes Fernando Neto e Júlio. Destaque para os remanescentes Anilson e Victor Ferraz e para a reestreia de Matheus Carvalho.
📋 Náutico escalado pelo técnico Dado Cavalcanti pra estreia no Campeonato Pernambucano! 🇦🇹🐭 #CampeãoDeTerraEMar pic.twitter.com/nZXp2gIFe1
— Náutico (@nauticope) January 7, 2023
O Central, mesmo vindo de uma conquista de título da Série A2, mexeu muito no elenco para o Estadual. Destaque para os experientes Fernando Pires e Leandro Costa, na sua sexta temporada com a camisa Patativa.
Como geralmente acontece nos jogos do estádio Luiz Lacerda, em virtude do gramado seco e duro, a partida fica muita disputada na parte física, com os atletas com dificuldade para trocar passes mais elaborados, e muitos lançamentos longos.
Mais acostumado ao piso, o alvinegro começou melhor e não demorou a abrir o placar. Aos 16 minutos, Anselmo deu uma “fatiada” na bola, lançando do lado direito para dentro da área. A bola pegou um efeito impressionante e foi em direção à meta do goleiro alvirrubro, que tirou quase em cima da linha – bateu na trave também. Mas no rebote, o volante Douglas Bomba cabeceou para o fundo da rede: Central 1×0.
Foto: FPF
Atrás no placar, o Náutico foi em busca do empate. E o ensaio veio aos 29. Após saída errada do goleiro Nicolas, Julio cabeceou e Thalison tirou quase em cima de linha. Porém dois minutos depois, Julio achou Matheus Carvalho livre entre a zaga centralina. Ele avançou e bateu em cima de Nícolas, mas no rebote, o próprio Matheus Carvalho marcou o gol: 1×1.
MATHEUS CARVALHO!!! ⚽️ pic.twitter.com/cFgu5hxROY
— Náutico (@nauticope) January 7, 2023
🎙Matheus Carvalho “Estou muito feliz de estar de volta. O clube que me abraçou desde 2019. Também foi aqui em Caruaru meu primeiro gol pelo Náutico”. #CampeãoDeTerraEMar
— Náutico (@nauticope) January 7, 2023
SEGUNDO TEMPO
O Náutico voltou para a etapa complementar com uma alteração. O lateral Ivan deixou o gramado para a entrada do atacante Kayon. Victor Ferraz foi recuado para complementar a linha de quatro defensiva. O Central voltou com a mesma formação – o técnico Betinho tinha sido obrigado a mexer no time no final do primeiro tempo, com a lesão de Douglas Bomba – Danilo Pires entrou no seu lugar.
E foi exatamente Danilo Pires que por pouco não colocou os caruaruenses na frente outra vez logo aos três minutos. Após escanteio, o volante acertou um lindo voleio, obrigando Vágner a fazer grande defesa.
Aos 13 minutos, Dado sacou o garoto Fernando Neto e colocando o experiente volante Souza. Entretanto, quem balançou a rede foi o Central, aos 23 minutos. Leandro Costa arrancou pelo lado direito, driblou Matheus Cocão e acertou um chute bem colocado, no cantinho de Vágner: 2×1.
2T | 23’ CEN 2×1 NAU#CampeãoDeTerraEMar
— Náutico (@nauticope) January 7, 2023
O Náutico chegou perto do empate aos 35, mas o chute de Victor Ferraz foi por cima. Souza também assustou em cobrança de falta, mas o triunfo foi mesmo da Patativa.
VITÓRIA DA PATATIVA ⚫️⚪️
Em confronto válido pela abertura do #PernambucanoA1, o @centraldecaruaru venceu o @nauticope por 2 a 1, no Lacerdão. Douglas e Leandro Costa marcaram para os donos da casa, enquanto Matheus Carvalho diminuiu para os visitantes.
📺: @globopernambuco pic.twitter.com/R6l5eLWtyD
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) January 7, 2023
FICHA DO JOGO
CENTRAL: Nicolas; Edy, Emerson (Áquila), Arlan e Thalison (Adson); Douglas Bomba (Danilo Pires), Fernando Pires, Ancelmo (Candinho); Dhonata, Jeorge (Anderson Lessa) e Leandro Costa. Técnico: Betinho.
NÁUTICO: Vágner; Ivan (Kayon), Anilson, Denilson Diego Matos; Mateus Cocão, Jean Mangabeira e Victor Ferraz; Matheus Carvalho, Fernando (Souza) e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Estádio Lacerdão.
Árbitro: Thiago Santos
Assistentes: Bruno Cesar e José Romão.
Cartões amarelos: Jeorge, Emerson e Áquila (Central); Fernando Neto (Náutico)
Gols: Douglas Bomba aos 16 e Matheus Carvalho aos 32 do 1º tempo; Leandro Costa aos 23 do 2º tempo