A CBF divulgou na noite do último domingo (06), o áudio da análise do pênalti controverso marcado a favor do Palmeiras contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela 2° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Pepa enaltece desempenho do Sport e faz críticas a arbitragem: “Incompetência total”

O lance do pênalti foi assinalado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo aos 42 minutos do segundo tempo, quando Raphael Veiga caiu na área após disputa de bola com Matheus Alexandre. Na ocasião, o lateral do Sport desarma o atleta do time paulista e após isso, tem um leve contato com o jogador palmeirense.
No diálogo com Bruno Arleu, Rodrigo Nunes de Sá que foi o árbitro de vídeo na partida, afirma que o toque de Matheus Alexandre não muda a trajetória da bola e que o calço teria interferido Raphael Veiga de prosseguir na jogada.
“Ele vai tocar na bola, mas não muda a trajetória da bola que vai sobrar ainda para o jogador de branco (do Palmeiras). E aí vai ter um calço. Depois que ele joga a bola e o jogador tenta prosseguir, tem um contato no pé que é mínimo. Depois ele vem arrastando a ponta do pé no chão”, falou.
“Ele não desliza o pé antes. Dentro da área, realmente, tem o calço e isso que impacta na ação dele de seguir na jogada, que sobraria para ele. O pênalti está confirmado”, concluiu.
De acordo com a CBF, através do comunicado divulgado, a decisão para o lance está baseada nas regras 12 e 13 do Regulamento de Arbitragem, que diz: “um tiro penal será concedido se um jogador cometer uma infração punível com um tiro livre direto dentro da própria área penal ou fora do campo como parte do jogo”.
O Sport se manifestou sobre o lance por meio de nota oficial, onde classifica a atuação da arbitragem como desastrosa e cobra resposta da Comissão de Arbitragem, além de exigir “providências imediatas e efetivas”. A nota também afirma que o clube seguirá firme e incansável na cobrança por melhorias na arbitragem brasileira.
Confira a nota publicada na Íntegra pelo Sport
O Sport Club do Recife vem a público manifestar sua total e absoluta indignação diante da atuação desastrosa da equipe de arbitragem comandada pelo Sr. Bruno Arleu de Araújo, no confronto deste domingo (06), na Ilha do Retiro, contra o Palmeiras. O Sport cobrará oficialmente respostas da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.
A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo.
O Clube exige da Comissão de Arbitragem da CBF providências imediatas e efetivas. A tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir.
O Sport Club do Recife seguirá firme e incansável na cobrança por melhorias na arbitragem brasileira, em defesa da transparência, da justiça esportiva e do respeito ao futebol.
Ver essa foto no Instagram