Por Marcos Leandro
Em jogo eletrizante, a Argentina venceu o Brasil por 75 a 73 na noite deste domingo (11/9), no Geraldão, no Recife, conquistando o título da Copa América de Basquete. Foi a terceira taça desta competição conquistada pelos hermanos.
🇦🇷 ¡𝐂𝐀𝐌𝐏𝐄𝐎𝐍𝐄𝐒! 🏆 #AmeriCup pic.twitter.com/g7aValKwTQ
— FIBA AmeriCup (@AmeriCup) September 12, 2022
Brasil 🇧🇷 se colgó la medalla de plata 🥈 de la AmeriCup 2022 en Recife 🙌https://t.co/V5Gbw7fnBd pic.twitter.com/tpWMLrPHNq
— FIBA AmeriCup (@AmeriCup) September 12, 2022
O JOGO
O resultado final frustrou um pouco os torcedores, mas eles não puderam reclamar de falta de emoção. Os argentinos começaram bem a partida e chegaram a abrir 15 pontos durante o primeiro tempo. Mas nos dois últimos quartos, a seleção brasileira voltou com mais intensidade e forçando a marcação.
E contando com a energia das arquibancadas, o Brasil cortou a vantagem e conseguiu ficar à frente do placar. No entanto, algumas precipitações no ataque e vacilos na defesa proporcionaram a Argentina tomar outra vez a dianteira no placar no minuto final.
A seleção brasileira ainda teve 16 segundos de posse de bola e arriscou uma bola de três, mas o arremesso de Lucas Dias não caiu, o que decretou a vitória dos argentinos por 75 a 73.
O cestinha da decisão foi o ala Gabriel Deck, da Argentina, com 20 pontos. Inclusive, ele foi o melhor jogador do campeonato (MVP).
🇦🇷Gabriel Deck🇦🇷@TISSOT MVP
#AmeriCup 2022 pic.twitter.com/eDpligJpXe— FIBA AmeriCup (@AmeriCup) September 12, 2022