A seleção brasileira enfrentou o Uruguai nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, pela 12° rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. Os gols saíram na segunda etapa. Valverde abriu o placar para o Uruguai e Gerson em um lindo chute empatou para o Brasil.
Com o resultado, o Brasil está na 5° colocação com 18 pontos e volta a campo em março contra a Colômbia, jogando em casa. O local ainda não foi definido. Já o Uruguai está na 2° colocação com 20 pontos e volta a campo em março contra a Argentina, em Montevidéu.
Primeiro Tempo
A seleção brasileira iniciou pressionando a saída de bola do Uruguai. Na maior parte da primeira etapa teve o controle da partida, mas não teve a pontaria calibrada e não conseguia transformar a maior posse de bola em perigo real para o adversário, enquanto o time uruguaio jogava com as linhas baixas e apostava em marcações individuais para tentar conter o time brasileiro.
O Uruguai levou perigo em três chances entre os 20 e 23 minutos. As melhores chances do Brasil aconteceram aos 34 minutos com Raphinha e aos 46 em uma cabeçada de Igor Jesus que obrigou Rochet a fazer uma boa defesa.
Segundo Tempo
Antes do primeiro minuto, o Brasil teve boa chance com Savinho que roubou a bola no campo de ataque, avançou, mas finalizou mal e a bola foi para fora. Quem abriu o placar foi o Uruguai aos nove minutos com Valverde que recebeu de Maxi Araújo, e acertou um bonito chute de fora da área.
O Brasil empatou aos 16 minutos com Gerson que acertou um belo chute de fora da área após Saracchi cortar mal. Após o gol, o Brasil cresceu na partida e pressionou o time uruguaio, teve boa chance com Raphinha aos 35 minutos e Estêvão aos 42 minutos, mas ambos os chutes foram por cima do gol. O Uruguai baixou as linhas e suportou bem a pressão para garantir o empate.
Ficha Técnica
Brasil
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães (André), Gerson (Lucas Paquetá) e Raphinha; Vinícius Jr., Savinho (Estêvão) e Igor Jesus (Luiz Henrique).
Uruguai
Rochet; Varela, José Giménez, Mathias Olivera e Saracchi; Ugarte, Bentancur e Valverde; Maxi Araújo (Cristian Olivera), Pellistri (Puma Rodríguez) e Darwin Nuñez (Aguirre).
Gols: Valverde 09/2°T (URU); Gerson 16/2°T (BRA)
Cartões Amarelos: Raphinha, Lucas Paquetá e Gabriel Magalhães (BRA); Ugarte e Varela (URU)
Arbitragem
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistente N°1: Cláudio Urrutia (CHI)
Assistente N°2: José Retamal (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)