Mais um caso de racismo no futebol ocorreu nesta segunda-feira (31), durante o jogo entre Internacional e Sport, que terminou empatado em 2×2, no estádio Sesc Campestre, em Porto Alegre, pela 3° rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Um torcedor jogou uma banana em direção ao banco de reservas da equipe pernambucana.
Paulo César Zanovelli será o árbitro da final do Pernambucano 2025 entre Sport x Retrô

O ato racista praticado pelo torcedor aconteceu nos minutos finais da partida, após o gol de empate da equipe rubro-negra. Após isso, o diretor de futebol feminino do Sport, Alessandro Rodrigues, dirigiu-se a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.
Sport volta atenção para a grande final do Campeonato Pernambucano após estreia na Série A
🚨🦁
Torcida do Internacional joga banana em jogadoras do Sport no Campeonato Brasileiro Feminino.Que absurdo! pic.twitter.com/cOUyprpCOh
— Bastidores da ilha (@bastidoresdilha) March 31, 2025
Por meio de nota, o Sport repudiou a atitude, reiterando que não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exigiu a punição para o responsável. O clube também afirma que prestará total apoio às jogadoras e à comissão técnica após o ocorrido.
Em retorno à Série A do Brasileiro, Sport fica no empate com o São Paulo no Morumbi
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) também emitiu nota sobre o ocorrido e cobrou a CBF para que medidas concretas sejam adotadas visando que atos como esse não se repitam.
Confira a nota emitida pelo Sport na íntegra
O Sport Club do Recife vem a público repudiar, veementemente, a atitude covarde e racista de um torcedor do Sport Club Internacional, que arremessou uma banana em direção ao banco de reservas rubro-negro durante a partida do Campeonato Brasileiro Feminino, nesta segunda-feira (31), em Porto Alegre.
Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável.
Imediatamente após o lamentável episódio, o diretor de futebol feminino do Clube, Alessandro Rodrigues, dirigiu-se a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e aguarda os desdobramentos do caso, incluindo a responsabilização do envolvido.
É inaceitável que, em pleno 2025, ainda sejamos confrontados com episódios como esse. O futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e diversidade — nunca de ódio e intolerância.
O Sport Club do Recife prestará total apoio às jogadoras e à comissão técnica que foram alvo desse ato racista e reafirma seu compromisso inabalável na luta contra qualquer forma de discriminação.
Ver essa foto no Instagram
Confira a nota da Federação Pernambucana na íntegra
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) repudia, de forma veemente, o ato racista ocorrido nesta segunda-feira (31), no campo do Sesc Campestre, em Porto Alegre, durante a partida entre Sport Club do Recife e Sport Club Internacional, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino.
O arremesso de um pedaço de banana em direção ao banco de reservas do Sport, logo após o gol de empate da equipe pernambucana, representa um episódio inaceitável de racismo que não pode ser tratado com leniência. O futebol deve ser um ambiente de respeito, igualdade e inclusão, e qualquer manifestação discriminatória precisa ser combatida com rigor.
Diante da gravidade dos fatos, a FPF cobra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma apuração célere e uma punição exemplar aos responsáveis. Medidas concretas devem ser adotadas para que atos como esse não se repitam e para que o futebol brasileiro reforce, com atitudes firmes, o compromisso com a diversidade e o respeito.
A FPF expressa total solidariedade ao Sport Club do Recife, as atletas e comissão técnica, e reitera a posição intransigente contra qualquer tipo de preconceito. Racismo é crime e deve ser tratado como tal. É urgente que todas as instâncias do futebol atuem de forma efetiva para erradicar a discriminação dos estádios.
Federação Pernambucana de Futebol
Ver essa foto no Instagram