Por Edson Junior
Novidade no departamento de futebol. Na manhã desta quarta-feira (17), o Náutico apresentou no CT Wilson Campos, o ex-jogador Betão como novo diretor técnico do clube. O profissional será responsável por comandar o futebol alvirrubro nas categorias de base, profissional e feminino. O presidente Bruno Becker que esteve presente na apresentação, falou sobre a função do novo contratado.
“Tem a responsabilidade de comandar o futebol do clube nos seus três departamentos: profissional, base e feminino. Betão vem com essa função de pensar o futebol do Náutico. De diagnosticar, de criar processos, de cuidar do macro do futebol. Mas sem esquecer também a função de transitar em todos os setores de futebol, em todos os departamentos e funções desde o vestiário até propriamente a função diretiva”.
Em suas primeiras palavras, Betão comentou sobre as conversas durante a negociação e a motivação para aceitar o convite do Náutico. Anteriormente, vinha trabalhando na coordenação das categorias de base do Fortaleza.
“Eu sempre preguei desde a época de atleta, que o futebol tem que ser profissionalizado em todos os setores. Sempre peguei a humanização de processos, então casou muito com a ideia do presidente e de todos aqueles que eu conversei”, disse.
“O que me motivou foi o desafio, como eu sempre falo pra todos, minha vida sempre foi pautada por desafios. Desde de me tornar um atleta, de morar fora do país, de começar a estudar o meu pós-carreira sete anos antes de encerrar minha carreira. Eu acho que isso me motivou, e pela grandeza que é o Náutico”, continuou.
Náutico confirma renovação de Thalissinho até 2027; Betão é contratado para ser diretor técnico
O diretor técnico também comentou sobre a ideia para o início de trabalho, buscando potencializar os profissionais que estão no clube para que o Náutico tenha uma boa performance em campo.
“A ideia desde o início é fazer o futebol do Náutico funcionar. Fazer uma organização fazendo com que o trabalho de campo aconteça. A gente vai tentar potencializar os nossos profissionais da casa, para que o Náutico volte a performar do jeito que se espera”.
Na função que vai exercer no Náutico, Betão também terá o papel de ser o elo entre jogadores e direção de futebol do clube. O departamento também conta com o executivo Léo Franco, o gerente Rodolpho Moreira e os diretores Ítalo Braga e Thiago Dias.
“Eu falo sempre que o falar tem que estar de acordo com o agir. Então, vai muito mais dos atletas terem uma referência dentro do elenco. Acho que é de fundamental importância. Ter um jogador que chame a responsabilidade que saiba que possa ser um ponto de apoio nos momentos de dificuldade. Eu sempre fiz esse papel, por onde eu passei, trago isso para a gestão. Eu acho que dentro da gestão de um grupo, o atleta tem que olhar para a gestão e saber que tem pessoas que eles podem contar. Pessoas que estão trabalhando juntos, não somente cobrando”.
O Náutico estreia na Série C no próximo domingo (21), às 16h30, contra o São Bernardo no estádio dos Aflitos. A partida será realizada de portões fechados por conta de uma punição imposta pelo STJD após briga entre torcedores de Náutico e Confiança, em Aracaju, no Campeonato Brasileiro Série C de 2023.
Nesta manhã, no CT Wilson Campos, o diretor técnico Betão foi apresentado à imprensa pelo presidente Bruno Becker.
Em breve, a coletiva completa estará disponível na TV Timba – @betnacional pic.twitter.com/9jxVOVshKA
— Náutico (@nauticope) April 17, 2024