Punição definida. Após o erro no lance que definiu o resultado no clássico entre Náutico e Santa Cruz no último sábado (25), a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (CEAF/PE), informou neste domingo (26), o afastamento da árbitra Deborah Cecília e do assistente José Romão, que irão passar por um processo de “estudo e recondicionamento técnico por tempo indeterminado”.

O lance ocorreu aos 31 minutos do segundo tempo, quando após receber um lançamento, o atacante Bruno Mezenga dominou com o braço e deu o passe para Paulo Sérgio marcar o gol que sacramentou a vitória alvirrubra.
Em nota, a CEAF afirma que a complexidade e a dificuldade de percepção do toque de mão pela árbitra principal foram consideradas. No entanto, a comissão compreende que o árbitro Assistente 1 (AA1) poderia ter auxiliado para a correta identificação e marcação da infração.
Confira a nota da CEAF na íntegra
“A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol de Pernambuco (Ceaf/PE) informa que, após análise criteriosa do lance ocorrido no jogo Náutico x Santa Cruz, válido pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano Betnacional 2025, reconhece a ocorrência de um erro de arbitragem no segundo gol do Náutico, quando a bola tocou no braço de um atleta da equipe mandante e a infração não foi marcada.
A complexidade e a dificuldade de percepção do toque de mão pela árbitra principal foram consideradas. No entanto, entendemos que o Árbitro Assistente 1 (AA1) poderia ter auxiliado para a correta identificação e marcação da infração.
Diante disso, a Ceaf/PE decidiu pelo afastamento dos profissionais envolvidos para estudo e recondicionamento técnico por tempo indeterminado. Essa medida visa reforçar a capacitação técnica e garantir a evolução contínua da arbitragem em Pernambuco.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do trabalho dos árbitros, buscando sempre reduzir ao máximo a interferência nas partidas. Seguiremos firmes em nosso propósito de mediar o espetáculo esportivo com excelência e imparcialidade”