Por Edson Junior
O Sport recebeu o Náutico na Arena de Pernambuco pela grande final do Campeonato Pernambucano. Na ida, o Leão venceu por 2×0 no estádio dos Aflitos. Neste sábado (06), a equipe rubro-negra teve boas chances de abrir o placar na primeira etapa. No segundo tempo, o Náutico teve chances de perigo, porém não conseguiu marcar para reverter a desvantagem e amargou o vice-campeonato.
O Leão volta a campo na próxima quarta-feira (10) para enfrentar o Ceará, às 21h30, na Arena de Pernambuco pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Timbu também volta a campo na quarta-feira (10), quando enfrenta o Bahia, às 21h30, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pelas quartas de final da Nordestão.
Primeiro Tempo
A partida começou com o Sport mantendo a posse de bola, enquanto o Náutico marcava em cima e quando tinha a posse buscava acelerar o jogo e levantando a bola na área. O Timbu teve um escanteio a favor, Patrick Allan levantou na área mas o goleiro Caíque França tirou de soco e a zaga complementou afastando o perigo.
Aos 7 minutos, o primeiro lance de perigo do jogo foi do Sport. Lucas Lima recebeu na direita e fez um belo lançamento para Romarinho na esquerda. O atacante cabeceou com perigo para fora. Um minuto depois, falta para o Náutico. Rafael Vaz cobrou mas a bola passou longe da meta de Caíque França.
Aos 20 minutos o Náutico foi ao ataque. Arnaldo recebeu pela direita e cruzou para a área, Rafael Thyere antecipou a jogada e fez o corte antes da bola chegar para Paulo Sérgio.
Dois minutos depois, após vacilos de Marcos Júnior e Rafael Vaz, o Sport puxou o contra-ataque. Gustavo Coutinho rolou para Lucas Lima que invadiu a área e tentou o passe para Coutinho, mas Joécio fez um corte providencial. Aos 23 minutos, mais um lance de perigo do Sport. Alan Ruiz cobrou escanteio fechadinho e Rafael Thyere cabeceou no travessão.
O Náutico foi ao ataque aos 28 minutos. Alan Ruiz errou o passe na saída de jogo, a bola ficou com Paulo Sérgio que avançou um pouco e arriscou de fora da área, pra longe do gol, sem nenhum perigo.
Aos 31 minutos, após erro de Marcos Júnior, Lucas Lima dominou pela direita, entrou na área e rolou para Fabricio Domínguez, que finalizou mal para fora. Dois minutos depois, a resposta do Náutico. Paulo Sérgio recuperou a bola, que sobrou para Leandro Barcia. O atacante alvirrubro demorou demais e foi desarmado.
O Sport chegou com perigo aos 37 minutos. Após roubada de bola no campo de ataque, Alan Ruiz cruzou para a área. Luciano Castán dominou e bateu de voleio, a bola passou por cima do gol, próximo da trave.
Aos 39 minutos, o Náutico chegou. Após lançamento para a área, Joécio cabeceou mas a bola passou longe da meta rubro-negra. Três minutos depois, contra-ataque alvirrubro. Patrick Allan dominou, puxou para o meio e tentou o chute de fora da área, mas foi bloqueado pela defesa do Sport.
Ataque rubro-negro aos 45 minutos. Fabricio Domínguez dominou pela direita e cruzou para a área. Gustavo Coutinho dominou e bateu mas a bola foi por cima do gol. Dois minutos depois, outro lance de perigo do Sport. Pedro Lima rolou para Gustavo Coutinho que bateu na trave. No rebote, Fabricio Domínguez, limpou e bateu, mas a bola foi para fora.
Segundo Tempo
O Sport começou pressionando na segunda etapa. Com um minuto, Romarinho partiu pra cima da marcação, mas foi travado por Joécio na hora do chute. Aos 4, Lucas Lima dominou na frente da área e bateu colocado. Dois minutos depois, contra-ataque do Leão. Gustavo Coutinho recebeu dentro da área e bateu para o gol, mas a zaga alvirrubra conseguiu tirar.
Aos 10 minutos, o Náutico chegou com perigo. Patrick Allan cobrou falta e Evandro desviou de cabeça, obrigando Caíque França a fazer uma grande defesa.
O Sport finalizou aos 14 minutos. Alan Ruiz recebeu passe de Felipinho na entrada da área e arriscou para o gol buscando o ângulo, mas a bola foi para fora. Quatro minutos depois, Barletta avançou pelo meio e rolou para Romarinho, que dominou, avançou e finalizou mal, pra longe do gol.
O Náutico levou perigo aos 28 minutos. Wendell Lessa cobrou escanteio fechado e Caíque França salvou o que seria um gol olímpico. O rebote sobrou para Paulo Sérgio que foi travado. Na sequência, Marco Antônio pegou mal e isolou.
Aos 34 minutos, o Sport armou contra-ataque. Chrystian Barletta avançou em velocidade, entrou na área, e deu o passe buscando Romarinho que finalizou em cima de Vagner, que salvou o Timbu.
Na reta final, o Náutico tentou o abafa na reta final do jogo com uma sequência de escanteios, porém sem sucesso. Aos 43, Evandro rolou para Kauan Maranhão na intermediária, mas o atacante finalizou mal.
O 𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧 𝗖𝗟𝗨𝗕 𝗗𝗢 𝗥𝗘𝗖𝗜𝗙𝗘 é bicampeão pernambucano! 🦁🏆 pic.twitter.com/0FmUZkQ5X9
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 6, 2024
Ficha Técnica
Sport
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho (Riquelme); Felipe, Fabricio Domínguez (Chrystian Barletta) e Alan Ruiz; Lucas Lima (Fábio Matheus), Romarinho e Gustavo Coutinho (Zé Roberto).
Náutico
Vagner; Arnaldo, Joécio (Guilherme Matos), Rafael Vaz e Diego Matos; Marco Antônio, Marcos Júnior (Wendell Lessa) e Patrick Allan (Kauan Maranhão); Luiz Paulo (Thalissinho), Leandro Barcia (Evandro) e Paulo Sérgio.
Cartões Amarelos: Riquelme (SPO); Marcos Júnior, Evandro, Guilherme Matos (NAU)
Público: 45.500
Renda: R$ 2.339.685,00
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistente N°1: Francisco Chaves
Assistente N°2: Karla Santana
Quarto árbitro: Paulo Belence
Quinto árbitro: Bruno Vieira
VAR: Gilberto Castro Júnior
AVAR: Clóvis Amaral