Por Edson Junior
O Santa Cruz voltou a vencer no Pernambucano. Após duas derrotas seguidas nos clássicos contra Sport e Náutico, a equipe coral venceu o Porto em Caruaru na noite desta quarta-feira (31) por 3×1 e conseguiu a reabilitação na competição. Pedro Bortoluzo, Thiaguinho e Caio Mello marcaram para o Santa Cruz, Zé Werison descontou para o Porto.
Com o resultado, a Cobra Coral está na 5° colocação com nove pontos. O Gavião do Agreste permanece na penúltima colocação com três pontos. O Santa Cruz volta a campo na próxima terça-feira (06) contra o Petrolina, no estádio Paulo Coelho às 16h30. O Porto enfrenta o Náutico na quarta-feira (07), no estádio dos Aflitos, às 21h.
Primeiro Tempo
O jogo começou truncado com a equipe do Santa Cruz buscando se impor na partida, porém sem conseguir levar perigo nos minutos iniciais. O primeiro lance de perigo foi do Porto. Aos 11 minutos, Ivisson recebeu bom lançamento, passou pelo marcador e bateu colocado, a bola foi para fora. No lance, a defesa coral ficou pedindo impedimento. Três minutos depois, novamente o Gavião. Bruninho cobrou escanteio na segunda trave, Werison desviou de cabeça e Adão bateu de primeira por cima do gol.
Aos 17 minutos, a primeira chegada do Santa Cruz. Matheus Melo mandou um chute da entrada da área e Zé Werison conseguiu desviar no momento certo, mandando para escanteio. Dois minutos depois, novamente o time coral. João Diogo mandou chute colocado e João Ciriaco espalmou, na sequência, Toty sofreu falta próximo a área do Gavião. Na cobrança, Matheus Melo mandou para o gol, a bola desviou no caminho e passou muito perto.
Aos 25 minutos, um lance polêmico na partida. O Santa Cruz fez ótima jogada, Matheus Melo fez o passe para Thiaguinho, que rolou para João Diogo bater no canto de João Ciriaco e marcar o gol. Na comemoração, a arbitragem marcou impedimento, fato que gerou muita reclamação do time coral.
Cinco minutos depois, o Santa Cruz abriu o placar. Thiaguinho fez um belo passe para Pedro Bortoluzo que passou nas costas da marcação, entrou na área e bateu na saída do goleiro João Ciriaco. 1×0.
O PRIMEIRO DO SANTA! ⚽️
Chute cruzado de extrema sabedoria do camisa 9⃣ Pedro Bertoluzo! Para abrir o placar! É do @SantaCruzFC!
📲 https://t.co/QqFQJuhN2o | #LetsGOAT 🐐 #PernambucanoNoGOAT pic.twitter.com/BFxbjZW88H
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) January 31, 2024
O Porto voltou a chegar aos 38 minutos. Após cruzamento na área, Ivisson subiu livre dentro da área, mas cabeceou fraco no meio do gol. William fez a defesa. Três minutos depois, o Santa Cruz respondeu. Após cobrança de falta de Lucas Bessa, a defesa do Gavião cortou e o rebote sobrou para Thiaguinho que chutou alto e João Ciriaco fez bela defesa. Aos 46 minutos, Adão arriscou de fora da área, mas chutou fraco eo goleiro do Santa Cruz fez a defesa de forma tranquila.
Segundo Tempo
O Santa Cruz iniciou a segunda etapa marcando o segundo gol. Matheus Melo fez o passe para Thiaguinho, driblou a marcação e bateu no canto para fazer 2×0 com 20 segundos.
O que você faz em um minuto? 🤔
O @SantaCruzFC fez um gol, no início do segundo tempo! Foi o segundo da Cobra na partida!#LetsGOAT 🐐 #PernambucanoNoGOAT pic.twitter.com/aichuFHyjr
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) January 31, 2024
Aos 6 minutos, o Porto foi ao ataque, Adão chutou de fora da área, a bola desviou em Paulo César e foi para escanteio. Na cobrança, Bruninho cobrou na medida e Zé Werison que subiu mais que todo mundo, cabeceou para o fundo das redes. 2×1.
DIMINUI O PORTO! ⚽️
José Werison sobe mais que todo mundo e coloca o Porto no jogo!
Assista AO VIVO 📲 https://t.co/QqFQJuhN2o @ClubedoPorto 1×2 @SantaCruzFC | #LetsGOAT 🐐 #PernambucanoNoGOAT pic.twitter.com/fXyAHayJEA
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) January 31, 2024
O Porto chegou novamente aos 14 minutos. João Gabriel driblou dois jogadores pela direita, entrou na área, mas bateu para fora.
Quatro minutos depois, o Santa Cruz marcou o terceiro gol. Caio Mello acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço. 3×1.
CHUTAÇO! GOLAÇO!
Caio Mello arriscou de muito longe e fez. Um belo gol do camisa 15 do @SantaCruzFC! O terceiro da Cobra foi assim…
📲 https://t.co/QqFQJuhN2o | #LetsGOAT 🐐 #PernambucanoNoGOAT pic.twitter.com/2OrpLzRlQt
— Canal GOAT (@CanalGOATBR) January 31, 2024
Aos 21 minutos, novamente o Santa Cruz no ataque. Toty fez boa jogada pela direita e rolou no meio para Matheus Melo que chutou de primeira. João Ciriaco fez boa defesa. Quatro minutos depois, o Gavião do Agreste respondeu. João Gabriel desceu pela direita em velocidade, limpou a marcação, mas finalizou em cima do goleiro William.
Aos 30 minutos, novamente o time coral no ataque. Em boa trama pela esquerda, Matheus Melo recebeu, entrou na área e tentou a cavadinha, mas João Ciriaco fez a defesa. Dois minutos depois, Matheus Melo tabelou com João Pedro e bateu rasteiro. O goleiro do Porto fez a defesa.
Aos 45 minutos, o Porto chegou no ataque. Adão tirou da marcação e chutou da intermediária, a bola passou com perigo.
#Pernambucano – Fim de jogo | Porto 1×3 Santa Cruz. Nossos gols foram marcados por Pedro Bortoluzo, Thiaguinho e Caio Mello.#AvanteSanta 🐍
📸: @rafaelmelofoto pic.twitter.com/VtSAkPKf6A
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 1, 2024
Ficha Técnica
Porto
João Ciriaco; Juninho (Cristian), Zé Werison, Kaio (Luiz Fabiano) e Oziel; Adão, Robinho (Hudson) e Bruninho; João Gabriel, Itallo (Wilsinho) e Ivisson (Guilherme).
Santa Cruz
William; Toty, Paulo César, Rafael Pereira e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira, Lucas Bessa (Caio Mello) e Matheus Melo; Thiaguinho (Felipe Cardoso), João Diogo (João Pedro) e Pedro Bortoluzo (Wellisson).
Gols: Pedro Bortoluzo 30/1°T (STA), Thiaguinho 20 segundos/2°T (STA); Zé Werison 7/2°T (POR); Caio Mello 18/2°T (STA)
Cartões Amarelos: Itallo, Kaio (POR)
Público: 3.120
Renda: R$ 57.735,00
Arbitragem
Árbitro: José Woshington da Silva
Assistente N°1: Matheus Valentim da Silva
Assistente N°2: João Henrique de Oliveira Lima
Quarto árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo