O Sport perdeu a boa sequência de cinco jogos sem derrota. O Leão jogou mal, sobretudo no primeiro tempo, e acabou perdendo por 3×1 para o Guarani nesta sexta-feira (18/8), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Bruno Mendes, Bruninho e Matheus Barbosa balançaram a rede pelo Bugre, enquanto Ronaldo Henrique, de pênalti, descontou para os pernambucanos.
O resultado negativo custou a perda de liderança. O Sport permaneceu com 45 pontos e foi ultrapassado pelo Vitória, que fez 2×0 no Botafogo (SP) no Barradão, em Salvador, e alcançou os 47 pontos. O Leão da Ilha ainda pode cair para terceiro, caso o Novorizontino (42 pontos) vença a Chapecoense no domingo (20/8).
Também com 42, o Vila Nova fecha o G4, mas pode perder o posto em caso de triunfo do Criciúma (41) sobre o Ituano neste sábado (19/8). O Guarani também encostou na briga, subindo para sexto, com 40 pontos. O Sport volta a campo na próxima sexta (25/8), contra o Ituano, na Ilha do Retiro.
É FIM DE JOGO!!!!
É VITÓRIA DO BUGRE!!!!
VAMOOOOOOOO 🇳🇬🏹🇳🇬🏹 pic.twitter.com/AXFm6nOEmo
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) August 19, 2023
O JOGO
O técnico Enderson Moreira promoveu quatro mudanças no time. Titulares durante boa parte da temporada, Fabinho e Jorginho retomaram seus postos nas vagas de Fábio Matheus e Alan Ruiz, respectivamente. No ataque, Edinho ganhou a preferência desta vez em detrimento a Labandeira. E na lateral esquerda, o treinador optou pelo garoto Victor Gabriel.
Essa última escolha não deu certo. O Guarani começou o jogo forçando justamente o setor esquerdo da defesa leonina. E se deu bem, logo em dose dupla. Aos cinco minutos, Bruno José cruzou e Bruno Mendes completou. Renan defendeu, mas o próprio camisa 9 mandou para o fundo da rede no rebote. O segundo gol veio aos 10. Desta vez foi João Victor que lançou na área e Bruninho fuzilou: 2×0.
Sem conseguir se encontrar em campo, o Sport “ganhou” um gol. Após disputa na área, a bola bateu na mão de Lucão. O lance passou despercebido, mas o VAR chamou o árbitro Wilton Pereira Sampaio, que assinalou a penalidade. Ronaldo Henrique, com a classe de sempre, diminuiu a desvantagem do Leão para 2×1, aos 25 minutos.
Começa o segundo tempo para Guarani 3×1 Sport. Bora em busca desse resultado, Leão!#GUAxSPT #LeãoNoBrasileirão pic.twitter.com/l79OdaV3wg
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 19, 2023
Porém, a noite não era mesmo rubro-negra. Agora pelo lado direito da defesa do Sport, Mayk tocou para Matheus Barbosa acertar o cantinho de Renan aos 34 minutos: 3×1.
Tentando reagir, Enderson Moreira voltou para o segundo tempo com Peglow e Labandeira nas vagas de Victor Gabriel e Edinho. Mas foi o Guarani que chegou perto de ampliar aos sete, em cabeçada no travessão de João Victor.
O Sport foi melhorando aos poucos e criou algumas chances, como nos chutes de fora da área de Ewerthon e Alan Ruiz, mas não conseguiu evitar a derrota. Final: Guarani 3×1 Sport.
Fim de jogo em Campinas: Guarani 3×1 Sport, pelo Campeonato Brasileiro. Gol rubro-negro foi marcado por Ronaldo.
📸 Karen Fontes pic.twitter.com/feWgt0sXsH
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 19, 2023
FICHA DA PARTIDA
Guarani: Pegorari, Diogo Mateus, Lucão, Alan Santos (Walber) e Mayk (Caíque Silva); Matheus Barbosa, Lucas Araújo (Bernardo) e Bruninho (Enderson); Bruno José, João Victor e Bruno Mendes (Derek). Técnico: Umberto Louzer.
Sport: Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Victor Gabriel (Peglow); Ronaldo Henrique (Alan Ruiz), Fabinho (Fábio Matheus) e Jorginho; Edinho (Labandeira), Vagner Love (Fabrício Daniel) e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira.
Estádio: Brinco de Ouro (Campinas/SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (AM) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: Diogo Mateus, Alan Santos e Derek (G); Fabinho (S)
Gols: Bruno Mendes, aos 5/1T, Bruninho, aos 10/1T e Matheus Barbosa, aos 34/1T (G); Ronaldo Henrique, aos 25/1T