Por Marcos Leandro
No primeiro compromisso após a saída de Lisca para o Santos, o Sport deu sinais que o “furacão” ainda não deixou o clube. O Leão jogou mal, foi passivo em muitos momentos do jogo e foi goleado por 4×1 pelo Sampaio Corrêa, na noite desta sexta-feira (22/07), no Castelão, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Artilheiro da Segundona, agora com 11 gols, Gabriel Poveda deixou duas bolas na rede rubro-negra, sendo um de pênalti – lance que causou a expulsão do zagueiro Fábio Alemão, já na etapa complementar. Ygor Catatau e Rafael Costa marcaram os outros tentos da Bolívia Querida. Kayke descontou para o Sport.
Com a derrota, o time pernambucano vai ficando para trás na briga pelo acesso à Série A do Brasileiro. O Sport segue com 27 pontos e caiu para o sétimo lugar. O Sampaio, por sua vez, alcançou os 28 pontos e assumiu a quinta colocação. O Grêmio é o quarto, com 33.
O Tubarão colocou um reggae, e torou o leão na Ilha do Amor 🇧🇴🎶 pic.twitter.com/sjiy2lfnnU
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) July 23, 2022
ESCALAÇÕES
Tendo mais uma oportunidade como treinador, César Lucena, auxiliar da casa, mexeu na equipe para a partida. No meio de campo, Bruno Matias foi escalado ao lado de Fabinho e Blas Cáceres, enquanto no ataque Kayke voltou a ser titular (Vanegas foi pro banco), ao lado de Luciano Juba e Thiago Lopes. Na zaga, com a lesão de Rafael Thyere, Alemão começou jogando ao lado de Sabino. No gol, com a transferência de Mailson para o futebol árabe, Carlos Eduardo assumiu a camisa 1.
LEÃO ESCALADO! 📝🦁#SAMxSPT #VoltAremos pic.twitter.com/2ktYjZZELF
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 22, 2022
📋 ESTAMOS ESCALADO PARA MAIS UMA BATALHA! pic.twitter.com/7H6endW6Dw
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) July 22, 2022
SAMPAIO NA FRENTE
Não demorou muito para o Sampaio Corrêa abrir o placar. E foi da forma que o time é mais eficiente. Pimentinha, sempre ele, aproveitou a marcação frouxa de Sander e cruzou na cabeça de Gabriel Poveda, que foi mais esperto que o zagueiro Alemão. Carlos Eduardo nada pode fazer. Sampaio 1×0 aos cinco minutos. Foi o décimo gol de Poveda, artilheiro da Série B.
INEXPRESSIVO
O Sport pouco criou no primeiro tempo. Fora uma cabeçada de Kayke aos 17, que a arbitragem assinalou impedimento, o Leão só arriscou um chute aos 30 minutos, com Blas Cáceres, por cima do gol aos 30 minutos.
MAIS UM GOL DE CABEÇA
O Sampaio Corrêa aumentou sua vantagem aos 37 minutos. Após cobrança de escanteio, ygor Catatau aproveitou o escorregão de Sabino e cabeceou longe do alcance de Carlos Eduardo. A Bolívia Querida aumentava sua vantagem para 2×0.
Bola rolando no segundo tempo. Mais 45 minutos para tentar uma reação dentro da partida. Vamos, Leão!#SAMxSPT #VoltaLeão pic.twitter.com/6hwolYO2O0
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 23, 2022
REAÇÃO RUBRO-NEGRA
Para a etapa complementar, César Lucena mexeu em dose dupla na equipe. Thiago Lopes e Blas Cáceres, que pouco fizeram, saíram para as entradas de Giovanni e Everton Felipe. E a resposta foi positiva. Logo aos seis minutos, Giovanni cobrou falta e Kayke desviou para gol: 2×1. Léo Condé não fez alterações no time maranhense.
MAIS UM DO SAMPAIO
A esperança do Sport de chegar ao empate caiu por terra aos 32 minutos, após mais um gol de Gabriel Poveda, de pênalti. Foi mais um erro defensivo do Leão, que deu o contra-ataque ao Sampaio, com Matheusinho sendo derrubado por Fábio Alemão, que ainda foi expulso. Poveda chegou a 11 gols nesta Segundona.
VIROU GOLEADA
Ainda deu tempo para os donos da casa marcarem o quarto gol. Rafael Costa, que tinha acabado de entrar no lugar do artilheiro Gabriel Poveda, chutou de fora de área e acertou o canto de Carlos Eduardo aos 48 minutos. Final: 4×1.
FICHA DO JOGO
SAMPAIO CORRÊA: Gabriel Batista; Matheusinho, Allan Godoi (Joécio), Nilson Junior e Pará; André Luiz (Lucas Araújo), Ferreira e Rafael Villa; Ygor Catatau (Nadson), Gabriel Poveda (Rafael Costa) e Pimentinha (Renatinho). Técnico: Léo Condé.
SPORT: Carlos Eduardo; Ezequiel, Fábio Alemão, Sabino e Sander; Bruno Matias (Denner), Fabinho e Blas Cáceres (Everton Felipe); Thiago Lopes (Giovanni), Luciano Juba (Willian Oliveira) e Kayke (Vanegas). Técnico: César Lucena.
LOCAL: Estádio Castelão, em São Luís (MA).
ÁRBITRO: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP).
ASSISTENTES: Alex Ribeiro e Miguel da Costa (ambos de SP)
GOLS: Gabriel Poveda aos cinco e Ygor Catatau aos 37 do 1º tempo; Kayke aos seis e Gabriel Poveda aos 32 e Rafael Costa aos 48 do 2º tempo
AMARELOS: Rafael Villa (Sampaio)
VERMELHO: Fábio Alemão (Sport) aos 29 do 2º tempo