Por Edson Junior
O Campeonato Pernambucano 2023 inicia no próximo sábado (7), 13 clubes estão na disputa nesse ano onde a competição ganha ainda mais relevância por garantir as vagas do estado na Copa do Brasil com o fim das vagas via ranking. Também distribui duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro.
Veja quais cidades terão representantes no Campeonato Pernambucano 2023
Além do trio de ferro da capital que tem muitos títulos do torneio, temos mais dez times que irão disputar o campeonato, onde apenas o Salgueiro conseguiu conquistar o título em 2020. Três clubes já foram vice: Central, Porto e Retrô.
Pernambucano 2023 terá apenas quatro rebaixados; Veja o regulamento da competição
O Íbis está na disputa, assim como o Afogados que tem Walter como principal destaque em sua equipe. O campeonato também terá um estreante, o Maguary, que pela primeira vez vai disputar a elite do futebol estadual. Caruaru City, Petrolina, Belo Jardim também estarão na competição.
Federação divulga tabela atualizada do Pernambucano 2023
Caruaru chega forte no Pernambucano 2023. Pela primeira vez na história, a cidade terá três clubes na elite do futebol estadual.
Caruaru City
O Caruaru City permaneceu na elite do futebol estadual, terá como treinador o experiente Adelmo Soares de 61 anos, com passagem por vários clubes do futebol pernambucano.
Para essa temporada, o clube passou por uma reformulação e contratou alguns jogadores como o zagueiro Willian Gaúcho ex-Náutico e Afogados, o goleiro Diego Almeida ex-Campinense, o zagueiro Lucão revelado na base do Santa Cruz e com passagem pelo Petrolina, o volante Marcão ex-Moto Club-MA, o volante Henrique, que disputou a Série A2 pelo Central e já teve passagem pelo clube e o atacante Patrick que estava no Uberaba-MG e já teve passagens por Athletico-PR, Portimonense-POR, Bragantino, América-RN, Remo e Vila Nova.
Central
A Patativa volta a elite do estadual após conquistar a Série A2. O treinador Betinho foi mantido no comando da equipe para a temporada 2023.
O atacante Leandro Costa é o principal destaque da equipe e permaneceu no elenco. O clube investiu para tentar chegar mais longe na competição e não apenas brigar para se livrar do rebaixamento.
O clube contratou os atacantes Candinho ex-Afogados e Anderson Lessa ex-Náutico e com passagens por vários clubes do interior, o meia Danilo Pires, ex-Náutico e Atlético-MG, o volante Fernando Pires com passagens pelo clube.
Porto
O Porto retorna a competição após seis anos longe da elite estadual. O clube fez uma parceria com o Penapolense-SP, trazendo a comissão técnica e alguns atletas. O comandante da equipe será Oscar de Souza de 54 anos. Na última temporada treinou o Contagem-MG e foi auxiliar da equipe sub-23 do Corinthians.
O clube manteve o meia Danielzinho que foi um dos destaques da campanha de acesso, assim como o volante Geyson e o lateral Edvaine.
Foram contratados o experiente volante Vágner Rosa que já teve passagem pelo clube e também jogou no Náutico, e o atacante Tharcysio ex-Náutico são alguns dos principais reforços para o grupo.
Afogados
A Coruja do Sertão se manteve em mais uma temporada na elite e busca chegar longe na competição.
O treinador será Evandro Guimarães, que já passou por Central e Salgueiro. E a equipe se reforçou com nomes conhecidos para a temporada.
O meia Valdeir que já passou por Salgueiro, Santa Cruz e Retrô. O principal reforço é o atacante Walter, bastante rodado no futebol com passagens por Internacional, Porto-POR, Athletico-PR, Goiás, Fluminense e Santa Cruz.
O goleiro Railson que disputou a Série D pelo ASA, o zagueiro Danilo Santos que conseguiu o acesso da Série D para a Série C com o Pouso Alegre-MG, além do meia Adryan de 21 anos emprestado pelo Sport, e o atacante Arian de 22 anos emprestado pelo Santa Cruz. Nove atacantes foram contratados pelo clube.
Salgueiro
O Carcará é o único clube do interior campeão estadual, em 2020, venceu a final contra o Santa Cruz no Arruda. O clube será comandado por Marcos Tamandaré, que é ídolo do clube como jogador e passou muito tempo como auxiliar na comissão técnica.
Para o Estadual, o clube contratou o goleiro César Tanaka, campeão em 2020 com o clube, o goleiro Everton que se destacou na classificação contra o Sport pelas quartas de final de 2022. O zagueiro Luís Eduardo que jogou de 2014 até 2018 retorna ao clube, também teve passagem pelo Náutico. O lateral Marcel ex-Santa Cruz e os atacantes Juan Kelsen com passagem pela base do Sport sendo Campeão Pernambucano sub-20, Palominha que estava no Flamengo-PE e já atuou pelo Vitória de Santo Antão e Odilávio que foi campeão da Série C com o Náutico em 2019.
Petrolina
O Petrolina retornou a elite após um imbróglio na justiça com o Belo Jardim. Inicialmente a Fera Sertaneja foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco com a perda de quatro pontos por uma escalação irregular do zagueiro Raykar, perdendo a vaga de acesso para o Belo Jardim.
Porém, posteriormente o Petrolina conseguiu recuperar os pontos no STJD, o Belo Jardim por sua vez, recorreu da decisão que teria novo julgamento, com isso os clubes que irão participar do torneio decidiram por unanimidade incluir Petrolina e Belo Jardim na primeira divisão do Estadual.
O clube terá o treinador William Lima no comando da equipe e o elenco mescla atletas com passagem pelo clube como Maicon, Eduardo, Alan, Caio, Marquinhos, Rodrigo Ramalho, João Carlos, Roberto e Acauã.
E reforçou a equipe com alguns jogadores como Everton Felipe, atacante com passagens por Retrô e Caruaru City, o volante Kiko que atuou pelo Ypiranga na Série A2, os goleiros Adilson que estava no Lagarto/SE e Alan que vem do Baraúnas/RN. Os atacantes Everton que estava no Santa Cruz/RN e Juliano que disputou a Série A2 pelo Decisão.
Belo Jardim
O Belo Jardim também retorna a elite do Estadual após o imbróglio e busca se manter na primeira divisão. O treinador será Thyago Marcolino que comandou o Caruaru City em 2022.
A equipe ainda está em montagem, e a principal contratação é o atacante Grafite de 28 anos que já atuou por Afogados, Caruaru City, Central, Sete de Setembro e Pesqueira.
O atacante Berg ex-Petrolina e Caruaru City, o lateral direito Vitor Carlos ex-Retrô e Flamengo de Arcoverde, o goleiro Luiz Fernando ex-Desportivo Aliança-AL, o volante Gustavo ex-Retrô e Caruaru City. Além do zagueiro Matheus Vila ex-Bragantino-PA e o atacante Vitor Alagoano ex-Itumbiara-GO.
Íbis
O clube conhecido como “Pior Time do Mundo” vai para o segundo ano consecutivo na elite do Estadual e quer seguir na primeira divisão.
O treinador será Rafael Santiago de 35 anos é o mais jovem do campeonato. O treinador estava no sub-17 do Pássaro Preto e também teve passagens na base do Sport.
O clube manteve jogadores do último estadual como o volante Celestino e o goleiro Lucas Peixe. O principal destaque é o meia Índio, de 25 anos, com passagens por Vera Cruz no Estadual e Afogados na Série D do Brasileiro na temporada passada. Também reforçam o Pássaro Preto o zagueiro Raykar ex-Petrolina, pivô do imbróglio jurídico na Série A2, o atacante Lucas Lukaku que disputou a Série A2 pelo Santa Fé, o volante Clebson com passagem pelas categorias de base do Palmeiras, o atacante Daniel ex-Bangu-RJ, o zagueiro Gabriel Santos ex-Dorense-SE e Kleitinho ex-Atlético-PE.
Retrô
A Fênix é o atual vice-campeão estadual e quer chegar longe mais uma vez na competição. Para isso, manteve Dico Wooley como treinador e boa base do time que disputou o Estadual e a Série D na temporada passada como Franklin Mascote, Gustavo Ermel, Jean, Renan Dutra, Guilherme Paraíba, Pedro Costa, Radsley e buscou algumas contratações para reforçar o elenco.
As principais foram os volantes Rômulo ex-Vasco e Spartak Moscou, Jonas ex-Flamengo, Bahia e Sampaio Corrêa e Ratinho ex-Botafogo-PB com passagem pelo Goiás. O meia Albano que vem por empréstimo do Goiás e também atuou pelo Paraná Clube, e o atacante Luisinho Bigode ex-Santa Cruz e Bahia com passagens no futebol árabe.
Maguary
O Maguary é o estreante na elite estadual. A equipe será comandada pelo treinador Nilson Corrêa, ex-goleiro de Náutico e Santa Cruz.
O clube investiu no elenco e pretende brigar por vaga nas competições nacionais. Manteve o volante Memo ex-Santa Cruz que disputou a Série A2, e o meia Luan Henrique formado na base do Retrô.
Chegam para reforçar o elenco o goleiro Rokenedy que estava na base do São Paulo e também passou na base do Santa Cruz, o meia Zé Eduardo que foi bicampeão sul-americano sub-20 com a seleção brasileira em 2009 e 2011, na última campanha atuando com nomes como Neymar, Casemiro e Lucas Moura. Zé estava no Sandefjord da Noruega. O atacante Rafinha ex-Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2013 conhecido na época como Neymar da Gávea, Alan Pinheiro ex-Vitória-BA e Londrina com passagem no futebol japonês e Wallace atacante formado na base do Sport são outros reforços da equipe de Bonito.