O Santa Cruz sofreu sua primeira derrota na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Nogueirão, neste domingo (14/5), o Tricolor perdeu por 2×1, de virada, para o Potiguar de Mossoró, pela 2ª rodada do Grupo 3 da competição. Pipico, de pênalti, abriu o placar para os corais. Romeu empatou e Vitinho, aos 50 minutos do segundo tempo, deu a vitória para os donos da casa.
A Cobra Coral segue com três pontos e ocupa a quarta colocação na chave, atrás do Sousa (6 pontos), do Campinense (4 pontos) e do Nacional de Patos (PB) – também com três, mas com melhor saldo de gols. Iguatu e Potiguar também têm três pontos. O próximo compromisso do Santa é domingo (21/5) contra o Campinense, o Arruda.
#SérieD – Potiguar 2×1 Santa Cruz#AvanteSanta 🙏🏽🐍 pic.twitter.com/UE5P9b5kee
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 14, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Com o objetivo de dar entrosamento e padrão de jogo à equipe, o técnico Felipe Conceição repetiu a formação utilizada na vitória contra o Iguatu (CE) no Arruda, na largada da competição. Mais uma chance para o quarteto ofensivo Chiquinho, Nadson, Pipico e Lucas Silva. No Potiguar, destaque para o técnico Junior Câmara, que trabalhou na base do Sport. Outra cara conhecida foi do lateral-esquerdo Izaldo, ex-Náutico.
📝🐍 #AvanteSanta pic.twitter.com/NDjgPCNXTR
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 14, 2023
𝙈𝘼𝙄𝙊𝙍 𝘿𝙊 𝙄𝙉𝙏𝙀𝙍𝙄𝙊𝙍 𝙀𝙎𝘾𝘼𝙇𝘼𝘿𝙊!!! 👊🏽🇦🇹#potiguarxsantacruz #seried pic.twitter.com/Kzwzr5rNkj
— Potiguar de Mossoró (@potiguarmossoro) May 14, 2023
O primeiro tempo foi equilibrado. Logo do dois minutos, Pipico testou o goleiro Diego Almeida, que defendeu sem maiores problemas. O time da casa respondeu com perigo aos 10, mas Michel Potiguar não alcançou o cruzamento. Logo depois, foi a vez de Wilson testar Michael, que pegou bem a bola. Aos 23, Nadson pediu pênalti após se enroscar com o zagueiro do Potiguar, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.
Na reta final do primeiro tempo, as duas equipes seguiram se revezando nas chances, com o goleiro Michael evitando que os corais levassem o gol. Do outro lado, Chiquinho desperdiçou boa oportunidade ao chutar mal e mandar para a fora.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram sem mudanças para a etapa complementar. E o Santa Cruz começou em cima. Aos quatro minutos, Marcus Vinícius cruzou, a zaga falhou, Lucas Silva cabeceou e o goleiro Diego Almeida defendeu. O Tricolor seguiu pressionando e, após chute de Nadson, o árbitro marcou pênalti após a bola bater na mão do zagueiro. Pipico converteu aos seis minutos, colocando o Santa na frente do placar: 1×0. Foi o segundo gol do atacante na competição.
PIPICOOOO! O ARTILHEIRO ABRIU O PLACAR EM MOSSORÓ! AQUI É SANTA! pic.twitter.com/9CEUgF75zr
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) May 14, 2023
Assim que tomou o gol, o técnico Junior Câmara mexeu na equipe. Bebeto deixou o gramado, Caíque Valdívia entrou em campo. E o time da casa quase chegou ao empate aos 15, após jogada de falta ensaiada e que Michael espalmou o chute de Romeu. Porém, aos 18, o Potiguar empatou. Em chute de fora da área, o mesmo Romeu balançou a rede coral: 1×1. A bola desviou no caminho e enganou o goleiro Michael.
O Santa teve a chance de pular de novo à frente, mas Chiquinho desperdiçou aos 22 minutos, furando de forma bisonha. Foi a gota d’água para o técnico Felipe Conceição, que resolveu fazer as primeiras modificações. Chiquinho e Fabrício deixaram o jogo para as entradas de Emerson Galego e Anderson Paulista. E com pouco tempo em campo, Anderson Paulista acertou uma bomba, mas o goleiro Diego Almeida defendeu. O Potiguar respondeu e só não virou porque Michael defendeu o chute de Romeu. Na sequência, Ítalo Henrique afastou. Era lá é cá e Emerson Galego perdeu ótima chance para os pernambucanos.
O jogo teve sete minutos de acréscimos e, aos 46, o Potiguar quase virou a partida. Cristiano tentou de bicicleta, Michael defendeu e, no rebote, Wilson perdeu o gol. Mas aos 50, Vitinho aproveitou o contra-ataque e marcou o segundo gol dos potiguares no apagar das luzes.
𝗚𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗢𝗟𝗟𝗟𝗟!!! VIRAMOS!!!
⚽️ VITINHO É O NOME DELE, NAÇÃO!#POTxSTA | 2×1#potiguarxsantacruz #seried #maiordointerior pic.twitter.com/FO93wkiPBY
— Potiguar de Mossoró (@potiguarmossoro) May 14, 2023
FICHA DO JOGO
POTIGUAR: Diego Almeida; Lucas Serafini (Allefe), Victor Sousa, Anderson Júnior e Izaldo; Bebeto (Caíque Valdívia), Marquinho Taipu e Wilson; Michel Potiguar (Cristiano), Robert (Vitinho) e Romeu. Técnico: Júnior Câmara.
SANTA CRUZ: Michael; Léo Fernandes, Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício (Anderson Paulista) e Chiquinho (Emerson Galego); Lucas Silva (Maranhão), Pipico e Nadson (Marcelinho). Técnico: Felipe Conceição.
Estádio: Nogueirão (Mossoró/RN)
Árbitro: Renan Novaes Insabralde (MS)
Assistentes: Reinaldo de Souza Moura e João Henrique Queiroz da Silva (ambos do RN)
Cartões amarelos: Izaldo e Lucas Serafin (P); Pingo, Ítalo Silva e Léo Fernandes (S)
Gols: Pipico, aos 7/2T (S); Romeu, aos 18/2T e Vitinho, aos 51/2T