O Sport conseguiu sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão bateu o Guarani por 2×0 neste domingo (7/5) na Ilha do Retiro, com dois gols do zagueiro Rafael Thyere, ambos no primeiro tempo. O estádio rubro-negro não teve presença do torcedor, em virtude da punição do STJD por conta do vandalismo de alguns torcedores no jogo contra o Vasco, ano passado.
Foi o segundo jogo do Rubro-negro na competição, que já está na sua 5ª rodada. O Sport, que estreou com um empate contra o Novorizontino, tem quatro pontos e está em 14º lugar. O Leão volta a campo na quarta-feira (10/5), contra o Tombense, também na Ilha.
VITÓRIA RUBRO-NEGRA! TRÊS PONTOS PRA CONTA DO LEÃO!
Rafael Thyere marca duas vezes e o Sport vence o Guarani por 2 a 0, na Ilha do Retiro, pela Série B! 🦁🫡#SPTxGUA #LeãoNoBrasileirão pic.twitter.com/dI03A3QFfM
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 7, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Para o primeiro jogo depois da frustração pela perda do título da Copa do Nordeste para o Ceará, o técnico Enderson Moreira poupou o meia Jorginho, com dores no joelho. Matheus Vargas ganhou mais uma oportunidade. Na lateral direita, outra vez Ewerthon foi o dono da posição. Pelo lado do Guarani, destaque para o meia Régis, com passagem pela Ilha do Retiro.
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#SPTxGUA #LeãoNoBrasileirão pic.twitter.com/qsksfTgpX3
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 7, 2023
O Guarani está escalado! Na Ilha do Retiro, às 19h, o Bugre enfrenta o Sport.
Oferecimento: ASA Alumínio #OMaiordoInterior🟢🏹 pic.twitter.com/2gzSdQlF6V
— Guarani Futebol Clube (@guaranifc) May 7, 2023
Talvez como reflexo das arquibancadas vazias, o Sport começou em ritmo mais lento. Porém, aos seis minutos, o Leão construiu uma boa jogada. Cariús cruzou para Matheus Vargas, que desviou em direção ao gol, mas Mike cortou. Pelo lado do Bugre, o técnico Bruno Pivetti foi obrigado a fazer uma mudança com 10 minutos, com a lesão do atacante Bruno Mendes e a entrada de Derek.
O Leão quase abriu o placar aos 19, em cobrança de falta de Luciano Juba e raspou a trave. O goleiro Pegorari, estático, apenas “rezou para a bola sair”. Três minutos depois, uma linda jogada, de pé em pé, com Juba tocando para Vágner Love, mas o atacante chutou em cima do goleiro do Guarani.
Muito recuado, o time paulista não conseguia atacar. E o Sport, enfim, abriu o placar aos 28. Luciano Juba cruzou e o zagueiro Rafael Thyere acertou linda cabeçada. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar: 1×0.
RAFAEL THYERE. CAPITÃO! 🫡 pic.twitter.com/OVQbe6T13a
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 7, 2023
Aos 32, por pouco Vágner Love aumentou a vantagem, mas o arqueiro do Bugre fez grande defesa em cabeçada à queima-roupa. Finalmente, aos 35, o Bugre deu o primeiro susto, mas Renan defendeu cabeçada de Derek. Porém, a noite era de Rafael Thyere. Depois de Love perder seu terceiro gol na partida, o zagueiro aproveitou cruzamento de escanteio de Juba e empurrou para o fundo da rede aos 43 minutos: 2×0.
Meu capitão tá inspirado hoje! 🫡🔥 pic.twitter.com/CVyqIq2ZtD
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 7, 2023
SEGUNDO TEMPO
Com o Guarani dominado na etapa inicial, o técnico Bruno Pivetti mexeu na equipe para a etapa final, com a entrada de Bruninho no lugar de Isaque. Mas foi do Sport a primeira boa chance. Juba deu linha cavadinha para Love, que bateu com categoria, mas Pegorari defendeu de novo. Foi a quarta oportunidade desperdiçada pelo centroavante.
Depois desse lance, o Leão tirou um pouco o pé e passou a pensar mais em administrar a vantagem. Já o Guarani, rodava a bola, mas não conseguia criar chances de gols. Aos 20, Enderson Moreira fez as primeiras alterações. Felipinho e Wanderson entraram nas vagas de Matheus Vargas e Edinho, respectivamente.
O jogo ficou morno, mas aos 34, Bruno José perdeu boa chance na pequena área. Fabrício Daniel respondeu pelo Sport aos 40, em bom chute de fora da área, defendido pelo goleiro do Bugre. E acabou mesmo 2×0 para o Sport.
Vitória importantíssima com uma atuação GIGANTE do nosso capitão. Você merece, Rafael Thyere. Bora buscar muito mais! pic.twitter.com/RIrCDd9mkb
— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 8, 2023