O Náutico está eliminado da Copa do Brasil. Jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), nesta terça-feira (25/4), o Timbu perdeu por 2×0 para o Cruzeiro, no duelo de volta da 3ª fase da competição nacional. O gol que eliminou o alvirrubro foi marcado por Richard aos 44 minutos do segundo tempo. A derrota por 1×0 levava a decisão para os pênaltis, pois foi o mesmo resultado, só que a favor dos pernambucanos, nos Aflitos.
O Timbu não fez um bom jogo, com o goleiro Vágner sendo outra vez destaque. A Raposa, principalmente com o atacante Gilberto (ex-Santa Cruz e Sport) perdeu muitas chances. O primeiro gol celeste foi marcado pelo bom lateral-direito Wlliam, aos oito da etapa final.
O Náutico se volta agora para seu último e principal compromisso na temporada, a Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em maio. Já o Cruzeiro vai aguardar o sorteio das oitavas de final.
🕘 2T | FIM DE JOGO! CLASSIFICADOS!
⚽ Gols de William e RichardRESPEITA O MAIOR CAMPEÃO DA COPA! 🏆
🔷 #CRUxNAU| 2-0 | #ReiDeCopas pic.twitter.com/tKUft6uZW5
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 26, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Como já era esperado, o Cruzeiro foi para cima dos primeiros minutos da partida. Precisando vencer para se classificar, a Raposa tentou pressionar o Náutico em seu campo de defesa. O time mineiro conseguiu dois escanteios perigosos e chutes de fora da área que assustaram o goleiro Vágner.
Porém, a primeira chance mais clara foi do Náutico. Aos 16, Victor Ferraz colocou a bola na cabeça de Kaion, que desperdiçou jogando por cima. A resposta do Cruzeiro veio com Gilberto, aos 21. Ele arrancou após falha de Denilson, mas “apanhou” da bola e permitiu o abafa de Vágner. Logo depois, foi a vez de Nikão ficar sem saber o que fazer cara a cara com o arqueiro alvirrubro. Vágner que fez uma linda defesa em chute de Gilberto, aos 38. Antes, o Náutico já tinha feito uma troca, como Júlio entrando no lugar de Jael, que se lesionou. Aos 44, Bruno Rodrigues por pouco não abriu o placar; a bola raspou a trave. O Náutico deixou o primeiro tempo reclamando pênalti em Kayon.
🕘 0’ | 2T | Começa o segundo tempo! ⚽🦊
Vamo atrás desses gols!!!
🔷 #CRUxNAU | 0-0 | 🔷#ReiDeCopas pic.twitter.com/4M2sXjAOzO
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) April 25, 2023
SEGUNDO TEMPO
O Cruzeiro voltou a todo vapor e com duas modificações, com as saídas de Nikão e Ramiro para as entradas de Richard e Rafael Bilu. E logo aos oito minutos, a Raposa abriu o placar. Bruno Rodrigues tabelou com Gilberto e cruzou para William, livre, empurrar para o gol: 1×0.
O resultado levava a decisão para os pênaltis e, parece, que era o objetivo do Náutico. Isso porque o time se retraiu na defesa ainda mais. E os mineiros foram acumulando chances perdidas, com Machado, Matheus Vital e Gilberto.
Para tentar sair do sufoco, Dado Cavalcanti mexeu em dose dupla. Gabriel Santiago e Régis Tossati entraram nos lugares de Juan Gauto e Kayon. E logo na sequência, aos 21, Denilson, de cabeça, quase empata a partida. Dois minutos depois, Villero escapou na cara de Rafael Cabral e bateu em cima do goleiro cruzeirense. No rebote, Gabriel Santiago bateu fraco, nas mãos do arqueiro celeste.
O jogo ficou morno até os 41, quando o Cruzeiro teve uma chance de ouro. Após falta cruzada na área, Vágner falhou e Luciano Castán chutou por cima. Mas aos 44, saiu o segundo gol, com Richard, de cabeça, após cruzamento de William.
FICHA DO JOGO