Por Edson Junior
O Sport enfrentou o Retrô na Ilha do Retiro em segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano. Na ida, o Sport venceu por 2×1 na Arena de Pernambuco.
Na tarde deste sábado, o Leão voltou a vencer desta vez por 2×0 na Ilha do Retiro, com gols de Vagner Love e Gabriel Santos. Com o resultado, o Leão conquistou o seu 43° título do Campeonato Pernambucano, o maior vencedor da competição no estado. Já o Retrô amarga o segundo vice campeonato na história. No ano passado, foi superado pelo Náutico na decisão.
O Sport volta a campo na próxima quarta-feira (26) para encarar o Coritiba às 19h na Ilha do Retiro.
O Retrô volta a campo no dia 6 de maio contra o Falcon-SE na estreia da Série D.
Homenagem ao Rei Pelé no pontapé inicial
Antes de iniciar a partida, o boneco de Olinda homenageando o Rei Pelé entrou em campo na Ilha do Retiro, sob aplausos de todos e deu o pontapé inicial para a grande decisão do Estadual.
Primeiro Tempo
Com 2 minutos, o Retrô foi ao ataque. Fernandinho dominou na entrada da área e sofreu falta. Na cobrança da Fênix, em jogada ensaiada, Fernandinho recebeu bola rasteira na entrada da área e chutou colocado. A bola passou perto do ângulo da meta do goleiro Renan que voou visando fazer a defesa.
Aos 4 minutos, o Retrô precisou fazer uma substituição forçada. O volante Ratinho sentiu a coxa e caiu no gramado. O experiente Rômulo entrou na partida.
Aos 7 minutos, o Sport chegou ao ataque. Vagner Love recebeu a bola, deu belo drible de corpo em Yuri Bigode, entrou na área, mas demorou a tomar a decisão e foi desarmado.
Aos 8, o Retrô chegou com perigo. A bola foi lançada na área, a zaga do Sport não conseguiu afastar e Alencar chutou na trave. A bola sobrou na pequena área para Fernandinho que chutou rasteiro e Ewerthon tirou em cima da linha.
Aos 10, Facundo Labandeira se chocou com o goleiro Jean e não conseguiu continuar. Edinho foi acionado para o jogo.
Aos 11, o Sport foi ao ataque. Em cobrança de escanteio, o Sport tentou jogada ensaiada. Luciano Juba rolou para Ewerthon que mandou o chute colocado sobre o gol de Jean.
Primeiro gol do Sport
Aos 20, o Sport abriu o placar. Alencar errou na saída de bola, Fabinho rolou a bola para Jorginho, que finalizou e Jean fez a defesa. No rebote, Fabinho rolou para Vagner Love que aproveitou, driblou Jean e dois defensores no mesmo lance e abriu o placar na Ilha do Retiro. 1×0.
FAZ O 🫶. TEM GOL DO HÔMI NA FINAL! #EmBuscaDo43º pic.twitter.com/gtTKG2cFji
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 22, 2023
Aos 28, o Retrô foi ao ataque. Fernandinho sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, Radsley pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo.
Aos 34 minutos, Fernandinho mais uma vez sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, a bola bateu na barreira.
Aos 46, falta para o Sport. Jorginho foi derrubado por Guilherme Paraíba. Na cobrança da falta, Luciano Juba mandou na área, a defesa afastou e no rebote Sabino mandou por cima da meta de Jean.
Aos 49, de novo o Sport. Ewerthon aproveitou um bate rebate na área do Retrô e finalizou mal.
Um minuto depois, Edinho deu lindo chapéu no marcador e finalizou de primeira, a bola foi longe do gol.
Aos 51, Radsley fez falta em Ronaldo no campo de ataque. De início levou cartão amarelo, após ser chamado pelo árbitro de vídeo para revisar o lance, o meia Radsley foi expulso da partida.
O volante Rômulo levou cartão amarelo por reclamação e o treinador Dico Wooley foi expulso.
Intervalo
No intervalo da partida, aconteceu um show de Priscila Sena na Ilha do Retiro.
Intervalo na Ilha do Retiro > Intervalo do Super Bowl 🔥🎶 pic.twitter.com/YsYZAaihzv
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 22, 2023
Intervalo do #PernambucanoMeuAmor🫶🏻 > Intervalo do SuperBowl.
O show do intervalo da finalíssima ficou por conta da @betnacional, que levou a @PriscilaAMusa para animar a torcida. pic.twitter.com/fEk8ZgFLMG
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) April 22, 2023
ELA É MUITO SPORT! ♥️ Que festa linda, Priscila Senna. A Ilha do Retiro inteira cantou contigo! pic.twitter.com/TPE3QoGuze
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 22, 2023
Segundo Tempo
Aos 2 minutos, o Retrô foi ao ataque. Luisinho que entrou no intervalo aproveitou bola na entrada da área, puxou para o meio e mandou colocado. A bola passou ao lado esquerdo da meta do goleiro Renan.
Aos 5, o Sport respondeu. Luciano Juba rolou para Vagner Love, o atacante passou para Igor Cariús, o lateral tentou cruzar para a área mas a defesa do Retrô mandou para escanteio.
No cruzamento do escanteio, Sabino cabeceou por cima do gol, mas o árbitro marcou falta no lance.
Dois minutos depois de novo o Sport. Luciano Juba cruzou para a área, Guilherme Paraíba afastou e quase mandou contra o próprio gol.
Aos 13, Luciano Juba cobrou escanteio e Fabinho cabeceou sobre a meta do Retrô.
Aos 16, Fabinho derrubou Matheus Serafim. Falta para o Retrô. Na cobrança, Luciano Juba fez o corte.
Aos 20, falta para o Sport. Edinho jogou na área e Gabriel Santos subiu sozinho mas não acertou a finalização.
Aos 22, de novo o Leão. Luciano Juba tabelou com Vagner Love, o camisa 9 do Sport chutou colocado, a bola passou a esquerda da meta da Fênix.
Aos 28, a zaga do Sport recuou mal, Matheus Serafim correu e finalizou, mas Renan afastou o perigo.
Aos 32, o Retrô foi pra cima. Luisinho recebeu passe na entrada da área, Gabriel Santos fez a falta.
Na cobrança, Luisinho bateu fraco na barreira.
Aos 34, de novo o Retrô. Renato Henrique pegou o rebote dentro da área e mandou o chute de primeira. A bola passou com perigo a direita da meta do Sport.
Aos 35, Retrô no ataque. Em contra ataque, Fernandinho rolou para Luisinho, que driblou Pedro Martins e caiu no gramado. O Retrô ficou na bronca pedindo pênalti mas o árbitro mandou seguir.
Segundo gol do Leão
Aos 38, o Sport chegou ao segundo gol. Vagner Love deu um belo passe em profundidade para Gabriel Santos, que dominou e finalizou no canto esquerdo de Jean. 2×0.
GABRIEL SANTOS PRA AMPLIAR NA FINAL! #EmBuscaDo43º pic.twitter.com/tl3u8ZnEmE
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 22, 2023
Aos 41, o Retrô ainda lutava na partida. Luisinho arriscou o chute e Renan espalmou.
Aos 45, novamente o Retrô. Renato Henrique cabeceou sozinho no segundo pau e Sabino afastou praticamente em cima da linha. Evitando o gol de honra do Retrô.
VITÓRIA RUBRO-NEGRA! SPORT É CAMPEÃO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO!
COM GOLS DE VAGNER LOVE E GABRIEL SANTOS NA ILHA DO RETIRO, LEÃO VENCE NOVAMENTE O RETRÔ E CONQUISTA O ESTADUAL DE 2023! 🦁🏆#SPTxRET #43ºDoSport pic.twitter.com/vAa5Byfwmb
— Sport Club do Recife (@sportrecife) April 22, 2023
Ficha Técnica
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Labandeira (Edinho) (Pedro Martins), Luciano Juba e Vagner Love
TEC: Enderson Moreira
Retrô
Jean; Israel (Renato Henrique), Yuri, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Jonas (William Marcílio), Ratinho (Rômulo) (Luisinho), Alencar e Radsley; Fernandinho e Giva (Matheus Serafim)
TEC: Dico Wooley
Gols: Vagner Love, Gabriel Santos (SPO)
Cartões Amarelos: Rafael Thyere, Vagner Love, Jorginho, Edinho, Ronaldo, Gabriel Santos (SPO); Dico Wooley, Fernandinho, Guilherme Paraíba (RET)
Cartões Vermelhos: Ewerthon (SPO); Radsley, Dico Wooley (RET)
Público: 26.345 torcedores
Renda: R$ 793.685,00
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistente 1: Francisco Chaves
Assistente 2: Karla Renata Cavalcanti de Santana
Quarto Árbitro: Michelangelo Almeida
Quinto Árbitro: José Romão
VAR: Gilberto Castro Júnior
AVAR: Clóvis Amaral