Em um jogo quente, que teve árbitro lesionado, o goleiro Michael fechando o gol e o Santa Cruz, mesmo com um jogador a menos, perdendo uma chance claríssima aos 45 do 2º tempo, o Clássico das Multidões terminou empatado em 0x0 neste sábado (18/3), na Arena de Pernambuco, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste.
Após um primeiro tempo não tão empolgante, a etapa final foi alucinante. Começou com a expulsão do lateral Marcus Vinícius, que fez o Sport pressionar bastante, mas parando na excelente atuação do goleiro Michael. E aos 45 do segundo tempo, Gabriel Cardoso só não deu a vitória aos corais porque Rafael Thyere salvou quase em cima da linha.
Copa do Brasil: veja quem Sport e Náutico podem pegar na 3ª fase da Copa do Brasil
O jogo ainda teve o árbitro baiano Emerson Ricardo de Almeida se lesionando, com o quarto árbitro, Nairon Pereira, passando a conduzir o clássico, que teve 27.502 torcedores.
Com o empate, o Sport, já classificado para as quartas de final, segue liderança do Grupo A, agora com 16 pontos, um a mais do que o Fortaleza. Já o Santa Cruz chegou aos nove no Grupo B, em quinto lugar. Para avançar, terá que vencer o Fortaleza na última rodada e torcer contra Náutico ou Sergipe, ambos com 10.
#CopaDoNordeste – ACABOU! | Sport 0x0 Santa Cruz.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/ntJ7ajeHOA
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 18, 2023
PRIMEIRO TEMPO
Dúvida por conta de uma entorse no tornozelo direito, o zagueiro Rafael Thyere foi a grande surpresa na escalação do Sport. Com isso, ele formou a zaga com Chico, uma vez que Sabino foi expulso na rodada passada, contra o Sergipe. No Santa Cruz, Ranielle Ribeiro escalou Chiquinho como titular, com Baraka e Anderson Paulista substituindo Daniel Pereira (lesionado) e Arthur Santos, suspenso.
LEÃO ESCALADO! 📝🦁#SPTxSAN #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/lC1WHYmfqF
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 18, 2023
ESCALADO! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/9tsbcLjTIn
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 18, 2023
O Sport procurou tomar as ações ofensivas da partida, já o Santa Cruz tentava não dar espaço para o adversário. Logo aos quatro minutos, após lançamento da intermediária, Chico mandou para a rede, mas o lance foi invalidado corretamente por impedimento do zagueiro rubro-negro. O tricolor respondeu aos 14, com Lucas Silva, que cortou para dentro e chutou forte, mas Renan defendeu.
O Leão levou enorme perigo aos 19. Luciano Juba cruzou e Vágner Love finalizou, mas parou em grande defesa do goleiro Michael. O Santa respondeu em cruzamento de Lucas Silva, que Renan errou na saída e Gedoz perdeu o gol.
O jogo perdeu um pouco o ritmo, com os corais tentando encaixar um contra-ataque, enquanto o Leão desperdiçava as poucas chances criadas.
Fim de primeiro tempo na Arena de Pernambuco. Sport vai empatando sem gols contra o Santa Cruz.#SPTxSAN #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/6akkFgO4ir
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 18, 2023
SEGUNDO TEMPO
O Santa Cruz voltou para o segundo tempo com uma mudança, Dayvid no lugar de Felipe Gedoz. O Sport retornou com a mesma formação. E logo aos oito minutos, problema para o tricolor. Marcus Vinícius fez falta em Edinho e levou o segundo cartão amarelo, consequentemente sendo expulso. Chiquinho deu lugar a Ítalo Silva, para recomposição da ala esquerda.
#CopaDoNordeste – Vermelho para Marcus Vinícius.
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) March 18, 2023
A pressão do Leão passou a ser enorme. Aos 12, Fabinho mergulhou e cabeceou para baixo, obrigando Michael a fazer linda defesa. Aos 19, Juba cabeceou para fora. Aí aconteceu uma situação inusitada. O árbitro baiano Emerson Ricardo de Almeida se lesionou e não pode mais continuar na partida. O quarto árbitro, Nairon Pereira, passou a conduzir o clássico.
Quando o jogo recomeçou, o goleiro Michael voltou a se destacar, defendendo uma grande cabeçada de Jorginho. Aos 36, Ítalo Melo tirou quase em cima da linha, evitando que a bola chegasse à Love.
Mesmo com muitos jogadores de ataque e o Santa com de defesa, foi do tricolor uma chance de ouro de tirar o zero do placar. Em rápido contra-ataque, João Erick arrancou e tocou para Gabriel Cardoso, cara a cara com Renan. O atacante coral deu uma cavadinha e Rafael Thyere salvou quase em cima da linha.
Fim de jogo na Arena de Pernambuco: Sport 0 x 0 Santa Cruz, pela Copa do Nordeste.#SPTxSAN #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/l6Edyeo7NQ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 18, 2023
FICHA DO JOGO
SPORT: Renan; Eduardo (Ewerton), Thyere, Chico e Igor Cariús (Felipinho); Fabinho e Ronaldo (Matheus Vargas) e Jorginho (Gabriel Santos), Edinho (Labandeira), Vágner Love e Luciano Juba. Técnico: Luis Fernando Flores (auxiliar)
SANTA CRUZ: Michael; Jefferson Feijão (Yan Oliveira), Alemão, Ítalo Melo e Marcus Vinicius; Baraka, Anderson Paulista e Felipe Gedoz (Deyvid) ((João Erick)); Lucas Silva, Chiquinho (Ítalo Silva) e Pipico (Gabriel Cardoso). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Local: Arena Pernambuco
Arbitragem: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA)
Cartões amarelos: Chico (Sport); Marcus Vinicius, Alemão, Baraka, Gabriel Cardoso e Ítalo Melo (Santa Cruz)
Cartões vermelhos: Marcus Vinicius (Santa Cruz)