Por Edson Junior
O árbitro Paulo Roberto Alves Júnior que apitou a partida entre Tombense x Retrô na última quarta-feira (08) pela segunda fase da Copa do Brasil foi afastado pela CBF após um pênalti mal marcado que deu a classificação para a equipe mineira.
O lance aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo. Em uma bola lançada na área do Retrô, três jogadores da Tombense estão na disputa e o atacante Jaderson caiu na área. Mesmo sem a participação de qualquer atleta do Retrô no lance, o árbitro marcou o pênalti. O lance gerou revolta entre os jogadores da equipe pernambucana, o lateral Pedro Costa e o goleiro Jean receberam cartão amarelo.
Na cobrança da penalidade, Jean fez a defesa no chute de Alex Sandro, porém o atacante da equipe mineira marcou no rebote e garantiu a classificação do Tombense.
— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) March 9, 2023
Além da eliminação, o erro do árbitro trouxe um prejuízo financeiro ao Retrô. Em caso de classificação, a Fênix receberia a premiação de R$ 2,1 milhões.
Com isso, Paulo Roberto, foi incluído no Programa de Assistência ao Desempenho de Arbitragem (PADA). A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou através de nota.
“A Comissão de Arbitragem da CBF resolveu suspender por tempo indeterminado o Árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, por entender que o desempenho dele, na partida entre as equipes Tombense x Retrô, válida pela 2ª fase da Copa do Brasil 2023, foi abaixo dos padrões exigidos. O referido oficial será incluído no Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem”, diz a nota assinada por Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem.
CANCELAMENTO DO JOGO
Através de nota oficial, o Retrô se posicionou e alegou que vai lutar para cancelar o jogo e abrir inquérito para investigação do caso. “A partir de agora nós vamos lutar e pleitear pelo cancelamento do jogo, incluindo inquérito policial para tentar entender o motivo daquela decisão e para outras instâncias para que a gente possa, de alguma forma, sanar todas as dúvidas sobre a licitude do jogo por parte do árbitro, excluindo do processo a CBF, que tem nos apoiado nessa causa”, diz trecho da nota.
NOTA DE REPÚDIO – RETRÔ X TOMBENSE – Retrô FC Brasil https://t.co/Oz4uUKCU9R
— Retrô FC Brasil (@Retrofcbrasil) March 9, 2023