No Clássico dos Clássicos das liminares e ofícios por conta do impasse quanto à presença de público no estádio, melhor para o Sport. O Leão venceu o Náutico por 2×0 neste sábado (4/3) no estádio dos Aflitos, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. O rubro-negro perdeu inúmeras chances – muitas delas defendidas pelo goleiro Vágner, mas conseguiu balançar a rede com Fabinho, de cabeça, aos 16 minutos do segundo tempo. E com Juba, de cobertura, aos 52 minutos, em um golaço. O Timbu não fez uma boa apresentação, mesmo diante da presença do seu torcedor, único liberado para entrar no estádio.
O Sport chegou aos 12 pontos no Grupo A, apenas três a menos do que o Fortaleza, que tem um jogo a mais. Já o Náutico ficou nos 10 pontos, ainda está em segundo no Grupo B, mas pode perder algumas posições no decorrer da rodada.
DEU LEÃO! VITÓRIA RUBRO-NEGRA NO CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS!
Com gols de Fabinho e Luciano Juba no segundo tempo, Sport vence o Náutico por 2 a 0 nos Aflitos, pela Copa do Nordeste! 🦁 🔥#NAUxSPT #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/7X5RlCZ1VO
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
BATALHA JURÍDICA
O jogo teve indefinição quanto à presença de público até quase uma hora antes de a bola rolar. O Sport entrou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu o direito de ter seus torcedores nos Aflitos. O Náutico, por sua vez, disse que não foi notificado a tempo de operacionalizar a venda dos ingressos.
O Timbu, inclusive, retardou a abertura dos portões para às 16h – seria às 15h30. Isso porque o STJD determinou posteriormente que o jogo fosse de portões fechados, mas um ofício da Secretaria de Defesa Social (SDS), determinava que a partida fosse só com torcida mandante.
Por volta das 16h15, os portões foram abertos, apenas com a torcida do Náutico tendo acesso ao estádio dos Aflitos. Os poucos rubro-negros que foram ao local foram informados que não poderiam ter acesso ao campo. Na verdade, os dois clubes acionaram o STJD através de ofício, no qual informavam que havia um consenso para a realização do jogo só com a torcida do mandante.
PRIMEIRO TEMPO
O técnico Dado Cavalcanti repetiu a base das últimas partidas, mesmo com o meia-atacante Gabriel Santiago já liberado pelo departamento médico. No Sport, o zagueiro Rafael Thyere e o volante Fabinho voltaram após serem poupados da partida contra o Íbis na última quarta-feira.
Náutico escalado para mais um Clássico dos Clássicos #CampeãoDeTerraEMar 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/amxvX3Ixo0
— Náutico (@nauticope) March 4, 2023
LEÃO ESCALADO 🦁📝#NAUxSPT #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/dmT8c8mZTd
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
O jogo começou quente, com um desentendimento após uma entrada mais dura de Cariús em Kayon, sobrando bate boca e cartões para membros dos dois bancos de reservas. E foi do Sport a primeira boa chance. Labandeira arrancou pela direita e inverteu para Juba, que dominou mas bateu para fora.
Aos 13, o Leão só não abriu o placar graças ao goleiro Vagner, que fez uma defesa monumental em chute de Sabino. Dois minutos depois, o arqueiro alvirrubro fez outra boa intervenção em chute de Vágner Love.
Aos poucos, o Náutico foi saindo da pressão rubro-negra e ficando mais com a posse de bola. Porém, faltou encaixar a jogada na hora da finalização. Já o Sport teve outra ótima chance aos 34. Vágner Love ganhou a jogada de Denilson e deixou Juba livre para fazer o gol, mas Vágner cresceu e fez um milagre, garantindo o 0x0.
Na reta final do primeiro tempo, o Náutico chegou com perigo em cruzamentos, obrigando Renan a trabalhar bem. Já os rubro-negros ainda perderam duas chances incríveis. Aos 45, Labandeira parou outra vez em Vágner. Aos 48, Jorginho recebeu livre dentro da área e chutou para fora.
2T | 0′ – Começa o segundo tempo nos Aflitos!#CampeãoDeTerraEMar#NAUxSPT – 0x0 pic.twitter.com/vAEV4B5a2T
— Náutico (@nauticope) March 4, 2023
SEGUNDO TEMPO
Após pouca participação positiva no primeiro tempo – levou um cartão amarelo e discutiu com Sabino -, Júlio não voltou para a etapa complementar, cedendo lugar para Jael. O Sport voltou com a mesma formação. E o roteiro começou o mesmo. Aos seis, Juba parou outra vez no goleiro Vágner. Pelo lado alvirrubro, Souza tentou de falta, mas Renan espalmou.
Depois de muitas tentativas perdidas pelos atacantes, o Sport chegou ao gol com uma jogada surpreendente de seus dois volantes. Aos 16, Ronaldo fez lindo lançamento e Fabinho entrou entre os zagueiros e cabeceou sem chance para Vágner: Sport 1×0.
É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO LEÃO NOS AFLITOS! GOL DO MEU VOLANTE! 7️⃣ pic.twitter.com/a2AdW4DpEL
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
Atrás no placar, Dado Cavalcanti mexeu em dose dupla. Gabriel Santiago e Matheus Carvalho substituíram Kayon e Jean Mangabeira, respectivamente. Já Enderson Moreira sacou Labandeira e colocou Edinho na ponta direita. Souza tentou empatar em chute de fora da área, mas a bola saiu. O Sport chegou até a balançar de novo a rede, com Jorginho, mas a arbitragem assinalou impedimento. Logo depois, Edinho perdeu outra chance clara de aumentar a vantagem rubro-negra. O Náutico quase empatou aos 49, mas a cabeçada de Denilson raspou a trave. E ainda deu tempo para Juba fazer um golaço, por cobertura, aos 52 minutos, sacramentando a vitória leonina por 2×0.
ABSOLUTAMENTE TUDO NORMAL EM PERNAMBUCO! pic.twitter.com/OnJxZ9DsUb
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Vágner; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Denilson e Diego Matos; Juan Gauto (Nathan), Souza e Jean Mangabeira (Gabriel Santiago); Paul Villero, Júlio (Jael) e Kayon (Matheus Carvalho). Técnico: Dado Cavalcanti
SPORT: Renan; Eduardo, Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo Henrique (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Felipinho); Labandeira (Edinho), Vágner Love (Kayke) e Luciano Juba (Wanderson). Técnico: Enderson Moreira
Local: Aflitos.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Luis Carlos de França Costa e George Italo Antas Nogueira
Gols: Fabinho aos 16 e Juba aos 52 do 2º tempo
Cartões Amarelos: Diego Ferreira, Júlio, Paulo Miranda, Paul Villero, Jael E Victor Ferraz (Náutico); Igor Cariús, Gean e Jorginho (Sport)