Náutico e Sport voltam a se encontrar na temporada. Depois de se enfrentarem pelo Campeonato Pernambucano, 2×2, alvirrubros e rubro-negros jogam neste sábado (4/3), às 17h30, pela Copa do Nordeste. A partida será realizada no estádio dos Aflitos.
O jogo é cercado de muita expectativa, em função da boa fase das duas equipes. Ambos estão na segunda posição dos seus respectivos grupos. O Timbu tem 10 pontos no Grupo B, mesma pontuação do líder Ceará. Já o Leão soma nove no Grupo A, seis a menos do que o Fortaleza, mas com dois jogos a menos do que o Tricolor do Pici.
Os dois times estão embalados. O Náutico vem de classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, após grande vitória sobre o São Bernardo no ABC paulista. Já o Sport lidera o Campeonato Pernambucano e vem acumulando goleadas nos adversários.
HOJE É DIA DE NÁUTICO. É DIA DE LOTAR OS AFLITOS! 🔥🔴⚪️ pic.twitter.com/KjOWrKIFrn
— Náutico (@nauticope) March 4, 2023
Hoje tem SPORT CLUB DO RECIFE!
Hoje tem Clássico pela Copa do Nordeste. Hoje é dia de buscar a vitória do começo ao fim! #LeãoNoNordestão pic.twitter.com/mftnh00F1m
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
ESCALAÇÕES
O técnico Dado Cavalcanti deve repetir a base que vem jogando as últimas partidas, mesmo com o meia-atacante Gabriel Santiago já liberado pelo departamento médico. O Timbu deve entrar em campo com: Vagner, Victor Ferraz, Paulo Miranda, Denílson e Diego Matos; Juan Gauto, Jean Mangabeira e Souza; Paul Villero, Júlio e Kayon.
No Sport, o zagueiro Rafael Thyere e o volante Fabinho voltam após serem poupados da partida contra o Íbis na última quarta-feira. O técnico Enderson Moreira Leão escalar: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Fabinho, Fabio (Pedro Martins) e Jorginho; Labandeira, Juba e Love.
ONDE ASSISTIR e TORCIDAS
O jogo terá a transmissão da TV Jornal e do Nosso Futebol. Em relação à presença das duas torcidas, segue a indefinição. O Sport entrou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e conseguiu o direito de ter seus torcedores nos Aflitos. O Náutico, por sua vez, disse que não foi notificado (até às 21h de ontem) e também aguarda posicionamento do Governo do Estado, que decretou que nos clássicos locais teríamos apenas torcida do mandante nos estádios.
O Sport Club do Recife informa oficialmente que obteve, nesta sexta-feira, liminar favorável concedida pelo STJD, assinada pelo presidente Otávio Noronha, para contar com a torcida rubro-negra no duelo contra o Náutico, neste sábado, no estádio dos Aflitos.
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 3, 2023
O Clube Náutico Capibaribe tomou conhecimento, na tarde desta sexta-feira (3), através da imprensa, da decisão liminar, concedida pelo STJD, determinando a presença da torcida visitante no Clássico dos Clássicos de amanhã.
— Náutico (@nauticope) March 4, 2023
MAIS CONFUSÃO
Menos de duas horas para começar o jogo, não se sabe se o duelo terá ou não torcida. O Náutico retardou a abertura dos portões para às 16h – seria às 15h30. Isso porque o STJD determinou que jogo fosse de portões fechados, mas um ofício da Secretaria de Defesa Social (SDS), determina que a partida seja só com torcida mandante.
O Sport Club do Recife vem comunicar à sua torcida que ingressou com uma petição no STJD, neste sábado (04), solicitando que o Clássico dos Clássicos desta tarde, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste, ocorra de portões fechados.
— Sport Club do Recife (@sportrecife) March 4, 2023
Nação!
Estamos tratando o assunto com as partes envolvidas. E, por isso, vamos retardar a abertura dos portões do estádio dos Aflitos, que estava programada para às 15h30, para às 16h.
— Náutico (@nauticope) March 4, 2023
PORTÕES ABERTOS
Por volta das 16h15, os portões foram abertos, apenas com a torcida do Náutico tendo acesso ao estádio dos Aflitos. Os poucos rubro-negros que foram ao local foram informados que não poderiam ter acesso ao campo.
“A notificação da intimação de que o Náutico vendesse ingressos para a torcida do Sport, nós tomamos conhecimento na mídia. Nós não recebemos oficialmente nos nossos canais, os e-mails oficiais, e que isso sim daria a intimação oficial. Nós não podemos nos sentir intimados por ter conhecimento através de mídia”, declarou o presidente do Náutico Diógenes Braga.
Na verdade, os dois clubes acionaram o STJD através de ofício, no qual informavam que havia um consenso para a realização do jogo só com a torcida do mandante.