Por Edson Junior
O Santa Cruz estreia na Copa do Brasil na próxima terça-feira (28) enfrentando o Democrata-GV às 19h30 no estádio Mamudão em Governador Valadares. A equipe coral precisa de um empate para avançar à próxima fase e garantir R$ 900 mil de premiação. Porém nos confrontos entre as equipes o retrospecto não é nada animador para a equipe pernambucana.
Esse será o quinto embate entre as equipes. Nos quatro confrontos anteriores foram duas vitórias para os mineiros e dois empates. Os primeiros jogos foram pela Série B de 1994, a equipe mineira venceu no Arruda por 2×1 e empatou em 0x0 em Governador Valadares. Já na Série B de 1995, um empate no Arruda por 2×2 e uma vitória da Pantera por 1×0 em Minas Gerais.
Será a quarta participação da equipe mineira na Copa do Brasil. Em 1992, a eliminação foi na primeira fase contra o Paraná Clube. Em 1995, caiu para o Vitória/BA. Em 2008, a eliminação foi para o Bragantino. A equipe mineira irá disputar a Série D em 2023.
Com gol de Gabriel Marques, o @DemocrataGV venceu o Pouso Alegre por 1 a 0 no jogo que fechou a sexta rodada do #MineiroSicoob2023 🐈⬛⚽️
📸 Juninho Nogueira/BHFoto #NósRespiramosFutebol 🔺 pic.twitter.com/TYSJS86Iv1
— Federação Mineira de Futebol (@FMF_Oficial) February 21, 2023
No Campeonato Mineiro, a equipe está na vice-liderança do Grupo C. Em sete jogos, foram duas vitórias (contra Democrata SL e Pouso Alegre), quatro empates (contra Caldense, Athletic, Villa Nova e Patrocinense) e apenas uma derrota para o América/MG. O destaque da Pantera é o atacante Brandão que marcou 3 gols em 7 partidas na temporada.
Fim de jogo.
Patrocinense 1×1 Democrata-GV
Resultado ruim para o CAP, que esteve vencendo a partida até o final do jogo. Pelas circunstâncias, o empate foi bom para o Demo-GV, que não foi muito bem no jogo, e conseguiu um ponto fora. Mas olhando a tabela, resultado indesejado.
— Portal Futebol Mineiro 🔺 (@portalfutebolmg) February 25, 2023
A escalação base da Pantera é formada por: Glaycon, Douglas, Gabriel Marques, Rony, Jorge Mendonça e Felipe Santana, Luann Augusto, Matheuzinho e Gabriel Porquinho, Luiz Fernando e Brandão. O treinador da equipe é Paulo César Schardong.