Por Edson Junior
O Santa Cruz enfrentou o Retrô na Arena de Pernambuco neste sábado (25) em jogo adiado da 1° rodada do Campeonato Pernambucano. As equipes ficaram no empate por 1×1. Alemão marcou no primeiro tempo para a equipe coral enquanto Israel empatou na segunda etapa para a Fênix.
Com o resultado, o Retrô permanece na 2° colocação com 17 pontos e o Santa Cruz permanece na 6° colocação com 12 pontos. As duas equipes voltam a campo na próxima semana pela primeira fase da Copa do Brasil.
O Santa Cruz entra em campo na terça-feira (28) contra o Democrata GV às 19h30, em Minas Gerais. Enquanto o Retrô entra em campo na quarta-feira (01) às 21h30 contra o Avaí na Arena de Pernambuco.
Primeiro Tempo
Com menos de um minuto, o Retrô chegou com perigo. O sistema defensivo coral vacilou e Franklin Mascote recebeu livre dentro da área e cara a cara com Michael chutou no travessão. Com um minuto, João Victor chutou e Michael fez a defesa.
O Retrô seguia controlando o jogo nos primeiros minutos e indo para o ataque. Aos 9, João Victor cobrou falta pelo lado esquerdo, Renan Dutra subiu e cabeceou. A bola passou do lado esquerdo da meta tricolor.
Aos 20, o Santa Cruz chegou ao ataque. Anderson Ceará rolou para Maranhão que chutou, mas a bola desviou na zaga do Retrô. Dois minutos depois, Lucas Silva pelo lado direito tentou cruzar para a área, mas a defesa do Retrô afastou o perigo.
Aos 25, o Retrô respondeu. Ratinho chutou de fora da área e Michael fez boa defesa. Quatro minutos depois, Fernandinho deu um belo lançamento para a área. William Marcílio chegou cabeceando e a bola passou com perigo para fora.
Expulsão na equipe do Santa Cruz
Aos 30, o Santa Cruz ficou com um homem a menos. João Erick chegou atrasado no lance e deu um carrinho com pé alto em João Victor. Recebendo o cartão vermelho direto.
Aos 36, Ratinho acionou Radsley que chutou e Michael fez a defesa sem sustos.
Santa Cruz sai na frente
Um minuto depois, o Santa Cruz abriu o placar. Anderson Ceará levantou a bola na área e Alemão subiu livre e cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar na Arena de Pernambuco. 1×0 para o tricolor.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! ALEMÃO!!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 25, 2023
Aos 41, o Retrô tentou a resposta. Albano se livrou da marcação e acionou Pedro Costa. O lateral cruzou para a área, porém Franklin Mascote não alcançou e a zaga tricolor afastou o perigo.
Aos 44, Albano cobrou falta na área e Guilherme Paraíba subiu, porém cabeceou fraco.
No lance seguinte, quase o segundo gol do Santa Cruz. O goleiro Jean do Retrô errou feio na saída de bola, Maranhão roubou a bola, invadiu a área, porém quando tentou o passe a zaga da Fênix impediu o segundo gol coral.
Aos 47, Alemão vacilou e não conseguiu dominar a bola, Franklin Mascote saiu em vantagem, porém o zagueiro coral conseguiu a recuperação no lance e afastou o perigo.
Aos 50, o Santa Cruz no ataque. Alemão tocou a bola para Pipico que acionou Lucas Silva. O atacante cruzou para Maranhão que não conseguiu alcançar a bola.
Segundo Tempo
Antes de um minuto, o Retrô já chegou com perigo. Giva que havia acabado de entrar, subiu pela direita e chutou para o gol, obrigando Michael a fazer uma boa defesa. Na sequência do lance, Franklin Mascote arriscou de longe pelo lado esquerdo e Michael espalmou mais uma vez.
Aos 2 minutos, Fernandinho acionou Albano, mas Ítalo Melo afastou para escanteio. Um minuto depois, Albano cobrou escanteio para a área, Giva pegou de calcanhar e ajeitou para Franklin Mascote que cabeceou errado.
Aos 4 minutos, o Santa Cruz tentou subir ao ataque. Maranhão lançou para Lucas Silva que pegaria a bola livre na área, porém a zaga do Retrô fez corte providencial.
Aos 15 minutos, o Retrô chegou ao ataque. Fernandinho passou a bola para Matheus Serafim que chutou forte e Michael fez a defesa.
Aos 20 minutos, um bombardeio do Retrô. Gustavo Ermel bateu e Michael defendeu. No rebote, Matheus Serafim chutou e a zaga coral afastou o perigo.
Aos 26, Dayvid recebeu pelo lado esquerdo, mas chutou fraco e o goleiro Jean fez a defesa.
O Retrô dominava o jogo e armava jogadas no campo do Santa Cruz que apenas se defendia e buscava uma escapada ao ataque.
Aos 29, de novo o Retrô. Israel subiu em velocidade pela direita e tentou o chute, porém Anderson Paulista travou o lance e Michael defendeu com facilidade.
Aos 33, contra ataque do Santa Cruz. Lucas Silva arrancou em velocidade e ficou sozinho diante do goleiro Jean, porém finalizou fraco e facilitou a defesa do arqueiro da Fênix.
Pressão e gol de empate do Retrô
Aos 35, o Retrô chegou com perigo. Matheus Serafim chutou forte de fora da área e Michael fez uma grande defesa colocando para escanteio. Na cobrança de escanteio aos 36, Guilherme Paraíba cabeceou e Michael defendeu, no rebote, Israel colocou para o fundo das redes deixando tudo igual. 1×1.
O Retrô seguia pressionando o Santa Cruz em busca da virada, enquanto a equipe coral defendia e buscava os contra ataques.
Aos 43, Albano caiu dentro da área do Santa Cruz após contato com o zagueiro Yan Oliveira. O meia da Fênix pediu pênalti, porém o árbitro não marcou.
Aos 47 minutos o Santa Cruz chegou ao ataque. Dayvid recebeu, limpou a marcação e bateu. Jean fez boa defesa. Logo depois, na saída de jogo do Retrô, Marcus Vinícius roubou a bola e bateu forte, a bola passou a esquerda do gol de Jean.
Aos 50, a Fênix respondeu. Gustavo Ermel arriscou um chute forte de fora da área e Michael fez uma boa defesa.
#Pernambucano – Fim de jogo | Retrô 1×1 Santa Cruz. Nosso gol foi marcado por Alemão.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/Y6eOpnh2yd
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 25, 2023
Ficha Técnica
Retrô
Jean; Pedro Costa (Israel), Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Ratinho (Albano), Alencar (Gustavo Ermel) e Radsley (Matheus Serafim); Fernandinho, William Marcílio (Giva) e Franklin Mascote. Téc: Dico Wooley
Santa Cruz
Michael; Jefferson Feijão (Jadson), Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius; João Erick, Arthur Santos e Anderson Ceará (Anderson Paulista); Lucas Silva (Ian Rodrigues), Maranhão (Dayvid) e Pipico (Yan Oliveira). Téc: Ranielle Ribeiro
Cartões Amarelos: Ratinho, João Victor, Dico Wooley (RET); Arthur Santos, Lucas Silva, Marcus Vinícius, Michael, Alemão (STA)
Cartão Vermelho: João Erick (STA)
Gols: Israel (RET); Alemão (STA)
Público: 2.598
Renda: R$ 33.060,00
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistente Nº1: Fernando Antônio
Assistente Nº2: José Daniel
Quarto árbitro: Maximiniano Fagundes