O sábado de Carnaval não foi de folia para o Náutico. Depois de passar o jogo praticamente inteiro sem sujar a luva do goleiro do Sampaio Corrêa, o time pernambucano foi castigado no final e perdeu por 1×0 para o time maranhense, no Castelão, em São Luís (MA), na noite deste sábado (18/2), pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. O gol da Bolívia Querida foi marcado aos 42 minutos pelo zagueiro Joécio, após boa jogada de Pimentinha.
O Sampaio Corrêa foi muito superior no primeiro tempo, com o goleiro Vágner fazendo milagres para evitar que a bola entrasse na sua meta. Na etapa final, o Timbu até conseguiu fechar mais os espaços, mas acabou sofrendo o gol. E não criou nenhuma chance clara de gol.
Com a derrota, o alvirrubro caiu para o segundo lugar no Grupo B, com sete pontos. O Sampaio Corrêa subiu para a terceira colocação no Grupo A, com seis pontos.
Fim de jogo no Maranhão. Náutico perde por 1×0 para o Sampaio Corrêa e ocupa o segundo lugar no Grupo B da @CopaNordesteCBF.
📸Thiago Limas / Gazeta Press pic.twitter.com/2NytGD7a2H
— Náutico (@nauticope) February 19, 2023
PRIMEIRO TEMPO
O Náutico entrou em campo sem três titulares: Victor Ferraz, Paulo Miranda e Gabriel Santiago. Os dois primeiros como desgaste muscular, já o meia-atacante sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa direita e aguarda resultado do exame de imagem. Com isso, Dado Cavalcanti teve que mexer na equipe, com Diego Ferreira, Odivan e Nathan entrando de frente. No Sampaio Corrêa, o técnico Felipe Conceição fez várias mudanças em relação ao jogo passado contra o ABC.
📋 Hora de conhecer quem defenderá o manto tricolor no jogo de hoje! 🇧🇴 #CentenárioSCFC#sampaiocorrea#boliviaquerida pic.twitter.com/zYXJdxCaku
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) February 18, 2023
Os atletas Victor Ferraz e Paulo Miranda foram vetados do jogo de hoje por apresentarem cansaço muscular.
Já o meia Gabriel Santiago sentiu um desconforto no músculo posterior da coxa direita no jogo passado, fez exame de imagem e aguarda o resultado. https://t.co/cU3T0CALYo
— Náutico (@nauticope) February 18, 2023
E o jogo não começou bom para o Timbu. A Bolívia Querida só não abriu o placar por inoperância do atacante Rafael Furtado (ex-Santa Cruz). Aos nove minutos, após jogada de Pimentinha, o centroavante do time maranhense, sem goleiro na barra, chutou para o gol e o zagueiro Odivan salvou quase em cima da linha, de joelho. Aos 14, Odivan e Anilson bateram cabeça e a bola sobrou limpa para Furtado. Ele foi encobrir Vágner e a bola saiu de forma bisonha por cima. Já aos 19, Rafael Vila arriscou da entrada da área, obrigando Vágner a fazer boa defesa no cantinho. Vale ressaltar que o gramado estava bem molhado, por conta da chuva.
Mesmo com Souza como homem de criação, o Náutico tinha muita dificuldade para chegar ao ataque. O primeiro susto do alvirrubro só aconteceu aos 33, mas a bola de Kayon cruzou a área e ninguém empurrou para o gol. Dois minutos depois, o Sampaio chegou outra vez com extremo perigo. Warley chutou da entrada da área, a bola desviou em Nathan e, mesmo assim, Vágner fez uma excepcional defesa – a bola ainda bateu na trave antes de sair.
Fim do primeiro tempo no Castelão. Tricolor pressionou muito, mas placar ficou zerado #VumboraSampaio🇲🇱 📸 Ronald Felipe pic.twitter.com/kwVOQMp72F
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) February 18, 2023
SEGUNDO TEMPO
Para a etapa complementar, Felipe Conceição sacou o atacante Roney por Matheus Martins. Já Dado Cavalcanti manteve a mesma formação no Timbu. E a tônica do jogo seguiu a mesma. Anilson, com menos de um minuto, evitou que Pimentinha ficasse cara a cara com Vágner. Antes dos 10 minutos, Matheus Martins, com muita liberdade, arriscou dois chutes por cima.
Entretanto, depois dessa pressão inicial, o Náutico conseguiu esfriar o jogo. E aos 17, Dado renovou o fôlego no meio de campo, com a entrada de Jean Maganbeira no lugar de Juan Gauto. Não demorou muito e Dado fez mais duas alterações. Lucas Paraíba e Mateus Cocão entraram nas vagas de Souza e Nathan, respectivamente. No Sampaio, Rafael Furtado deixou o gramado para a entrada de Venícius (ex-Afogados).
E aos poucos, o Náutico foi amarrando ainda mais o jogo, deixando o Sampaio, que também não tinha mais tanto ímpeto, sem chegar com tanto perigo. No entanto, já no finalzinho, aos 42 minutos, Pimentinha driblou dois adversários e cruzou, Vágner deu rebote e Joécio marcou no rebote: 1×0 para o time da casa.
E deu Bolívia Querida. Sim, vitória Tricolor no Castelão. Com gol do Magro de Aço, Sampaio vence o Náutico no Castelão por 1×0 #VumboraSampaio🇲🇱 📸 Ronald Felipe pic.twitter.com/dzZxpv0w6v
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) February 19, 2023
FICHA DO JOGO