O Santa Cruz, enfim, deu adeus à incômoda sequência de empates. O Tricolor bateu o Atlético (BA) por 2×1 na noite desta terça-feira (14/2) no estádio do Arruda pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. Os dois gols dos corais foram anotados por Lucas Silva, seus primeiros com a camisa do clube. Desde 2020 que o atacante não balançava a rede; desde 2016 não fazia dois gols na mesma partida.
Com a vitória, o Santa subiu para cinco pontos no Grupo B do Nordestão, ocupando a segunda posição da chave – a rodada ainda vai ser complementada. Já o Atlético (BA) é o lanterna do Grupo A, com três derrotas.
#CopaDoNordeste – Fim de jogo | Santa Cruz 2×1 Atlético/BA. Vitória coral com dois gols de Lucas Silva.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/yB1WYSeh8G
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 15, 2023
PRIMEIRO TEMPO
O Santa Cruz não demorou a tirar o grito de gol da garganta do torcedor que compareceu ao Arruda. Logo aos 14 minutos, após passe de Pipico, que fez bem o pivô, Lucas Silva arriscou de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Fábio Lima. Golaço, o primeiro do atacante com a camisa da Cobra Coral.
QUE GOLAÇO! MERECIA DEMAIS, LUCAS SILVA! 🤞🏻🐍 pic.twitter.com/NMpcCMvWEF
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 14, 2023
O Santa seguiu bem na partida e criou algumas boas chances de aumentar o placar, com Gedoz, Lucas Silva, Pipico e Dayvid. Porém, o Atlético foi melhorando e chegou ao empate. Arthur Santos errou na saída de bola, Emerson driblou Ítalo Melo e tocou na saída de Geaze aos 39: 1×1.
E por muito pouco, o time baiano não virou a partida. Em rápido contra-ataque, Gustavo se atrapalhou, cara a cara com Geaze, proporcionando Ian Rodríguez afastar o perigo. E quem não faz, leva. Aos 44, Lucas Silva pegou o rebote e fez 2×1 para o Santa, em toque de categoria no cantinho do goleiro.
#CopaDoNordeste – O segundo gol de Lucas Silva na partida.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/nrceAK2vql
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 14, 2023
SEGUNDO TEMPO
O técnico Ranielle Ribeiro não mexeu na equipe na volta para o segundo tempo. Já o Atlético voltou com Gilmar e Danilo Sousa nas vagas de Lucas Alisson e Van, respectivamente. E quase o time baiano empatou aos seis, mas Misael não aproveitou a falha da zaga coral.
Aos poucos, o treinador tricolor foi alterando a equipe. Uma das mudanças gerou irritação na torcida, a saída de Pipico para a entrada de Gabriel Cardoso. Baraka também entrou no lugar de João Erick. Assim como na etapa inicial, o Santa foi desperdiçando várias chances de gol e contra-ataques. Mas dessa vez conseguiu assegurar os três pontos.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Geaze; Jefferson Feijão, Alemão, Ítalo Melo e Ian Rodriguez (Marcus Vinícius); Arthur, João Erick (Baraka) e Felipe Gedoz; Lucas Silva (Marcelinho), Dayvid (Maranhão) e Pipico (Gabriel Cardoso). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Atlético-BA: Fábio Lima; Edson, Caíque, Dedé e Lucas Luan (Juninho); Lucas Alisson (Gilmar), Van (Danilo), e Misael (Robert); Emerson, Jeferson (Paulinho) e Gustavo. Técnico: Zé Carijé.
Local: Estádio do Arruda.
Árbitro: Fábio Augusto Sá Junior (SE)
Assistentes: Renner Lisboa (SE) e Vanessa Azevedo (SE)
Gols: Lucas Silva aos 14, Emerson aos 40 e Lucas Silva aos 46 do 1º tempo
Cartões Amarelos: João Erick e Ian Rodriguez (S); Lucas Luan, Danilo, Edson e Gilmar(A).
Público: 5.016.
Renda: R$ 46.060,00