Tudo igual no primeiro Clássico dos Clássicos da temporada. O Náutico marcou nos acréscimos, decretando a igualdade por 2×2 com o Sport neste sábado (11/2), nos Aflitos, pela 9ª rodada do Campeonato Pernambucano. Ewerthon e Labandeira marcaram para o rubro-negro, enquanto Gabriel Santiago e Victor Ferraz balançaram a rede pelo time alvirrubro.
O empate mantém o Sport na liderança, agora com 18 pontos, cinco a mais do que o Náutico, com 13 – o Timbu está em terceiro. O Retrô, que venceu neste sábado o Afogados por 2×0, é o segundo, com 16 pontos. Salgueiro (12), Santa Cruz (11) e Maguary (10) fecham o G-6.
ESCALAÇÕES
Tanto Dado Cavalcanti quanto Enderson Moreira mantiveram praticamente as mesmas escalações dos últimos jogos. No Timbu, a novidade foi a volta do lateral-direito Victor Ferraz. No Leão, retornaram o trio Rafael Thyere, Edinho e Vágner Love.
Náutico escalado para o Clássico dos Clássicos #CampeãoDeTerraEMar 🇦🇹🐭 pic.twitter.com/HQerQgEc3x
— Náutico (@nauticope) February 11, 2023
LEÃO ESCALADO! 🦁📝#NAUxSPT #LeãoNoEstadual pic.twitter.com/xkHVQhJicI
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 11, 2023
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou equilibrado e ríspido. Tanto que aos 13 minutos, Anilson levou cartão amarelo por acertar o braço no rosto de Jorginho. Já a primeira chance foi do Sport, aos 16, após Luciano Juba arriscar de fora da área, obrigando boa defesa do goleiro Vágner. Aos 21, o Timbu respondeu com Julio, mas o árbitro José Woshington deu falta no goleiro Renan.
GOL DO SPORT
O jogo seguiu com alguns lances de perigo, pelo lado rubro-negro com cabeçadas de Sabino e do alvirrubro em chute para fora de Souza. Mas aos 30, o placar saiu do zero. Vágner Love recuou e armou a jogada, passando para Ewerton. O lateral acertou um forte chute de fora da área, sem chance para Vágner: Sport 1×0.
É GOL DE EWERTHON NOS AFLITOS!
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 pic.twitter.com/29XsmAmBPf
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 12, 2023
CONFUSÃO
Logo depois do gol do Sport, o tempo fechou nos Aflitos. O Náutico pediu pênalti de Igor Cariús, que dominou na área e afastou. Pedro Martins, já com a bola fora do campo, deu um chute em direção à torcida alvirrubra. A atitude revoltou os jogadores do Náutico e deu início a uma grande confusão no gramado.
QUASE O EMPATE
O Náutico chegou perto do empate no finalzinho da etapa inicial. Primeiro após passe de Villero, que Victor Ferraz não pegou bem na bola. Depois com Souza, que cobrou falta com veneno da intermediária e o goleiro Renan espalmou para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final demorou um pouco mais para recomeçar, isso em função de uma confusão nas arquibancadas do estádio dos Aflitos. Mesmo com apenas a torcida alvirrubra liberada para o jogo, torcedores do Sport foram identificados, dando origem a muito tumulto e cenas lamentáveis. Dentro de campo, Dado Cavalcanti sacou Régis Tosatti e colocou o garoto Kayon. Já Enderson Moreira trocou Edinho por Labandeira e Pedro Martins por João Igor.
GOL DO NÁUTICO
O Náutico empatou com um gol relâmpago, antes mesmo do primeiro minuto. Júlio fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para a área. Gabriel Santiago foi mais esperto e estufou a rede: 1×1.
Segundo jogo seguido do camisa 🔟 balançando as redes! https://t.co/dRwvGP6bTF pic.twitter.com/ilAZ9IGhiv
— Náutico (@nauticope) February 12, 2023
SPORT DESPERDIÇA
O Sport respondeu com três boas chegadas. Labandeira perdeu cara a cara com Vágner. O goleiro alvirrubro também apareceu bem em chutes de Vágner Love e João Igor – no rebote, Jorginho jogou para fora, desperdiçando chance incrível.
GOL DO SPORT
Mas aos 16 minutos, não deu para o goleiro Vágner. Souza não dominou no meio de campo, Vágner Love arrancou e deu linda assistência para Labandeira tocar na saída do arqueiro alvirrubro: Sport 2×1.
PEEEEEGA ESSA ARRANCADA DE VAGNER LOVE PRO GOL DO NOSSO URUGUAIO! 🇺🇾 FACUNDO LABANDEIRA! pic.twitter.com/loBTs7PP8e
— Sport Club do Recife (@sportrecife) February 12, 2023
QUASE NOVO EMPATE
O Náutico chegou perto de empatar outra vez, três vezes com Gabriel Santiago. Primeiro, ele tocou fraco, após ótimo passe de Victor Ferraz. Depois, em outro chute dentro da área, a bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Em nova tentativa, escorou cruzamento com força e a bola subiu. Mesmo acabando o jogo com Fabinho como lateral-direito, após lesão de Ewerthon, o Sport ainda perdeu boas oportunidades, com Love, Juba e Gabriel Santos.
GOL DO NÁUTICO
Quando tudo indicava vitória leonina, o Timbu empatou aos 46. Kayon cruzou pela direita, a bola cruzou a área até chegar em Victor Ferraz, sozinho, empurrar para o fundo da meta de Renan: 2×2.
O gol do capitão! 🙏🇦🇹 pic.twitter.com/2wYLgixnz8
— Náutico (@nauticope) February 12, 2023
FICHA DO JOGO
NÁUTICO: Vágner; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Anilson e Diego Matos; Juan Gauto (Nathan), Souza e Gabriel Santiago (Fernando Neto); Régis Tosatti (Kayon), Paul Villero e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti
SPORT: Renan; Ewerthon (Fábio), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Pedro Martins, Fabinho (Fábio) e Jorginho (Matheus Vargas); Luciano Juba, Edinho (Labandeira) e Vágner Love (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira
Local: Aflitos.
Gols: Ewerthon aos 31 do 1º tempo; Gabriel Santiago a 1, Labandeira aos 16 e Victor Ferraz aos 46 do 2º tempo.
Árbitro: José Woshington da Silva.
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana.
Cartões amarelos: Anilson e, Fernando Neto (N); Pedro Martins, Deyvson e Renan (S).
Público: 5.226
Renda: R$ 72.523,50