Por Edson Junior
O Santa Cruz conseguiu uma importante vitória contra o Botafogo-PB no Arruda não só na questão esportiva onde garantiu vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste, como também na parte financeira.
O clube tricolor faturou mais de R$ 1 milhão de reais com a classificação e garante calendário. Além da fase de grupos do Nordestão, a equipe disputará o Pernambucano e a Copa do Brasil no primeiro semestre.
Primeiro Tempo
O jogo iniciou estudado com os times de intermediária a intermediária, porém com lances sem perigo real de gol de ambas as equipes. Aos 8, o primeiro chute do jogo, Léo Campos chutou para o gol mas a bola foi para fora. Aos 11 o Santa Cruz respondeu, Lucas Silva lançou e Michel Douglas cabeceou para fora.
Aos 13, Miullen tocou para Leilson que finalizou tirando tinta da trave do Santa Cruz. Um minuto depois, Anderson Ceará deu um passe pelo alto para Hugo Cabral e cara a cara com o goleiro Wallace errou a finalização e mandou para fora.
Aos 18, Miullen após receber lançamento, ganhou no corpo de Ítalo Melo e chutou de primeira, passou perto da trave. Aos 23, Renatinho driblou Ítalo Melo, passou por Alemão e finalizou, Matheus Inácio fez uma grande defesa.
Gols nos 15 minutos finais da primeira etapa
Aos 30 o Santa Cruz abriu o placar, após lançamento a zaga do Botafogo se atrapalhou e Michel Douglas conseguiu espaço entre os zagueiros e deu um toquezinho para o fundo do gol de Wallace.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! MICHEL DOUGLAS!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 8, 2023
O Botafogo tentou responder aos 34, Renatinho chutou forte de fora da área e Ítalo Melo afastou de cabeça.
Aos 41, Fumaça partiu pela direita, chutou forte e Matheus Inácio segurou. 44 minutos e o Botafogo empatou a partida. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Lucas Barboza que falhou no lance do gol tricolor subiu de cabeça e testou para o fundo do gol deixando tudo igual. 1×1.
1° T | 44'
GOOOOOOOOOOOOL
RENATINHO COBRA ESCANTEIO, BARBOZA CABECEIA PARA O GOL.
GOL DO BELO
SANTA CRUZ 1 X 1 BOTAFOGO#MaiorDaParaíba #PréCopaDoNordeste
— Botafogo da Paraíba (@BotafogoPB) January 8, 2023
Segundo tempo
No primeiro lance de perigo no segundo tempo, o Santa Cruz voltou a ficar novamente à frente do placar. Aos 9 minutos, em cruzamento de Jefferson Feijão, Michel Douglas deixou de calcanhar para a entrada da área e Anderson Ceará acertou um belo chute de primeira, a bola bateu no travessão, nas costas do goleiro Wallace e ultrapassou a linha. 2×1.
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLL DO SANTA! ANDERSON CEARÁ!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 8, 2023
O Botafogo tentou responder aos 15, Miullen recebeu lançamento na área e finalizou de primeira por cima, desperdiçando grande chance de empatar o jogo. Aos 18, Vitor Braga arriscou um chute de fora da área e a bola passou devagar ao lado da meta tricolor, Matheus Inácio apenas acompanhou.
Aos 22, Hugo Cabral avançou em velocidade e próximo a área passou para Anderson Paulista que mandou longe da meta do goleiro Wallace.
27 minutos, Igor Goulart soltou um chute forte de fora da área e Matheus Inácio fez uma boa defesa, evitando o empate na partida.
Aos 39, o Santa Cruz perdeu a chance de matar o jogo, Gabriel Popó mandou um belo lançamento para Dagson, porém o centroavante não conseguiu driblar o goleiro Wallace.
Dois minutos depois o Belo respondeu, Miullen dentro da área conseguiu fazer a parede mais uma vez em cima de Ítalo Melo e chutou, Matheus Inácio defendeu.
Aos 47, Dayvid driblou a defesa do Botafogo e rolou para Dagson que fez o gol mas estava impedido.
#CopaDoNordeste – ACABOU! Estamos na Copa do Nordeste 2023. Santa Cruz 2×1 Botafogo/PB.
🤞🏻🐍 pic.twitter.com/5tSckRZx4F
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) January 9, 2023
Ficha Técnica
Santa Cruz: Matheus Inácio; Jefferson Feijão (Yan Oliveira), Ítalo Melo, Alemão e Ian Rodriguez; Daniel Pereira, Arthur Santos e Anderson Ceará (Anderson Paulista); Lucas Silva (Gabriel Popó), Hugo Cabral (Dayvid) e Michel Douglas (Dagson).
Botafogo-PB: Wallace; Lucas Mendes, Lucas Barboza, Daciel e Léo Campos (Leocovick); Evandro, Vitor Braga (Tiago Reis) e Renatinho (Miller); Rodrigo Fumaça (Igor Goulart), Miullen e Leilson (Davi).
Cartões Amarelos: Arthur Santos, Gabriel Popó (STA); Lucas Mendes (BOT)
Gols: Michel Douglas, Anderson Ceará (STA); Lucas Barboza (BOT)
Arbitragem:
Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho (RN)
Assistente 1: Lorival Candido das Flores (RN)
Assistente 2: Luis Carlos de Franca Costa (RN)
Quarto árbitro: Hugo Soares Dias Figueiredo (PE)