Por Edson Junior
O Campeonato Pernambucano de 2023 será realizado com 13 clubes. Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (28), na sede da Federação Pernambucana, os clubes que irão participar do torneio decidiram por unanimidade incluir Petrolina e Belo Jardim na primeira divisão do Estadual. O presidente da Federação, Evandro Carvalho confirmou a informação em contato com a reportagem.
“O Conselho Arbitral por unanimidade, deliberou considerando que não haveria prazo suficiente para realizar o campeonato após a decisão do STJD e deliberou em alterar o critério de acesso, então ficamos com 13 equipes”.
“Manteve a forma de disputa do campeonato de pontos corridos, e o número de clubes rebaixados foi mantido, quatro rebaixados”.
CBF anuncia alterações na distribuição de vagas para a Copa do Brasil de 2024; Veja quais foram
Com isso, Petrolina e Belo Jardim disputarão a elite do futebol estadual. Caso os clubes não entrassem em consenso, o estadual corria risco de acontecer após decisão judicial, podendo ter alteração no regulamento de disputa.
Veja os possíveis confrontos dos clubes pernambucanos na Copa do Brasil 2023
Entenda o caso
Inicialmente o Petrolina foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco com a perda de quatro pontos por uma escalação irregular do zagueiro Raykar, perdendo a vaga de acesso para o Belo Jardim. Porém, posteriormente o Petrolina conseguiu recuperar os pontos no STJD, o Belo Jardim por sua vez, recorreu da decisão que teria novo julgamento.
Além dos dois clubes, a competição contará com Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Salgueiro, Caruaru City, Íbis, Afogados, Maguary, Porto e Central.
Regulamento da competição
Na fase inicial, os clubes se enfrentam entre si em jogos de ida, com um clube folgando por rodada. Os seis melhores avançam para a fase de mata-mata, os dois primeiros vão para a semifinal enquanto o 3°x 6° e o 4°x 5° fazem os confrontos das quartas de final. Apenas na final os jogos serão de ida e volta. As quatro últimas equipes serão rebaixadas à Série A2.
O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil 2024. A terceira vaga ficará com o clube eliminado na semifinal que tiver a melhor campanha na primeira fase.